26 de outubro de 2014

Sopa de tomate com fatias de centeio e oregãos


 Não tenho sido muito adepta de sopas de tomate e muito menos de sopas frias. Para mim sopa que é sopa é quente. É para aquecer, reconfortar, deixar o estômago com a sensação de que se está a alimentar. Quanto ao tomate, que adoro em saladas e refogados e tomatadas, na sopa nunca  lhe achei muita graça, mas este ano a oferta de tomate foi grande e entre assar, usar em saladas e congelar acabei por arriscar uma sopa simples de tomate. O primeiro travo, a quente, deixou-me novamente naquele desconsolo que nem os orégãos, nem as torradas dissiparam, mas a sopa foi arrefecendo e o seu sabor foi-se alterando passando para um "até é agradável" e acabando num "que sopa tão boa". Afinal gosto de sopa de tomate e de sopa fria ... ou quase fria.


 
 
Ingredientes:
Cerca de 600 gr. de tomates maduro, coração de boi
1 cebola
2 dentes de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Oregãos secos q.b.
Pão de centeio do dia anterior

Preparação:
Bimby:
Coloque a cebola partida em quartos no copo, 1 dente de alho esmagado e um fio de azeite. Triture 5 seg./vel.5. Coma espátula baixe os resíduos que ficaram nas paredes do copo e refogue: 5 min./vel.1/100º.
De seguida junte o tomate cortado em pedaços, sem sementes.
Acrescente água, mas sem cobrir o tomate, porque este fruto (sim, o tomate é um fruto) liberta muita água, tempere de sal e programe 20 min./vel.1/varoma.
Findo o tempo, triture 1 minuto 3-5-7-8, levante a tampa com cuidado para não se queimar, acrescente água quente se necessário para a justar a espessura do creme, rectifique os temperos e sirva com as fatias de pão:
Corte o pão em fatias, barre com o restante dente de alho esmagado e frite em azeite. Polvilhe com orégãos.
 
 
 
Tradicional:
Coloque a cebola cortada em meias luas, 1 dente de alho esmagado e um fio de azeite numa panela. Refogue até a cebola amolecer.
De seguida junte o tomate cortado em pedaços, sem sementes e, se preferir sem pele.*
Acrescente água, mas sem cobrir o tomate, porque este fruto (sim, o tomate é um fruto) liberta muita água, tempere de sal e deixe cozer em lume médio/forte.
Findo o tempo triture com a varinha mágica e  acrescente água quente se necessário para a justar a espessura do creme, rectifique os temperos e sirva com as fatias de pão:
Corte o pão em fatias, barre com o restante dente de alho esmagado e frite em azeite. Polvilhe com orégãos.
 
*Se usar o modo tradicional de fazer a sopa a varinha mágica pode não conseguir triturar bem a pele do tomate, o que pode ser desagradável para algumas pessoas. Se tiver um coador chinês, passe a sopa duas vezes pelo coador, senão opte por pelar o tomate antes de o introduzir na sopa.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...