Mostrar mensagens com a etiqueta Citrinos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Citrinos. Mostrar todas as mensagens

28 de março de 2017

Bolachas decoradas por uma mão pouco artistica


Mais um desafio "O nosso grande bake off" da Ana. Desta vez a proposta são bolachas decoradas... "hummm..." pensei, "medo....", mas as bolachas que a Ana nos apresentou eram tão apelativas que repensei a questão: bolachas decoradas não têm que ser cheias de rococós e de pastas de açúcar e afins, podem ser assim mais ao gosto rústico, que é o gosto de quem como eu não tem grande jeito (ok...nem um pequeno jeito, só um jeito pequenino) para as artes decorativas. Escolhi uma receita que está por aqui no blogue e que foram as primeiras bolachas que alguma vez fiz, o que fazia todo o sentido já que me ía estrear nas artes decorativas, substituindo apenas as farinhas e a laranja pelo limão, por isso vou aproveitar para depois passar pela casa da Marta e dar-lhe a provar estas bolachinhas com o aroma do mês.


Ingredientes:
5 colheres de sopa de manteiga derretida
4 colheres de sopa de açúcar
Raspa de 1 limão
5 colheres de sopa de sumo de limão
1 gema de ovo
100 gr. de farinha de trigo T55
100 gr. de farinha de espelta
Para a cobertura:
Chocolate negro de culinária q.b.
Chocolate branco de culinária q.b.
Corante alimentar vermelho

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme.
Junte a raspa e sumo de limão e a gema de ovo.
Forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte as bolachas a gosto.
Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e leve ao forno durante 12 a 15 minutos. As bolachas estão prontas quando estiverem douradas e tocando no centro ainda estão um bocadinho (só um bocadinho) moles.
Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer completamente.
Prepare as coberturas:
Derreta o chocolate negro no microondas, começando por 1 minuto na potência máxima e depois em intervalos de 30 segundos, mexendo com a colher de pau entre cada intervalo. Quando ao mexer o chocolate começar a derreter completamente não deve voltar ao microondas. Verta o chocolate para um mini-saco de pasteleiro de papel vegetal (vejam aqui como fazer).
Derreta o chocolate branco no microndas a 360w usando a mesma técnica do chocolate negro.
Junte o corante, aos pouquinhos, até obter a cor desejada (aqui tive um percalço: entornei um pouco do frasco, sem querer, sobre o chocolate que se transformou numa pasta e acrescentei um pouco de leite para o tornar liquido novamente).  Verta o chocolate para um mini-saco de pasteleiro de papel vegetal.
Com as bolachas completamente frias, desenhe traços horizontais e verticais, formando uma grade, ou outros desenhos se tiver mão mais artistica.
Leve ao frio para o chocolate solidificar antes de servir.   



22 de março de 2017

Bolo de laranja no liquidificador


Aos fins-de-semana dedico sempre algum do meu tempo a a ver as novidades dos blogues que sigo no Feedly e vou guardando algumas receitas para um dia, quem sabe, as experimentar. Esta foi uma delas. Vinda da Cozinha da Duxa, um blogue lindo, cheio de receitas de fazer crescer água na boca, não esperou muito tempo para para saltar da blogosfera para a minha cozinha. É um bolo super aromático, embora, por motivos logísticos, me tenha ficado só pela laranja e excluído o coco e o gengibre, mas que deviam emparelhar deliciosamente com a laranja, o que quer dizer que é um bolo que vai ser repetido, naturalmente.

(Fonte: cozinhadaduxa)
Ingredientes:
4 ovos
1 laranja inteira com casca (lavada, limpa e sem topos)
180 gr. de açúcar amarelo
250 gr. de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá para fermento para bolos
1/2 colher de chá de gengibre em pó (no original - não usei)
50 gr. de coco ralado (não usei porque não tinha)
Manteiga para untar a forma e açúcar amarelo para a polvilhar


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190º.
Numa taça misture os ingredientes secos: a farinha peneirada com o fermento, o açúcar, o coco e o gengibre em pó se estiver a usar e reserve.
Corte a laranja em quartos e retire-lhe as pevides.
Coloque-a num liquidificador (processador de alimentos ou robot de cozinha)e triture.
Acrescente os ovos e bata.
Vá juntando, aos poucos, a mistura dos secos à mistura de ovos e laranja, mantendo o liquidificador a trabalhar numa velocidade média.
Deixe bater por 2 minutos.
Unte uma forma de chaminé com manteiga e polvilhe com açúcar.
Verta a massa para a forma e leve ao forno, pré-aquecido e deixe cozer 30-40 minutos (depende dos fornos), até estar cozido (faça o teste do palito).
Desenforme assim que retirar do forno e deixe arrefecer por completo antes de fatiar.

27 de janeiro de 2017

Tarteletes merengadas de tangerina




A Marta estreou, no saboroso "Intrusa na Cozinha", o primeiro desafio "do ano escolhendo a tangerina como ingrediente estrela. Confesso que adoro o cheiro dos citrinos, mas já não sou muito amiga de comer laranjas e tangerinas, por muitas propriedades que tenham, o que não quer dizer que não sejam um dos meus ingredientes preferidos para doçaria. Quem não gosta de um bolo de laranja ou de tangerina ou de limão?

Portanto, Janeiro é mês de tangerinas e a receita escolhida para participar foram umas tarteletes de tangerina merengadas baseadas na receita de tarte de limão merengada do livro de receitas base da Bimby. O resultado final agradou, mas penso que poderiam ter ficado muito melhores se tivesse usado massa quebrada em vez da massa folhada e mais sumo de tangerina (substituindo parte da água por sumo) e raspa da casca para intensificar o aroma tão característico deste fruto.


(Fonte: Adaptada do "Livro de Receitas Base da Bimby")
Ingredientes:
Massa folhada (ou quebrada)
Para o creme:
4 gemas de ovo
200 gr. de água
50 gr. de amido de milho
130 gr. de açúcar
40 gr. de sumo de tangerina
40 gr. de manteiga
Para o merengue:
50 gr. de açúcar
40 claras de ovo
Gotas de limão
1 pitada de sal

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Forre formas de tarte pequenas com a massa folhada, pique a base com um garfo e leve ao forno até a massa estar dourada. Retire do forno e reserve.
No copo da Bimby coloque todos os ingredientes para o creme  e programe 5 min/90º/vel 4.
Distribua de imediato o creme sobre as bases de massa.
Com o copo limpo coloque a "borboleta", as claras, umas gotas de sumo de limão e uma pitada de sal e bata (sem o copinho) 6 min/vel 3.
Nos 30 segundos finais adicione o açúcar através do bucal da tampa.
Cubra as tarteletes com o merengue, polvilhe com açúcar e leve ao forno para dourar.


23 de dezembro de 2016

Rolo bicolor de aletria


Confesso que a aletria não é dos meus doces preferidos de Natal, mas é um dos predilectos do D. (a seguir às rabanadas) e por isso lá em casa não pode faltar na mesa uma travessa de aletria. E porque a necessidade faz o engenho foi um doce que aprendi a fazer a partir de uma receita de aletria sem ovos e dei-me tão bem ela, que até durante o ano de vez em quando lá faço uma travessura doce para o meu doce D., embora, por regra, acrescente 1 gema de ovo. Desta vez, decidi sair da zona de conforto que são as receitas tradicionais e para o desafio Youzz Milaneza, transformei a aletria num rolo de dois sabores e duas cores, que servida fresca é uma delicia.


(Para um rolo pequeno que rende cerca de 5 fatias, para um rolo maior duplique ou triplique a receita)
Ingredientes:
40gr.+40gr. de aletria (cerca de 4 meadas)
160 gr. de sumo de laranja (ou o sumo de 1 laranja completado com água para perfazer a quantidade)
4 colheres de chá de açúcar
2 paus de canela
1 pedaço de casca de laranja (só a parte laranja)
200 ml de natas para culinária ou 100 ml de natas e 100 ml de leite
1 colher de sopa de cacau cru em pó
3 quadrados de chocolate para culinária
4 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:
Para a camada de laranja:
Num tacho deite o sumo de laranja, 2 colheres de sopa das natas, o pau de canela, a casca de laranja e o açúcar (se for preciso ajuste o açúcar em função da doçura da laranja).
Mexa para derreter o açúcar e quando levantar fervura acrescente 40 gr. de aletria, desfazendo grosseiramente as meadas para abrir a massa.
Coza em lume médio/brando, mexendo de vez em quando.
Quando a aletria estiver cozida, vá mexendo sempre com a colher-de-pau até ficar cremosa e a "descolar" dos lados do tacho.
Espalhe numa camada fina sobre uma folha de papel aderente dando-lhe a forma de um rectângulo. Reserve e prepare ...
.... a camada de chocolate:
Num tacho deite as natas, o pau de canela, o cacau em pó, o chocolate, o extracto de baunilha e o açúcar (se for preciso ajuste o açúcar em função do seu gosto).
Mexa para derreter o açúcar e o chocolate e quando levantar fervura acrescente a restante aletria, desfazendo grosseiramente as meadas para abrir a massa.
Coza em lume brando, mexendo de vez em quando, até a massa amolecer. 
Vá mexendo sempre com a colher-de-pau até ficar cremosa e a "descolar" dos lados do tacho (como as natas são mais gordas, tem que ter atenção para que não reduzam demasiado e a aletria fique encruada, se precisar acrescente leite).
Espalhe em camada sobre a de laranja e deixe arrefecer um pouco. Se ficar uma camada muito grossa retire o excesso.
Com a ajuda do papel aderente comece a enrolar a parte do lado mais longo do rectângulo. Aperte o rolo, embrulhe em papel de alumínio para ajudar a manter a forma e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora.
Desenrole o papel e polvilhe com canela, desenhando uma grade ou fazendo outro qualquer desenho a gosto.
Sirva bem fresco.



Esta receita foi criada para o desafio Youzz Milaneza



13 de novembro de 2015

O tal licor




Este, que acabou por ficar muito mais que 44 dias em descanso (também poderia esperar 444 dias, segundo Niki Segnit) à espera que me dedicasse a ele. Primeiro foi a espera pela compra do frasco, que acabou por ser quase um souvenir de férias, comprado na loja da Fábrica dos Irmãos Stephens, no nosso regresso de férias. Depois foi a espera pela oportunidade, por uma tarde de fim-de-semana mais calma, sem grandes afazeres, num dia já quase a conseguir  regressar ao estádio de descanso que o fim-de-semana pede e que parecia ter perdido por completo nos últimos tempos.

Então finalmente fui buscar  o frasco ao seu recanto num armário escuro. Tirei a laranja e espremi o sumo juntando-o ao licor e descartando todos os grãos de café. Coei por um passador fino coberto com um pano de musselina, provei e dei a provar. Pareceu-nos ainda muito presente o sabor da aguardente. Fiz, então uma calda com partes iguais de água e açúcar (300gr., mas podem usar uma porção maior de açúcar em relação à água) que levei ao lume até levantar fervura e deixe ferver por 6 minutos. Deixei arrefecer completamente e só então a juntei ao licor, aos poucos, e provando entre cada adição, acabei por usar apenas 200 ml. Voltei a coar para a garrafa e sobrou uma pequena quantidade que o D. quis sujeitar a outra experiência, que correu bem e que fará as cenas dos próximos episódios nesta novela do licor de laranja, assim que as laranjas biológicas me voltarem a entrar pela casa dentro.


7 de julho de 2015

Sopa fria de cenoura e laranja


Sopas frias não costumam fazer parte dos meus menus e qualquer sopa que possa ser servida fria, acabo sempre por a aquecer um bocadinho, só a ficar morna, ou até mesmo aquecer 1 minuto no microondas, porque aí a sopa não aquece por todo e vai haver uma "fusão" de temperaturas frias e quentes. Não gosto de água gelada, nem de alimentos gelados (ok, só os gelados e mesmo assim não pode ser uma grande quantidade). Gosto de tudo morno, assim morno para o frio no Verão e morno para o quente no Inverno, mas esta sopa tinha uma combinação de ingredientes que já conhecia e que me agrada muita: a cenoura e a laranja, por isso arrisquei e escolhi este prato para a quinzena do "Quinze dias com o chefe". E o chefe escolhido foi Viriato Pã: 

Concorrente do primeiro Masterchef português, a originalidade dos seus pratos inspirada na mistura de culturas trazida da sua Guiné-Bissau natal, do Portugal que o acolheu e de inúmeras viagens que foi fazendo ao longo da vida rapidamente lhe rendeu o salto para a sua verdadeira paixão: a cozinha. Tem, desde então, vindo a trabalhar em alguns restaurantes, criou o seu próprio espaço num quiosque no Martim Moniz em Lisboa e ganhou o seu próprio programa num canal de culinária,óptimas razões para dar a conhecer a fusão de todas as culturas de que foi bebendo. 



(Fonte: Viriato Pã, 24 Kitchen)
Ingredientes:
5 cenouras grandes
4 laranjas grandes
1 batata
1 cebola grande
1 alho francês
1 dente de alho
Azeite q.b.
Manteiga q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 litro de àgua q.b.

Preparação:
Tradicional:
Aqueça a água numa panela e reserve.
Corte a cebola e o dente de alho cortados em pedaços pequenos e o alho francês em rodelas grossas.
Salteie os legumes num fio de azeite, até ficarem transparentes e adicione um pouco de manteiga e sal.
Descasque e corte as cenouras em rodelas e coloque-as, juntamente com o preparado anterior,  ao tacho com a àgua e deixe cozer em lume médio.
Raspe as laranjas e esprema o sumo e reserve em separado.
Quando os legumes estiverem cozidos, triture-os com a varinha mágica até obter um puré e deixe arrefecer.
Adicione a raspa e sumo de laranja e retifique os temperos.
Guarde 3 horas no frigorífico durante 3 horas antes de servir.
Bimby:
No copo coloque a cebola e o dente de alho cortados em pedaços e o alho francês. Pique 5seg./vel. 5.
Junte um fio de azeite e de seguida refogue 5min./vel.1/100º.
Acrescente um pouco de manteiga e sal.
Descasque e corte as cenouras em rodelas e coloque-as no copo. Junte a água quente e programe 20 min/vel. 1/varoma.
Raspe as laranjas e esprema o sumo e reserve em separado.
Quando os legumes estiverem cozidos, triture progressivamente nas velocidades 3-5-7-8, durante 1 minuto e deixe arrefecer.
Adicione a raspa e sumo de laranja e retifique os temperos.
Guarde 3 horas no frigorífico durante 3 horas antes de servir.

17 de março de 2015

Bolo de laranja à la Pierre Hermé


Esta é quinzena do chef Pierre Hermé, o guru da pastelaria. Quando vi a escolha da Susana para este "Quinze dias com ...." senti-me intimidada, confesso, mas acabei por encontrar, para lá dos famosos macarons (não, não me parece que algum dia me atreva a fazer macarons em casa, mas não me importava nada de provar os do Pierre) algumas receitas simples, bem simples aliás, para experimentar. O bolo escolhido é, no original, de limão, mas há tanta laranja lá por casa que a substituição do aroma teve que se impor.
Por fazer, por enquanto, ficará o bolo original no seu melhor aroma de limão, o creme para uma tarte de limão, o bolo de chocolate, a famosa mousse de chocolate, estes iogurtes que me deixaram fascinada (alguém sabe onde comprar xarope de rosas?) e tantas, tantas outras.

Ingredientes:
Para o bolo:
200 gr de açucar
Raspa de 2 laranjas
180 gr de farinha com fermento (usei sem fermento)
1/2 col chá fermento (usei 1 colher de chá)
65 gr de mateiga derretida
95 gr de craime fraiche ou natas
1 pitada de sal
3 ovos
Para a calda:
Sumo de 3 laranjas
80 gr. de açúcar (usei só 5 colheres de chá)



Preparação:
Misture a raspa das laranjas com o açúcar.
Acrescente os os ovos e bata até misturar bem.
Acrescentar as natas com a pitada de sal  e envolva.
Junte alternadamente a farinha com o fermento e a manteiga.
Verta a massa numa forma rectangular e leve a cozer em forno pré-aquecido a 160º por 1 hora (50 minutos foi quanto bastou no meu forno).
Quando o bolo estiver quase pronto prepare a calda, juntando o sumo e o açúcar num tachinho. Leve a lume médio/forte e deixe ferver por 10 minutos.
Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno e desenforme.
Com um palito faça furos no topo do bolo e regue com a calda.
Sirva frio.

4 de fevereiro de 2015

15 dias com o chef .... Beterraba assada com vinagrete de laranja



A receita pedia dois tipos de beterraba e ambas bébé, mas já me apercebi que por cá, se quiser "baby veggies" ou variedades diferentes do que habitualmente se encontra nos supermercados, terei que começar a plantar em casa para ter a variedade que quero e colher no tamanho que quero, o que não me parece que seja algo que vá acontecer, pelo menos nos tempos mais próximos. 
Claro, que isto acaba por ser um pequeno pormenor, porque na falta das beterrabas amarelas e na falta de "baby beets", usamos as beterrabas mais comuns, escolhemos as mais perfeitas e pequenas, adaptamos um pouco e o importante é que o sabor está todo lá.

A beterraba e a laranja são, para mim, uma combinação perfeita, que nesta receita é valorizada pelo vinagrete que a tempera. Se quiserem fazer deste prato uma refeição, acrescentem-lhe uma proteína, seja queijo, seja uma leguminosa e algumas sementes a gosto. Eu acrescentei-lhe feijão branco e trigo sarraceno e abri a semana de marmitas com ela. 

Esta salada vem na sequência do desafio quinzenal do grupo "Quinze dias com...", em que o chefe estrela é Curtis Stone, um australiano que "começou a cozinhar aos quatro anos com a sua avó e apaixonou-se pela comida desde então. Apesar de ter estudado Gestão, começou a trabalhar em restaurantes aos dezoito e tem seguido uma carreira brilhante enquanto chefe."  



Ingredientes:
4 beterrabas pequenas
2 raminhos de tomilho fresco
2 dentes de alho
1 chalota cortada a meio
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de água
Sal e pimenta a gosto (só usei sal)
Espinafres a gosto (rúcula no original)
Para o vinagrete:
2 laranjas
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de chalota finamente picada
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque as beterrabas bem lavadas no centro de um quadrado de papel de alumínio, juntamente com a chalota, o dente de alho e o tomilho.
Forme um embrulho, deixando-o aberto. Junte o azeite e a água e tempere com sal e pimenta. 
Leve a assar até a beterraba estar macia: deverá conseguir espetar nas beterrabas, sem dificuldade, a ponta de uma faca afiada (o tempo depende do tamanho da beterraba, sendo médias/grandes conte com cerca de 45 minutos, pelo menos).
Retire do forno, deixe arrefecer e pele (na receita original as beterrabas são servidas com a casca, mas embora goste imenso de batata assada com casca, por exemplo, na beterraba tenho o hábito de a descascar).
Raspe a casca de 1 laranja para uma tigela de tamanho médio.
Corte os topos das laranjas e, com uma faca bem afiada, toda a casca, incluindo a parte branca, fazendo cortes de cima a baixo, acompanhado a curvatura da laranja.
Segue as laranjas (uma de cada vez, claro) sobre uma tigela e comece a cortar os gomos, separando-os da membrana (pele): faça um corte ao longo das membranas de cada lado do gomo, retire os gomos e coloque-os na tigela.
Com o que sobrou das laranjas, esprema até conseguir uma colher de sumo e deite sobre a tigela onde tem a raspa. Junte o vinagre, a chalota e a mostarda e, aos poucos, o azeite, mexendo bem para emulsionar.
Tempere a gosto com sal e pimenta.
Coloque as beterrabas cortadas em quartos no centro de um prato juntamente com os gomos de laranja, cubra com as folhas de espinafres e regue com a vinagreta.

25 de agosto de 2014

Laranjas feias, picolé doce


AVISO: Hoje trago provavelmente a que é a receita mais difícil do blogue. Leiam com muita atenção antes de começarem a prepará-la e nunca, mas nunca, o façam sem a supervisão de uma criança.

Sugiro que façam este picolé com aquelas laranjas que vos deram, acabadas de arrancar à árvore, sem tratamento, feias, algumas quase medonhas, mas com tanto sumo e tão doces que jamais as encontrariam assim no supermercado. E, com esta sugestão, aproveito a deixa para vos falar de um projecto que, para já, só actua na zona de Lisboa e Vale do Tejo  e que se chama precisamente "Fruta Feia". Alguns de vós, senão muitos, já ouviram falar deste projecto: é uma cooperativa que tem por objectivo reduzir a quantidade de alimentos que, embora estando em perfeitas condições de consumo, são rejeitados para comercialização e, por isso, devolvidos à terra pelos agricultores com o consequente desperdício de alimento, bem como da água, tempo e recursos gastos para a sua produção.
Todas as semanas a "Fruta Feia" recolhe, junto dos produtores, fruta e outros produtos hortícolas que estão fora das normas de comercialização pelo seu tamanho e aspecto e compõem cabazes de 3-4 kg ou de 6-8 kg e que fazem chegar ao consumidor (que se deve inscrever para o efeito) a um preço convidativo. Passem pela página para conhecerem um pouco mais da "Fruta Feia". Numa sociedade em que o consumismo e o desperdício atingem limites, no mínimo, insensatos, vale a pena conhecer estes projectos.



Ingredientes:
Sumo de 4 laranjas sumarentas
Açúcar ou adoçante a gosto

Preparação:
Adoce o sumo de laranja e verta em forminhas próprias para gelados.
Leve ao congelador até solidificarem.
Sirva-se em dias de calor.

Foi com esta fruta feia que fiz os picolés:
 
 

25 de julho de 2014

Muffins de cidreira e clementina da Dorie Greenspan



Agora que as Dories estão de férias é tempo de pôr publicações em dia e experimentar receitas que não foram testadas ou repetir as que adoramos. Estes muffins acabaram por aguardar muito tempo até chegarem aqui. São deliciosos e fofos como a maioria das receitas da Dorie. Brinquei um bocadinho com os ingredientes e adoramos.


 (Fonte: "Baking" de Dorie Greenspan - Citrus-currant Sunshine Muffins - pág. 7)
Ingredientes:
1/2 chávena de açúcar
Raspas de 2 clementinas (de 1 laranja no original)
2 chávenas de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
1 de chávena de sumo de 2 clementinas completada com chá de cidreira (1 chávena de sumo de laranja no oiginal)
2 colheres de sopa de sumo de limão
1/4 colher de chá de extracto de limão (não usei)
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
2 ovos grandes
3/4 chávena de passas



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°.
Barre 12 formas de muffin ou forre com forminhas de papel.
Numa tigela, esfregue o açúcar com as raspas de clementina, até que fique húmido e a fragrância de laranja seja forte.
Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Noutra tigela misture os sumos, o extracto de limão (se usar), a manteiga derretida e os ovos.
Despeje os ingredientes líquidos sobre os ingredientes secos e, com o batedor ou uma espátula de borracha, suavemente, mas rapidamente, mexe para misturar: não mexer demais! 
Acrescente as passas e divida a massa uniformemente pelas formas de muffin.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que os topos fiquem dourados e uma faca fina inserida no centro dos bolinhos saia limpa.
Transfira as formas para uma grelha e deixe arrefecer por 5 minutos antes de retirar cuidadosamente cada bolinho.

29 de abril de 2014

Tarte de lima e manga com merengue / Creamiest Lime Cream Meringue Pie



Os desafios Dorie às Sextas são sempre surpreendentes. Esta receita é de um desafio antigo que aguardava publicação fora de horas. Fiz algumas aldrabices, ou melhor, simplifiquei e usei uma receita mais simples de curd e uma massa de compra (ainda não foi desta que me aventurei a fazer massa folhada).
A doçura combinada com a acidez da lima e a textura do merengue tornam-na perfeita para uma sobremesa.

(Fonte: "Baking" de Dorie Greenspan - Creamiest lime cream and merengue pie)
Ingredientes:
Para o curd (Fonte: Anasbageri):
2 ovos
75 gr. de açúcar
Raspa de 1 lima
Sumo de 1 laranja e de 2 limas (2,5 dl no total)
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha Maizena
1 pedaço de gengibre, com cerca de 1 cm, ralado
Para o merengue:
2 claras
1/4 chávena de açúcar
Para finalizar:
1 embalagem de massa folhada (usei quadrados de massa folhada "Pasta do Dia")
1 manga

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Comece por forrar formas pequenas de tarte com a massa folhada, mantendo o papel vegetal entre a forma e a massa e cortando o excedente de massa nas bordas.
Cubra cada uma com um quadrado de papel vegetal e encha com feijões secos.
Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até a massa dourar.
Retire do forno, deixe arrefecer e descarte os feijões e o papel vegetal. Reserve.
Prepare o curd:
Tradicional (Fonte: Anasbageri):
Numa tigela coloque metade da raspa da lima.
Por cima da tigela coloque um passador de rede.
Num tachinho anti-aderente, misture o açúcar, a farinha, o gengibre, um pouco do sumo de fruta, os ovos batidos e metade da raspa da lima.
Misture bem para evitar grumos, acrescente o resto do sumo e leve a lume médio sem parar de mexer. Em minutos irá começar a sentir o preparado a engrossar, continue a mexer sempre até conseguir ver o fundo do tacho. Retire do lume e  acrescente a manteiga, batendo bem.
Passe o preparado pelo passador de rede.
Para evitar que  se forme uma “pele” na superfície do curd, cubra-o com película aderente enquanto arrefece, de forma a que o plástico fique em contacto com o creme.
Guarde no frigorífico durante 4 horas ou durante a noite.
Thermomix/Bimby (Fonte: Sabores de Canela):
No copo deite o açúcar, o gengibre e a casca da lima, só mesmo a parte exterior. Rale 15 segundos/vel.9.
Junte os restantes ingredientes, com excepção da manteiga e programe 8 minutos/vel. 4/80º.
No final acrescente a manteiga pelo bocal da tampa e triture 2 min./vel. 7.
Para evitar que  se forme uma “pele” na superfície do curd, cubra-o com película aderente enquanto arrefece, de forma a que o plástico fique em contacto com o creme.
Guarde no frigorífico durante 4 horas ou durante a noite.
O merengue:
Tradicional:
Bata as claras, com a batedeira, em velocidade média, até se tornarem opacas.
Com  a batedeira a trabalhar, acrescente o açúcar aos poucos, continuando a bater até as claras ficarem brilhantes e formarem picos.
Thermomix/Bimby:
No copo bem limpo e seco e com a borboleta encaixada, deite as claras e programe 3 min/vel. 3 e 1/2.
Mantendo a máquina em funcionamento na velocidade 3, vá acrescentado o açúcar aos poucos, pelo bocal da tampa, até estar todo incorporado nas claras.
Finalizar:
Corte a manga em cubos pequenos e distribua pelas formas.
Mexa o creme com a vara de arames e encha as formas.
Deite colheradas generosas de merengue sobre o creme, uma vez que irá encolher no forno, e leve ao forno até dourar.
Retire do forno, deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos e refrigere durante 3 horas antes de servir.

O creme pode ser acondicionado e congelado até 2 meses. Descongele durante a noite no frigorifico.



In English

The Dorie às Sextas (Fridays with Dorie) challenges are allways surprising. This recipe it`s from a former challenge that waited for an out of hours publication. I made some cheating, meaning, simplified and used a simpliest curd recipe and bought puffy pastry dough instead of making one of Dorie`s dough recipes. 
It`s sweetness mixed with the lime acidity and the soft texture from meringue make it perfect to serve as dessert.

Ingredients:
The curd:
2 eggs
75 gr. sugar
Grated zest of 1 lime
Fresh juice of 1 Orange and 2 limes (2,5 dl total)
2 tablespoons butter
1 tablespoon cornstarch
1  ?? inch chunk of fresh ginger, peeled and finely grated
For the meringue:
2 white eggs
1/4 cup sugar
To finish:
1 pack puffy pastry dough
1 mango

Preparation:
Preheat the oven to 400Fº.
Start to fit small tart pans with the dough, keeping the parchment paper that comes with it. Trim the  excess dough flush with the edges of the pans.
Fit each one with other parchment paper and fill with dried beens.
Bake for 15 to 20 minutes or until the dough gets golden.
Transfer to a cooling rack and cool to room temperature. Remove paper and beans. Reserve.
Make the curd:
Traditional (Source: Anasbageri):
In a bowl put half the lime zest.
Cover the bowl with a  fine strainer.
In a non-stick pan whisk the sugar, cornstarch, ginger, a litle fruit juice, the eggs, whisked, and the other half lime zest.
Whisk well, so it won`t get lumps, add the remaining juice and cook in medium heat, whisk in constantly.
In a few minutes the cream will start to thicken, go on whisking until the whisk leave tracks on the bottom of the pan.
Remove the pan from the heat and add the butter and whisk very well.
Pour the cream trough the fine strainer.
Pour the cream into a container, press a piece of plastic wrap against the surface and refrigerate the cream for at least 4 hours, or overnight.
Thermomix/Bimby (Source: Sabores de Canela):
In the bowl put sugar, ginger and the lime zest. Set:15 seconds/speed 9.
Add the remaining ingredientes, except the butter and set: 8 minutes/speed 4/80º.
In the end add the butter and set 2 minutes/speed 7.
Pour the cream into a container, press a piece of plastic wrap against the surface and refrigerate the cream for at least 4 hours, or overnight.
 (The cream can be packed airtight and frozen for up to 2 months; thaw overnight in the refrigerator.)

24 de novembro de 2013

Torta folhada de curd de laranja e lima - Roll up pie with orange and lime curd


O "Tertúlia de Sabores" é um blogue incontornável na blogosfera culinária. É uma inspiração para muitos blogueiros, iniciados e não só. Desde que entrei neste pequeno mundo, não deixo de passar pela cozinha da Moira. Gosto da simplicidade com que nos recebe. Quando entramos no Tertúlia estamos em casa e aguardam-nos refeições deliciosas. Este ano o "Tertúlia de Sabores" faz 6 anos. Uma idade que merece celebração e a Moira lançou um desafio para esta festa: vamos fazer uma torta. Pensei logo numa torta que fiz há uns anos e que ando ansiosa por repetir, mas o tempo para me dedicar à cozinha e ao blogue tem sido escasso e acabei por perceber que não ía ser possível participar no desafio. Que pena, pensei, mas bem lá no fundo não me conformei e esta festa não me saía da cabeça. Hoje, domingo, enquanto preparava a sobremesa do almoço, uma simples folhado de maçã, olhei para uma folha de massa folhada que sobrava e a minha memória dirigiu-se para um resto de curd de laranja e lima (que recheou umas tartes deliciosas a aguardar publicação por aqui). Hummm, uma torta não tem que ser uma receita complicada, pode ser uma improvisação simples, rápida e, ainda assim, deliciosa. Afinal, Moira, sempre vou comparecer na tua festa. Levo uma torta improvisada, que sofreu do mal de muitas tortas: nem sempre o enrolado é perfeito... Mais uma vez: parabéns pelos magníficos 6 anos do "Tertúlia de Sabores".

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada (usei quadrados de massa folhada "Massa do Dia")
2 ovos
75 gr. de açúcar
Raspa de 1 lima
Sumo de 1 laranja e de 2 limas (2,5 dl no total)
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha Maizena

Preparação:
O curd (Fonte: adaptado de "Anasbageri" e Dorie Greenspan - Dorie às Sextas):
Tradicional:
Num tacho anti aderente misture o açúcar, a farinha, um pouco do sumo de fruta, os ovos batidos, o gengibre ralado e metade da raspa de lima.
Misture muito bem , para que não se criem grumos, acrescente o resto do sumo e leve a lume médio, mexendo sempre sem parar até a mistura começar a engrossar. Não deixe de mexer até conseguir ver o fundo do tacho.
Retire do lume e acrescente a manteiga, batendo bem.
Transfira o creme para uma tigela, tape com pelicula aderente, pressionando-a para que fique em contacto com o creme e leve ao frio durante quatro horas ou durante a noite.
Bimby (Fonte: "Sabores de Canela"):
Descasque o gengibre e retire a casca da lima (só a parte exterior) com um descascador de legumes.
No copo da bimby coloque o açúcar, o gengibre e a casca de lima e rale: 15 seg./Vel. 9.
Junte os restantes ingredientes, com excepção da manteiga, e programe 8 min./vel. 4/ 80º.
Acrescente a manteiga pelo bucal da tampa e triture 2 min./vel. 7.
Transfira o creme para uma tigela, tape com pelicula aderente, pressionando-a para que fique em contacto com o creme e leve ao frio durante quatro horas ou durante a noite.

A torta:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Espalhe uma camada generosa de creme sobre 2/3 de cada folha de massa folhada, e enrole.
Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até a massa apresentar uma cor dourada.
Deixe arrefecer e sirva.


In English



The "Tertúlia de Sabores" is an indispensable cooking blog in the blogosphere. It is an inspiration to many bloggers, and not only for the starters. Since I joined this little world, I allwys pass by Moira`s kitchen. I like the simplicity with which she receives us. When we walked into the Tertulia we feel at home and delicious meals waitfor us. This year's "Tertúlia de Sabores" celebrate its six birthday. An age that deserves celebration and Moira issued a challenge to this party: let's make a pie. I immediately thought about a pie I made a few years ago and I've been anxious to repeat, but the time to dedicate myself to the kitchen and the blog has been scarce and I came to realize that there I wouldn`t going to be able to participate in the challenge. What a pity, I thought, but deep down I didn`t accepted it and this party never left my head. Today, Sunday, while I was preparing the dessert for  lunch (a simple rolling apple), looked at a sheet of puff pastry that was left and my memory went to a remnant of orange and lime curd (which has filled some delicious pies awaiting publication here). Hummm, a pie does not have to be a complicated recipe, can be a simple, quick and yet delicious, improvisation. After all, Moira, I will atend to your party. I will take an improvisedpie, which suffered from the evil of many pies: the wound is not always perfect ... Once again: congratulations on the magnificent six years of the "Tertúlia de Sabores".
 
Ingredients:
1 package of puf pastry (used a package of puf pastry squares from "Massa do Dia")
2 eggs
75 gr. sugar
Grated zest form 1 lime
Juice from 1 orange and 2 limes (2,5 dl total)
1 tsp grated ginger  gengibre ralado
2 tbs unsalted butter, cut into tablespoon size pieces, at room temperature
1 tbs cornstarch

Preparation:
The curd (Source: adapted from "Anasbageri" and Dorie Greenspan - Dorie at Fridays)
Traditional:
In a nonstick pan combine sugar, flour, a bit of fruit juice, beaten eggs, grated ginger and half the lime zest.
Mix well so that no lumps are created, add the remaining juice and bring the pan to medium heat, stirring constantly until the mixture begins to thicken. Be sure to stir until you see the bottom of the pan.
Remove from heat and add the butter, beating well.
Pour the cream into a container through a sieve network, and add the remaining lime zest, press a piece of plastic wrap against the surface and refrigerate the cream for about four hours or overnight. 
Thermomix (Source: "Sabores de Canela"):
Peel the ginger and remove the peel from the lime (only the outside) with a vegetable peeler.
In the thermomix place the sugar, ginger and lime peel and grate:15sec/Vel. 9.
Add the remaining ingredients, except the butter, and set 8 min /Level. 4/80 º.
Add the butter into the mouth of the lid and blend 2 min./Level. 7.
Pour the cream into a container through a sieve network, and add the remaining lime zest, press a piece of plastic wrap against the surface and refrigerate the cream for about four hours or overnight. 
 
The pie:
Preheat oven to 200 º.
Spread a generous layer of cream in about 2/3 of each sheet of puff pastry and roll up.
Bake for 15-20 minutes or until dough gets golden.
Let cool and serve.

16 de abril de 2012

Tangerina em calda de caramelo e um lanche surpreedente




Um saco cheio de tangerinas pequeninas e aromáticas entrou na minha cozinha a pedir algo ... especial. Uma compota parecia-me apetecível, não fora retirar todas aqueles semtes nos gomos pequeninos. Folhei um dos meus livros preferidos nesta matéria e encontrei esta pequena delicia que coroou um lanche delicioso.



(Fonte: "Conservas" da Civilização Editora)
Ingredientes:
10 tangerinas pequenas
175 gr. de açúcar refinado
100 ml de água + 200 ml quente
1 iogurte grego por pessoa*
Granola

Preparação:
Descasque as tangerinas e, cuidadosamente, raspe a pele com uma faca e reserve.
Num tacho leve a lume brando o açúcar e 100 ml. água até o açúcar se dissolver, sem mexer.
Quando o açúcar estiver dissolvido aumente o calor do fogão e deixe ferver por 5 a 10 minutos ou até se apresentar com a cor dourada do caramelo.
Retire o tacho do fogão e protegendo as mãos deite a água quente sobre o caramelo. É importante que proteja as mãos porque o caramelo pode respingar. mexa e eleve de novo ao lume até ferver. Desligue.
Coloque as tangerinas num frasco esterilizado e quente (enchi um frasco com 3/4 da sua capacidade de água e levei ao microondas por 3 minutos na potência máxima. Deixei-o no microondas até precisar dele).
Disponha-as sem amassarem e despeje sobre elas a calda. Deixe arrefecer.
Num prato ou numa taça disponha o iogurte, polvilhe com granola, coloque uma tangerina e regue com calda.

* Usei iogurte natural: verti-o sobre um passador de rede fina e deixei a drenar no frigorífico durante 1 hora. O soro que resulta deste processo pode ser usado para pães ou bolos. 

5 de março de 2012

Pão doce de laranja e sementes de papoila


Não costumo comprar revistas de culinária. Compro livros e passeio diariamente pela blogosfera para mais inspiração ou só para ver o que se faz por aí, mas um dia destes decidi compra uma "Bimby - Momentos de partilha", especialmente por este pão que me parecia perfeito para usar as laranjas que começam a abundar lá por casa. Ainda não estão no ponto de doçura ideal, mas são sumarentas e aromáticas, ideais para estas receitas. O pão ficou delicioso e como cresceu bastante, fatiei-o e congelei-o. Uma fatia por dia para a minha marmita. Simples, mesmo assim, a saber a laranja. Ou torrado com manteiga.
(fonte: Revista Bimby Momentos de partilha - Fevereiro 2012)
Ingredientes:
30 gr de sementes de papoila
raspa de 1 laranja
200 ml de sumo de laranja
50 ml de água
30 gr de manteiga
30 gr. de açúcar amarelo (usei açúcar branco)
1 cubo de fermento de padeiro fresco
530 gr de farinha Espiga T65
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
100 gr. de figos secos cortados em pedaços (usei 80 gr. de mistura de figos, ameixas e damascos)
50 gr. de casca de laranja cristalizada cortada em pedaços (não usei)
Toste as sementes e raspa da laranja e reserve
Spray espiga para untar




Preparação:
Numa frigideira torre as sementes de papoila e a raspa da laranja e reserve.
Coloque no copo o sumo, a água, a manteiga, o açúcar e o fermento e programe 2 min/37º/vel.2.
Adicione 230 gr. de farinha, o sal e o ovo e envolva 5seg/vel. 6.
Adicione os restantes 300 gr. de farinha, reserve uma colher de sopa de sementes de papoila e junte as restantes. Programe 2 min/vel. espiga.
Amasse mais 1 min/vel. espiga e enquanto amassa, através do bocal, junte os frutos.
Forme uma bola com a massa e deixe levedar num local morno até dobrar de volume (ponho dentro do forno e em dias mais frios ligo-o a 50º). Esta massa cresce bastante.
Unte uma forma rectangular e coloque nela a massa. Pincele com água e polvilhe com a sementes reservadas.
Deixe levedar novamente até dobrar de tamanho e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º durante 35 minutos.

14 de dezembro de 2011

Dourada no forno com aromas da minha "estufa" e couves de bruxelas salteadas




Não é uma horta, nem nada que se pareça. É mais uma pequena estufa onde tentamos criar e manter algumas ervas aromáticas. Algumas com sucesso, outras nem por isso (o mesmo já não dirão algumas lagartixas que por lá apareceram...). Neste momento tenho três lindos vasos com tomilho-vulgar, tomilho-limão e alecrim. Tenho também algum cebolinho. A salsa está pequenina, ainda a crescer depois de uma primeira safra. O poejo teima em arragar-se à terra, formando um tapete no vaso e a hortelã secou. Também restam poucas folhas de lúcia-lima e quanto às malaguetas conseguimos colhê-las todas maduras e deixamos secar. Foi a nossa sorte porque a planta não resistiu  às lagartas comilonas. Como o nosso terraço é muito seco e ventoso vamos deixar a estufa descansar até à Primavera e depois veremos que novos aromas por lá irão nascer. Para já vou-me servindo com mãos cheias de tomilho e alecrim que não dispenso para temperar carnes, peixes ou legumes, a que junto, sempre que possível o paladar das laranjas que crescem ao "Deus dará" numa profusão de frutos sumarentos que fazem vergar os ramos das árvores.


A dourada é um dos peixes favoritos lá por casa. Assada, no forno ou na brasa quando o tempo o permite. Um dos sabores que imediatamente ligo ao peixe é o do limão e, por arrasto, o da laranja. Gosto de fazer uma marinada cítrica para temperar o peixe. Gosto de lhe juntar uma mão cheia de salsa quando a tenho. Se não há salsa então há sempre tomilho e alecrim. Um bouquet de aromas para servir à mesa.

Ingredientes:
2 douradas
1 limão
1 laranja
Alecrim, tomilho e cebolinho a gosto
1 folha de louro
1 fatia de presunto (a distribuir entre as douradas e as couves-de-bruxelas)
2 dente de alho
Pimentão doce q.b.
1 dl de vinho branco
1 cebola
1 tomate
1 cenoura
Batatas q.b.
Couve de bruxelas q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Amanhe as douradas ou peça na peixaria para o fazerem por si. Dê um golpe em diagonal no lombo de cada uma.
Nesse golpe entale um dente de alho esmagado e um pouco de louro.
Encha a barriga das douradas com uma rodela de limão, um pouco de presunto, ramos de alecrim, tomilho e cebolinho.
Polvilhe de sal e regue com sumo de laranja, sumo de limão e vinho branco.
Deixe a tomar gosto por uma a duas horas (pode ser menos se não tiver tempo).
Numa assadeira faça uma cama com a cebola, o tomate e a cenoura cortados em rodelas. Coloque as batatas cortadas em gomos à volta da assadeira e polvi-lhe-as com pimentão doce.
Polvilhe de sal e regue com um fio de azeite.
Leve ao forno, pré-aquecido a 220º, até os legumes estarem amolecidos e as batatas douradas (cerca de 30 a 45 minutos).
Reduza o calor do forno para 180º coloque as douradas sobre a cama de legumes, polvilhe com sal se necessário, regue com mais azeite e com a marinada. Leve a assar, regando o peixe com o molho para não secar e virando a meio do tempo.
Entretanto coza as couves de bruxelas "al dente". Coe toda a água e reserve as couves.
No mesmo tacho, bem seco, deite um fio de azeite, presunto em pedacinhos e um dente de alho picado.
Aqueça o azeite e assim que o alho começar a libertar os seus aromas junte as couves. Envolva e salteie por 4 a 5 minutos.

17 de agosto de 2011

Limonada com xarope de flor de sabugueiro



No fim-de-semana passado os dias fizeram muitas caras. Nevoeiro, chuviscos, sol. Felizmente acordaram cinzentos e acabaram de sol cheio. As manhãs enevoadas, mas mornas, foram o palco perfeito para mais umas caminhadas matinais à beira-mar e as tardes solarengas para umas horas de preguiça bem temperadas com uma bebida refrescante e deliciosa.
A partida para esta bebida foram uns cubos de limonada congelada, sobras de uma dose excessiva e que achei por bem não transformar em desperdício. Acrescentou-se a vontade de usar o xarope de flor de sabugueiro adquirido no Ikea depois de aguçada a curiosidade numa visita à Anasbageri e um punhado de sol radioso criou a oportunidade.
A flor de sabugueiro e o limão fazem uma combinação bem refrescante. Na minha imaginação já começaram a nascer outras variantes...haja sol e calor.

Ingredientes (para 400 ml):
1 garrafa de água gaseificada
10 ml de xarope de flor de sabugueiro
16 cubos de limonada congelada*

Preparação:
De véspera faça uma limonada a gosto e congele em cuvetes.
No copo da bimby coloque os cubos de limonada congelada, o xarope e a água gaseificada.
Triture alguns segundos na velocidade 7, com 1 ou 2 golpes de turbo no inicio.
Distribua a bebida pelos copos.
Se quiser junte algumas folhinhas de hortelã.

*Limonada - receita do livro base da Bimby:
1 litro de água
2 ou 3 limões
100 gr. de açúcar (na altura pareceu-me açúcar a mais, mas resultou perfeitamente para esta bebida)
Parta os limões em quartos e retire as sementes, mas mantenha a casca.
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e dê 4 ou 5 golpes de turbo. Coe.

27 de junho de 2011

Manga-Laranja e um raio de sol


No Verão o chá quente é substituído por bebidas mais frescas. Desde os refrescos aos sumos e batidos de fruta tudo é permitido. Este manga/laranja 100% natural cumpriu tudo o que dele se esperava: frescura e sabor. As laranjas e a manga vieram do frigorifico por isso estavam bem frescas, mas pode acrescentar gelo se o calor o pedir.

Ingredientes (para 2 copos de cerca de 300 ml)
3 laranjas
1 manga
1/2 limão
Água q.b.
Açúcar a gosto

Preparação:
Tradicional:
Esprema o sumo das laranjas e do limão.
No liquidificador junte os sumos e a manga descascada e partida em pedaços.
Triture muito bem.
Acrescente água suficiente para perfazer a quantidade desejada e adoce a gosto.
Distribua pelos copos.

Bimby:
Pele as laranjas e do limão retirando toda a pele branca. Parta em quartos e retire as pevides.
Descasque a manga e corte em pedaços.
Junte tudo no copo e programe 2 minutos/vel.9.
Acrescente a água e o açúcar. Misture na velocidade 3.
Sirva.

10 de maio de 2011

Cestos de laranjas e uma compota


As laranjas invadiram a minha casa. São cestos e sacos delas a pedirem para lhes dar uso condigno. comecei por esta compota magnifica em sabor e na cor que adaptei do "Doce de Laranja Doce" da Suzana.

Compota de Laranja
(adaptada de Gourmets Amadores)

Ingredientes:
600gr. de laranjas
400 gr. de açúcar (usei 150 gr. de açúcar gelificante e 250 gr. de açúcar amarelo)
1,8 lt de água
1/2 vagem de baunilha

Preparação:
Com um descascador retire a casca das laranjas (apenas a parte laranja) e corte em juliana muito fininha. Como queria usar o espremedor de citrinos para depois extrair o sumo, retirei apenas parte da casca, em tiras alternadas.
Extraia o sumo das laranjas, podendo reservar todas as cascas e pevides para aproveitar a sua pectina.
Deite o sumo num tacho largo e alto juntamente com 1,2 lt de água e as cascas que cortou em juliana e leve ao lume, a ferver em lume brando, durante cinco minutos.
Acrescente a vagem de baunilha e, enquanto mexe, junte o açúcar.
Deixe ferver em lume médio/alto durante 10 a 15 minutos. O doce vai subir bastante durante este processo, daí ser importante que o tacho seja alto e largo para não extravasar.
Verifique o ponto, deitando um pouco de doce num prato frio. Se passar o dedo, criando uma estrada, sem que o doce volte a unir está pronto.
Retire a baunilha e distribua por frascos esterilizados.

P.S. - Na intenção (boa) de aproveitar a pectina das cascas da laranja, segui as indicações da Suzana no seu post "Doce de laranja doce ou um amor imcopreendido por marmalade", mas sem ter dado a devida atenção ao lume, que estava demasiado alto para o efeito e todo o liquido acabou por evaporar. Resolvi a questão utilizando cerca de 150 gr. de açúcar gelificante, perfazendo a restante quantidade com açúcar amarelo. 

28 de março de 2011

Pudim de citrinos




Este pudim de citrinos esteve meses a fio, juntamente com dezenas, senão já centenas, de receitas marcadas para experimentar, desde que apareceu no blogue da Laranjinha, numa receita do Projecto 4 por 6. Porque a Laranjinha nos habitou a bons sabores vi logo que este pudim tinha que ser especial e saltou logo para a dita lista onde se manteve até há bem pouco tempo. Ficou para repetir de tão agradável que é. Servi-o morno, num almoço domingueiro e foi um óptimo fechar de refeição. O que sobrou foi servido mais tarde fresco e melhor estava. A repetir definitivamente. 

Ingredientes:
25 gr. de manteiga
90 gr. de açúcar
95 gr. de leite
1 ovos
Sumo de 1 limão
raspa de 1/4 de laranja
20 gr. de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
Misture todos os ingredientes no liquidificador ou com  a varinha mágica.
Deite num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º.
Teste a cozedura picando o centro com um palito. Se sair seco está pronto.
No meu forno demorou cerca de 30 minutos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...