20 de outubro de 2014

O pecado numa taça





Um desafio doce e gelado de fazer crescer a água na boca.
Com algumas obras a correr lá em casa, confesso que não sei se deixei passar o prazo do desafio. A simpática carta da Carte D`Or que chegou a acompanhar umas forminhas de silicone, estará guardada entre os muitos papeis que tivemos que encaixotar e eu sou uma cabeça de alho chocho no que toca a fixar datas, mas mesmo assim, com ou sem prazo, o desafio impunha-se. O difícil foi escolher o sabor, mas lá tive que me decidir pelos sabores disponíveis no supermercado, entre os quais não estava a minha primeira escolha, mas são todos tão apelativos que nunca ficaria a perder.
Para mim os gelados ou são servidos, assim, simples numa taça (ou comidos à colherada da própria caixa, porque não?) requerem combinações simples: chocolate (sempre), frutas, crepes, crumbles e estamos bem.
 
 
 
A este Tiramisu escolhi juntar a pureza do chocolate, intensificando-lhe o sabor e o agri-doce dos frutos vermelhos. Difícil foi depois tirar a fotografia num ambiente novo com luminosidades e sombras difíceis a uma hora em que a própria luz natural se começa a esvair depressa demais, quase tão depressa como o gelado teima em derreter (acabei por me esquecer de juntar a caixa do gelado)



Ingredientes:
1 embalagem de gelado Carte D`Or artesanal Tiramisu
1 chávena de frutos vermelhos frescos ou se usar dos congelados, descongele-os à temperatura ambiente
150 gr. de chocolate para culinária
1 colher de sopa mal cheia de manteiga
200 ml de leite
1/2 vagem de baunilha
1 colher de chá de maizena

Preparação:
Comece por derreter 50 gr. de chocolate em banho maria ou no micro-ondas (com cuidado para não queimar). Junte a manteiga e mexa até ficar brilhante.
Distribua o chocolate derretido pelo fundo das forminhas Carte D`Or. A deia é fazer bolachinhas de chocolate, por isso não as encha muito, apenas o fundo. Reserve no frigorifico.
Entretanto abra a vagem de baunilha e raspe as sementes. Deite o leite num tachinho juntamente com as sementes  a vagem de baunilha e leve a levantar fervura. Desligue e reserve. Deixe em infusão durante umas horas. 
Retire a vagem de baunilha, leve o leite de novo ao lume até ferver. Retire do lume e acrescente o restante chocolate partido em bocadinhos. Mexa com a ajuda da colher de pau até o chocolate dissolver. Desfaça a maizena num pouco de leite frio e junte ao chocolate e leve de novo ao lume, mexendo até engrossar (não precisa de ficar muito espesso).
Desenforme as bolachas.
Distribua o chocolate quente pelas taças. Com cuidado junte em cada taça um pedaço de gelado, tentando deixar os lindos picos intactos. Distribua os frutos vermelhos e uma termine com uma bolacha de chocolate.
Sirva de imediato.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...