11 de outubro de 2014

Projecto Marmita Semana 32/2014

Esta semana deliciei-me. Não há como fazer uma pausa na hora do almoço e saborear refeições que nos enchem a alma e nos ajudam, naquela breve hora, a esquecer as preocupações do trabalho.

Segunda-feira
Esta semana começou com uma das minhas marmitas preferidas: legumes assados (curgete, abóbora, beringela e cebola) e queijo feta. Quando a aqueci o queijo derreteu ligeiramente, envolvendo o esparguete e ficou de comer e chorar por mais.
 
Sopa de espinafres + Esparguete com legumes assados e feta.
 
 
Terça-feira
Na terça um petisco apanhado num campo, no Douro: beldroegas. Esta erva é muito estimada na gastronomia alentejana, mas por aqui quase que não consegue fugir ao seu estatuto de erva daninha. Nos últimos anos habituámo-nos a "colher" os nossos legumes e as nossas ervas nos supermercados e nem imaginamos a riqueza que existe por estas estradas e campos fora.  Estas ultimas semanas fui presenteada pela natureza com endro e com estas beldroegas. Basta estarmos de olhos bem abertos e saber o que procurar (não arrisquem se não tiverem a certeza de que erva se trata). E às benditas beldroegas só um ovo escalfado lhes fariam justiça....
 
Sopa de couve branca + Beldroegas estufadas com ovo escalfado + Salada de rúcula, tomate e cenoura.
 
 
Quarta-feira
Estes bolinhos são um aproveitamento de sobras de arroz e de frango assado. São muito versáteis. Podem ser feitos com todo o género de sobras: frango, peixe, carne, legumes .... Parti de uma receita da Hellman`s para usar a maioneses como ingrediente de ligação e ficarm muito bons. Com poucos ingredientes fiz cerca de 8 bolinhos (receita em "As Receitas da Marimita" - marmitas de carne). 
 
Sopa de couve branca + Bolinhos de arroz com salada.
 
 
Quinta-feira
Mais uma refeição deliciosa. Esta foi feita para responder ao desafio do grupo "Quize dias com..." em que o chefe escolhido foi Paul Hollywood. A receita já está no blogue e podem sempre substituir a massa folhada por outra com menos gordura e calorias.
 
Sopa de penca e cenoura + Tarte de cebola e curgete com coulis de tomate assado + Salada de rúcula e tomate.
 
E na sexta não houve marmita.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...