O Outono chegou e para trás já ficaram os doces dias das férias. Agora que os dias vão ficando cada vez mais curtos, sabe bem recordar o céu azul e o mar. Aquecemos, assim, as horas mais frias com os momentos de um Verão azul.
O dia prometia. O céu pintado a aguarela de Setembro convidava a partir. Rumamos a sul, à procura de calor, já que a norte o Verão deixava muito a desejar. Perto de Aveiro fomos surpreendidos pela chuva, mas o sol acabou por aparecer e acompanhou-nos durante o resto da viagem. Seguimos pela auto-estrada até Ílhavo, para a primeira paragem. Uma visita às lojas da Vista Alegre, como não podia deixar de ser. Feitas algumas compras e depois de um breve passeio pelo espaço da antiga fábrica (a vista à fábrica em si ficará para outra oportunidade), seguimos viagem, mas desta vez pelas estradas secundárias. O objectivo é acompanhar a nossa belíssima costa até S. Martinho do Porto.
Ílhavo, Vista Alegre.
A chuva acaba por ficar para trás e em Mira o céu azul recebe-nos de braços abertos.
Paramos para almoçar na Figueira da Foz. Um pequeno passeio pós-almoço pela extensa praia e estamos prontos para seguir.
Nova paragem em S. Pedro de Moel, depois de percorrer a Estrada Atlântica, para admirar o magnifico mar verde-azul.
O ponto de destino aproxima-se, mas antes havemos de parar na mítica praia da Nazaré e abastecer a lancheira com figos e bolachas de amendoim.
Finalmente S. Martinho do Porto e a sua baía calma e solarenga. O descanso é merecido, cada minuto ao sol é saboreado. Esperam-nos dias lentos, preguiçosos, um mar sempre calmo e de águas temperadas, gelados na esplanada, bolas de Berlim na praia, comida boa a deixar saudades de um arroz de tamboril magnifico, num restaurante tão simpático como a baía: O Cantinho do Amigo. Voltando a S. Martinho é certo que repetirei a visita.
Claro que houve tempo para mais uma visitas. Com as Caldas da Rainha tão perto não podia não passar pela Bordalo Pinheiro, provar uma fatia do famoso Pão-de-Ló de Alfeizerão e almoçar numa esplanada com vista para a praia da Foz do Arelho.
E como tudo é que bom passa depressa, lá chegou a semana ao fim. Tempo de regressar, desta vez tomamos a auto-estrada e saímos na Costa Nova para almoçar com tempo de visitar o mercado e trazer umas ameijoas e uma dose de peixe para uma boa caldeirada, mas essa é outra história, ou melhor, outro prato de que falarei mais adiante.
Sem comentários:
Enviar um comentário