16 de outubro de 2014

Pão de uvas Moscatel e funcho


Dia 16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação e, por isso, hoje especialmente, as questões relacionadas com a nutrição e a alimentação devem estar na boca do mundo, numa tentativa de consciencializar as populações para a importância de comer de forma saudável. A esta celebração associou-se também uma outra: o Dia Mundial do Pão. Uma parelha perfeita, já que o pão é o alimento primordial. O mais simples e o mais genuíno símbolo de alimentação.

Em 2006 a Zorra do blogue "1x umruhren bitte aka kotchpof" desafiou os bloguers de todo o mundo para que no dia 16 de Outubro a publicação do blogue, de todos os blogues que quisessem aderir, fosse dedicada ao pão. Uma receita, um texto ou uma fotografia, desde que o pão fosse a estrela do dia. O desafio foi um sucesso e mantém-se vivo desde então. Esta é, por isso, a 9ª edição do World Bread Day a correr na blogosfera. Pode também seguir esta edição no facebook e no pinterest e não se esqueçam de usar ashtag #wbd2014. Ah! E o convite em portugês foi feito pela "Telita na Cozinha", não deixem de visitar porque vale mesmo a pena.

Então, cá estou eu a celebrar, mais uma vez, o maravilhoso mundo do pão. Desta vez partilho convosco um pão de Outono, frutado, aromático e uma boa companhia para uma chávena de chá quente. A massa é um pão de leite muito básico e o recheio foi inspirado numa receita do livro "A Volta ao Mundo em 80 Pratos".



(Fonte: "Livro Base" Bimby e "A Volta ao Mundo em 80 Pratos", David Loftus, Civilização Ed.)
Ingredientes:
250 ml de leite
1 ovo
50 gr. de açúcar
50 gr. de margarina
5 gr. de fermento seco
1 col. de chá de sal
500 gr. de farinha
500 gr. de uvas moscatel
2 colheres de sopa de sementes de funcho Espiga
1 gema de ovo para pincelar



Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby, excepto a farinha e programe 1,30m/37º/vel1.
Adicione a farinha e programe 10seg/vel 6.
Amasse 2min/vel espiga.
Deixe descansar 10 minutos. Divida a massa em duas partes iguais e estenda-as numa superfície enfarinhada, dando-lhes o formato redondo (ou outro que lhe aprouver), espalhe metade das uvas e polvilhe com uma colher de sopa de sementes de funcho. Pode usar uma forma de tarte para melhor acondicionar a massa.
Cubra com  a restante massa e cubra o topo com as uvas, fazendo uma ligeira pressão  para se segurarem na massa e polvilhe com as restantes sementes.
Transfira para um tabuleiro tabuleiro untado e polvilhado e deixe levedar num local morno até dobrar de volume.
Pincele com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos ou até o pão estar cozido e o topo se apresentar com uma cor dourada.

 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...