Mostrar mensagens com a etiqueta Saladas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saladas. Mostrar todas as mensagens

27 de outubro de 2017

Tão simples...


Enquanto o Outono teima em querer ser Verão, as saladas ainda vão chegando ao prato.

Ingredientes:
1 maçã, descaroçada e fatiada
1 cenoura pequena ralada
Couve branca em juliana, a gosto
Alho francês finamnete fatiado, a gosto
1/4 de chávena de quinoa vermelha cozida
1 peito de frango assado
Uvas passa a gosto
Molho:
1/4 chávena de iogurte natural
2 colheres de sopa de Azeite
1 colher de chá de Mostarda
Oregãos a gostos
Sal e pimenta preta, a gosto

Preparação:
Junte todos os ingredientes para o molho num frasco (retifique as quantidades a seu gosto) e agite bem até estar bem misturado.
Coloque os ingredinetes da salada numa taça e regue o com o molho.
Se quieser usar a salada para a marmita grelhe a maçã, para evitar que oxide. Como esta salada não tem folhas verdes pode colocá-la na marmita já com o molho misturado.

22 de abril de 2016

A cor da Primavera



Como tem sido difícil manter o blogue ativo! Não é por falta de receitas, que as há lá por casa, mas mais pela preguiça e falta de disponibilidade para a fotografia e, por outro lado, pela necessidade de estabelecer outras prioridades. Agora que os dias estão mais luminosos, torna-se mais fácil aproveitar a luz do dia para fotografar no meu modo muito básico, sem muitos adereços para lavar e arrumar (ando assim, meia preguiçosa e a precisar de simplificar ao máximo), por isso pode ser que acabe por aparecer mais por aqui.
Entretanto, aproveitei o desafio da Marta do blogue "Intrusa na Cozinha", que nos vem desafiar, a cada mês, a cozinhar com um ingrediente da época. Para começar vamos celebrar a Primavera com ervilhas. Normalmente uso ervilhas congeladas o ano todo (acho que nunca encontrei á venda ervilha de debulhar, por aqui) e quando é a época nunca resisto a umas ervilhas tortas. Desta vez trago uma salada completa para nos alegrar a mesa. Bem-vinda Primavera!  



Ingredientes (para 1):
1/4 de chávena de quinoa
1/2 chávena de água
1/4 de ervilhas (frescas ou congeladas)
1 mão cheia de rúcula
1 cenoura roxa assada (opcional)
1 ovo escalfado
Rebentos de beterraba, a gosto (opcional)
Cebola roxa, a gosto
1 rabanete
Salsa e hortelã, só as folhas
Vinagrete a gosto para temperar

Preparação:
Comece por lavar a quinoa num passador sob água corrente e abundante.
Escorre bem toda a água e deite a quinoa num tacho juntamente com a àgua.
Deixe levantar fervura em lume médio/forte, mantendo o tacho destapado. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a quinoa ter absorvido toda a água. Deixe descansar mais uns minutos e mexa com um garfo para soltar os grãos. Reserve.
Coza as ervilhas em água e sal, durante 5-6 minutos (usei ervilhas congeladas). Coe e reserve.
Prepare o ovo escalfado (este continua a ser o meu método preferido): parta o ovo para uma taça.
Leve um tachinho com água e uma colher de sopa vinagre a ferver. Quando começar a ferver, mexa no centro com uma vara de arames, até formar um remoinho e deite o ovo para o centro do remoinho. Reduza ligeiramente o lume e, se necessário, com uma colher de pau vá mantendo a clara junto do ovo. Deixe cozinhar 1 minuto, só até a clara ficar opaca, se quiser a gema liquida, senão deixe cozer mais 2 minutos.
Com uma escumadeira retire o ovo e coloque-o sobre papel de cozinha. Reserve.
Prepare a salada: numa taça ou prato fundo coloque a quinoa, a rúcula, a cenoura cortada em cubos, a cebola e o rabanete finamente cortados em rodelas. Envolva.
Acrescente as ervilhas e o ovo.
Tempere a gosto, polvilhe com as folhas de salsa e hortelã picadas e sirva em modo Primavera.  


Esta receita na marmita:


Mais receitas com ervilhas:




8 de janeiro de 2016

De verde se faz o meu prato


Nestes dias em que as saladas frias não apetecem muito, recorro mais vezes aos vegetais cozidos e salteados para compor as minhas refeições ou até para fazer deles o meu prato principal. Não fora a curgete, que tem a sua época no Verão, esta taça estaria cheia de ingredientes da época: o brócolo (de que aproveitei para esta receita apenas as folhas, porque no brócolo tudo se aproveita, sabiam?), a cebola e as nozes. Uma delicia que acompanhei com puré de batata doce, mas quem preferir pode acrescentar-lhe arroz integral, um ovo cozido ou escalfado ou carne branca grelhada.

Se gostam de dar preferência às frutas e legumes de cada época, vejam aqui o calendário anual.


Ingredientes:
1/2 cebola pequena
1 molho de couves de brócolo
1/2 curgete grande,
1 chávena de lentilhas verdes cozidas
3 a 4 nozes
1 colher de chá de sementes de sésamo
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
Sal q.b.

Preparação:
Corte a cebola em meias luas, as couves em tiras e a curgete em fatias muito finas.
Esmague o dente de alho e deite-o numa frigideira juntamente com um fio de azeite. Aqueça o azeite até começar a sentir a fragrância do alho. Retire o alho e grelhe as fatias de curgete até amolecerem. Reserve.
Acrescente mais azeite se necessário (cozinhe com a menor quantidade de gordura possível) e junte a cebola, deixando refogar até amolecer.
Junte, então, as couves e salteie por 4 a 5 minutos em lume médio e, finalmente, as lentilhas. Envolva, deixe cozinhar mais um minuto e sirva polvilhado com as nozes e as sementes de sésamo.





19 de março de 2015

Trigo sarraceno com espigos


Quando era criança em casa dos meus pais havia um quintal, dividido em seis talhões, um para cada vizinho. No nosso espaço tínhamos um galinheiro e uma coelheira, que nem sempre estavam ocupados e quanto á terra, dependia um pouco da disponibilidade e vontade da minha mãe, mas por vezes lá saiam umas cebolas, alhos e feijão verde. O que nunca faltava era erva-cidreira e couve galega, sim, a do caldo verde e que agora lhe foi reconhecido um super estatuto nutricional. A sopa que mais se comia, era, por isso, o caldo verde ou a "sopa de couve esfarrapada". Quanto aos espigos ou grelo de couve, acho que iam para as galinhas e só muito mais tarde os comecei a usar principalmente no arroz.
Este fim-de-semana, como nos tinham oferecido alguma couve galega, além da sopa da minha infância, pensei em usá-la para a marmita e se o pensei, melhor o fiz. Estava a pensar cozer um pouco de trigo sarraceno para variar as refeições e então pensei porque não juntar os dois e em vez de arroz de espigos fazer um trigo sarraceno de espigos. Abençoadas as hortas e quem as cultiva e partilha estes tesouros.


Ingredientes:
1/2 chávena de trigo sarraceno
1 chávena de água (podem aproveitar a água de cozedura dos espigos)
Espigos (se não tiverem muitos, podem acrescentar couve)
1 cebola roxa, finamente fatiada
1 dente de alho, fatiado
3 tomates cereja, cortados em metades
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Coza os espigos em água e sal até ficarem tenros. Coe, reserve a água para cozer o trigo sarraceno e passe os espigos por água fria para pararem de cozer.
Toste ligeiramente o trigo sarraceno numa sertã e transfira para um tacho, cubra com a água e assim que levantar fervura reduza o calor para o minimo e deixe cozer por 15 minutos.
Novamente na sertã, deite um fio de azeite, o alho laminado e a cebola fatiada, deixe refogar ligeiramente até a cebola começar a ficar translucida e junte os espigos (corte os caules a meio se necessário). 
Tempere com um pouco de sal.
Deixe saltear em lume médio, mexendo sempre com a colher de pau, durante 4 a 5 minutos.
Junte o trigo sarraceno e os tomates e envolva. 
Deixe mais uns minutos em lume médio até os tomates amolecerem um pouco. 
Prove e retifique o sal.
Sugestão para servir: acompanhe com ovo escalfado.

3 de março de 2015

Frango grelhado com salada de milho e tomate cereja - 15 dias com ... Kiko Martins



O convidado desta quinzena do "Quinze dias com..." "é um viajante e é dessas viagens que nasce a sua cozinha. Uma explosão de cores e sabores tornam-na tão rica e interessante quanto ele próprio, que mais do que uma vez largou o conforto do conhecido por uma nova aventura. Português, nascido no Rio de Janeiro, tem uma ambição: comer o mundo." Trata-se de ... Kiko Martins.

As receitas deste chefe vencem pela simplicidade. São perfeitas para uma refeição rápida, mas nem por isso pobre em nutrientes e ficam maravilhosamente nas marmitas.

(Fonte: Chef Kiko Martins)
Ingredientes:
1 peito de frango (usei um bife de frango cortado em tiras)
1 lata pequena de milho
Tomate cereja q.b.
1 lima
2 colheres de sopa de azeite
1 mão cheia de coentros
Sal q.b.
Azeite
Tabasco q.b (substituí por uma pitada de piri-piri em pó)

Preparação:
Aqueça o grelhador, tempere o frango com azeite (se usar peito de frango abra-o a meio), assim que o grelhador estiver bem quente, cozinhe o frango, deixando-o dourar de todos os lados.
Retire, tempere com sal (e pimenta e tabasco, se assim quiser).
Numa taça coloque o milho bem escorrido e o tomate cereja cortado a meio.
Tempere com azeite, sal, pimenta, raspas e sumo de lima e misture tudo.
Junte uma pitada de piri-piri (ou umas gotas de tabasco) e os coentros picados.
Sirva o frango com a salada e mais umas folhas de coentros.


4 de fevereiro de 2015

15 dias com o chef .... Beterraba assada com vinagrete de laranja



A receita pedia dois tipos de beterraba e ambas bébé, mas já me apercebi que por cá, se quiser "baby veggies" ou variedades diferentes do que habitualmente se encontra nos supermercados, terei que começar a plantar em casa para ter a variedade que quero e colher no tamanho que quero, o que não me parece que seja algo que vá acontecer, pelo menos nos tempos mais próximos. 
Claro, que isto acaba por ser um pequeno pormenor, porque na falta das beterrabas amarelas e na falta de "baby beets", usamos as beterrabas mais comuns, escolhemos as mais perfeitas e pequenas, adaptamos um pouco e o importante é que o sabor está todo lá.

A beterraba e a laranja são, para mim, uma combinação perfeita, que nesta receita é valorizada pelo vinagrete que a tempera. Se quiserem fazer deste prato uma refeição, acrescentem-lhe uma proteína, seja queijo, seja uma leguminosa e algumas sementes a gosto. Eu acrescentei-lhe feijão branco e trigo sarraceno e abri a semana de marmitas com ela. 

Esta salada vem na sequência do desafio quinzenal do grupo "Quinze dias com...", em que o chefe estrela é Curtis Stone, um australiano que "começou a cozinhar aos quatro anos com a sua avó e apaixonou-se pela comida desde então. Apesar de ter estudado Gestão, começou a trabalhar em restaurantes aos dezoito e tem seguido uma carreira brilhante enquanto chefe."  



Ingredientes:
4 beterrabas pequenas
2 raminhos de tomilho fresco
2 dentes de alho
1 chalota cortada a meio
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de água
Sal e pimenta a gosto (só usei sal)
Espinafres a gosto (rúcula no original)
Para o vinagrete:
2 laranjas
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de chalota finamente picada
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque as beterrabas bem lavadas no centro de um quadrado de papel de alumínio, juntamente com a chalota, o dente de alho e o tomilho.
Forme um embrulho, deixando-o aberto. Junte o azeite e a água e tempere com sal e pimenta. 
Leve a assar até a beterraba estar macia: deverá conseguir espetar nas beterrabas, sem dificuldade, a ponta de uma faca afiada (o tempo depende do tamanho da beterraba, sendo médias/grandes conte com cerca de 45 minutos, pelo menos).
Retire do forno, deixe arrefecer e pele (na receita original as beterrabas são servidas com a casca, mas embora goste imenso de batata assada com casca, por exemplo, na beterraba tenho o hábito de a descascar).
Raspe a casca de 1 laranja para uma tigela de tamanho médio.
Corte os topos das laranjas e, com uma faca bem afiada, toda a casca, incluindo a parte branca, fazendo cortes de cima a baixo, acompanhado a curvatura da laranja.
Segue as laranjas (uma de cada vez, claro) sobre uma tigela e comece a cortar os gomos, separando-os da membrana (pele): faça um corte ao longo das membranas de cada lado do gomo, retire os gomos e coloque-os na tigela.
Com o que sobrou das laranjas, esprema até conseguir uma colher de sumo e deite sobre a tigela onde tem a raspa. Junte o vinagre, a chalota e a mostarda e, aos poucos, o azeite, mexendo bem para emulsionar.
Tempere a gosto com sal e pimenta.
Coloque as beterrabas cortadas em quartos no centro de um prato juntamente com os gomos de laranja, cubra com as folhas de espinafres e regue com a vinagreta.

1 de fevereiro de 2015

Dia 1 na Cozinha com uma salada de lentilhas



O tema para esta edição do "Dia 1 na cozinha" não podia ser mais apropriado para nos ajudar a recuperar dos excessos das festas. Pedem-nos para apresentar um prato vegetariano, o que para mim é, só por si, uma festa. Embora goste imenso de carne e de peixe, a verdade é que era capaz de passar muitas refeições sem nenhum destes ingredientes e faço-o muitas vezes, especialmente nos meus almoços de marmita. Entre legumes, de tantos sabores e as leguminosas e os cereais há uma imensidão de ingredientes com os quais podemos fazer refeições deliciosas, cheias de sabor e nutritivas. 
Para esta edição escolhi como ingrediente principal uma proteína vegetal riquíssima: as lentilhas. Normalmente uso-as na sopa, em substituição da batata (além de mais ricas em nutrientes, têm menos calorias), mas ficam também muito bem em saladas. Querem provar? 



Ingredientes:
1 chávena de lentilhas verdes
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
1 cebola pequena, cortada em quartos
2 talos de aipo
Folhas de hortelã picadas*
Tomates cereja
1 punhado de avelãs
1 dente de alho picado
1 pitada de malagueta
Folhas de salsa q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.


Preparação:
Comece por cozer as lentilhas, em água e sal, juntamente com a cebola, o louro e o tomilho, durante 20 a 25 minutos. Coe a água, descarte as ervas e a cebola e reserve.
Toste as avelãs num sertã bem quente, voltando-as de vez em quando e coloque-as no meio de um pano de cozinha. Esfregue o pano para soltar o máximo de peles que conseguir. Reserve.
Numa sertã deite um fio de azeite, o alho picado, a malagueta a gosto e o aipo cortado em bocadinhos. 
Quando o alho começar a libertar o seu aroma e o aipo começar a ganhar cor, junte as lentilhas, bem escorridas e as folhas de hortelã. Envolva, acrescente azeite se necessário e deixe "fritar", até as lentilhas absorverem o azeite e ficarem crocantes.
Deixe arrefecer e sirva com tomate cereja em metades, as avelãs e as folhas de salsa.

*quando tenho ervas aromáticas que sei que não vou usar, pico-as e coloco em cuvete de gelo. Cubro-as com água ou com azeite, se for uma erva que vá usar em refogados ou temperos de saladas (coentros, oregãos ou manjericão, por exemplo) e congelo.


14 de novembro de 2014

Cuscuz de couve-flor com chili e menta

 
As receita simples são, a maioria das vezes, surpreendentes. Esta couve-flor a querer imitar o cuscuz ficou mesmo deliciosa, assim, simples, como salada e depois acompanhada com ovo escalfado para uma refeição mais suculenta. Usei caldo de frango caseiro e maior quantidade, o que fez com os legumes levassem mais tempo a absorve-lo e ficassem com um cor mais dourada, em vez do branco da couve-flor. Quanto ás folhas de hortelã e manjericão utilizei congeladas (pico as folhas e coloco-as em cuvetes de gelo cobertas com água), o efeito não é o mesmo, mas o aroma está lá. 



(Fonte: Lorraine Pascale)
Ingredientes:
1 couve-flor grande
2 cebolas roxas, fatiadas
2 dentes de alho fatiados
2 chilis vermelhos, picado e sem sementes (usei um pouco de malagueta vermelha seca)
1 pimento vermelho, sem sementes, em cubos pequenos
4cm de gengibre, sem casca e picado
100 ml de caldo de galinha (usei um pouco mais, daí a cor do meu cuscuz)
Óleo em spray (usei azeite)
Sumo de 1 limão
1-2 colheres de sopa de óleo de sésamo (opcional - não usei)
Sal q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b. (não usei)
Folhas de menta e de manjericão para servir

Preparação:
Prepare a couve-flor, descartando os caules e folhas. Corte a couve em pedaços grosseiros e coloque no robot de cozinha e triture, pulsando, até obter o aspeto do cuscuz (na Bimby use a velocidade 5 até ouvir o som mudar). Reserve.
Usando uma sertã bem larga, aqueça-a em lume médio e unte com o óleo em spray ou com um fio de azeite.
Frite a cebola por 3 a 4 minutos até amolecer, mas sem escurecer. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto.
Junte, de seguida, o pimento, o chili e o gengibre e cozinhe por mais uns minutos. Junte a couve-flor e o caldo e cozinhe por 10 a 12 minutos até a couve-flor estar macia e sem o sabor cru.
Regue com o sumo de limão, tempere com sal e pimenta.
Transfira para um prato de servir, regue com o óleo de sésamo e polvilhe as folhas de menta e manjericão.

27 de outubro de 2014

Salada de manga e coentros

 
 
Há custa de um certo arroz de tamboril bem perfumado de coentros, acabei por me tornar uma grande apreciadora desta erva, que raramente entrava na minha cozinha e quando ao folhear o livro "O Dicionário dos Sabores", um dos que gosto de ter no sofá para ir passando os olhos, e me deparei com a menção desta combinação manga/coentros não hesitei nem um instante para experimentar esta salada, tanto que as mangas estavam num ponto de maturação ideal para esta receita e a um preço bem convidativo.

(Inspiração: "O Dicionário dos Sabores", de Niki Segnit, Ed. Lua de Papel)
Ingredientes:
1 manga madura, mas firme
Alface ou rúcula q.b.
1/2 cebola roxa finamente fatiada
1 colher de chá de alcaparras
1 mão cheia de coentros frescos picados
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Sumo de limão q.b.


Preparação:
Com uma faca de chefe, bem afiada, corte a manga em duas metades, fazendo um corte no sentido do comprimento, bem rente ao caroço.
De seguida, com uma faca mais pequena, faça cortes paralelos na polpa, até quase à casca e com cuidado passe a lâmina da faca rente às casca, soltando, assim, os pequenos quadrados de polpa de manga (reserve o sumo que se libertar).
Numa saladeira coloque a alface ou rúcula (ou ambas), junte a polpa da manga, a cebola e as alcaparras. Envolva com cuidado.
Numa pequena taça faça o molho a gosto para a salada com azeite, sumo de limão, sumo de manga e flor de sal. Emulsione e regue a salada. Polvilhe com os coentros.  

24 de setembro de 2014

Grão salteado com cogumelos

 
Para esta quinzena de "Quinze dias com ... " o chefe escolhido foi o chefe do turbante: Chakall. As suas receitas são simples e cheias do aroma das especiarias e ervas aromáticas. A receita que escolhi brindou a minha primeira marmita depois de um merecido período de férias.
Só fiz alterações nas quantidades dos ingredientes, acrescentando a quantidade de cogumelos e reduzindo um pouco os cominhos, especiaria presente na cozinha tradicional portuguesa, mas que uso com muita moderação por achar muito forte em aroma e sabor. O resultado final foi uma salada deliciosa, quente ou fria e gostei tanto que até já a imaginei transformada numa sopa cremosa para aquecer naqueles dias bem frios ou num paté para uma entrada num jantar de convívio.
 
 
 
Fonte: "Natural by Chakall", Oficina do Livro
Ingredientes:
1 lata de grão cozido, escorrido
200 gr. de cogumelos frescos
1 colher de sobremesa de cominhos moídos
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
2 dentes de alhos picados
1 cebola picada
1 colher de sopa de salsa fresca picada
3 colheres de sopa de azeite
Raspa e sumo de um limão
Sal q.b.

Preparação:
Lamine os cogumelos.
Leve ao lume uma frigideira com o azeite e adicione a cebola e o alho picado.
Deixe refogar durantes uns minutos e acrescente o grão. Salteie por cinco minutos.
Junte os cogumelos e salteie.
Acrescente os temperos e sirva.

21 de setembro de 2014

Salada de legumes assados


Com o Outono a entrar-nos pelas portas dentro vamos começar a servir saladas mornas cheias de cor e vitaminas.

Ingredientes:
Alho francês
Abóbora manteiga
Curgete
1 dente de alho
Tomate cereja
Queijo Feta
Cebolinho
Salva
Outras ervas aromáticas a gosto.
Azeite
Flor de sal



Preparação:
Num tabuleiro coloque o alho francês cortado em 4 no sentido do comprimento, a abóbora descascada e cortada em palitos grossos e a curgete também cortada em palitos.
Regue com um fio de azeite, junte um dente de alho picado e ervas aromáticas.
Cubra com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante 20 a 30 minutos, ou até os legumes estarem macios, mas não desfeitos.
Sirva-os polvilhados com queijo feta desfeito e cebolinho picado e acompanhados de tomate cereja em metades e 1 folha de salva.
 
Sugestão: asse também os tomates, mas junte-os apenas a metade do tempo.
 

22 de agosto de 2014

Salada de ervilhas, menta e feta



Nestes "Quinze dias com ..." foi escolhido o chef Bill Granger, um chef australiano, autodidata e apreciado pela simplicidade e familiaridade das suas receitas. Para esta quinzena escolhi uma receita simples e apropriada à época: uma salada verde de ervilhas e menta. Ora vejam:

Fonte: "Every Day", Bill Granger
Ingredientes (para 4):
200 gr. de ervilhas (usei congeladas)
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola, picada (usei cebola roxa em rodelas)
2 colheres de chá de mostarda Dijon
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (usei vinagre balsâmico)
1 colher de sopa de mel
Sal q.b.
Pimenta moída na hora q.b.
35 gr. de pistachios, grosseiramente picados (usei amêndoa sem pele)
1 mão cheia de folhas de menta
50 gr. de folhas de espinafre bébé
75 gr. de queijo  feta

Preparação:
Branqueie as ervilhas em água a ferver por 2 minutos (se usar ervilhas congeladas, siga as instruções da embalagem) e esfrie imediatamente em água fria.
Aqueça uma sertã em lume médio, acrescente 1 colher de sopa de azeite e cozinhe a cebola, mexendo, durante de 5 minutos ou até estar suave.
Misture os ingredientes do molho: o restante azeite, o vinagre, mostarda, mel, sal e pimenta.
Misture as ervilhas, amêndoas e cebola numa saladeira e regue com o molho.
Acrescente as folhas de espinafres e menta e o feta desfeito.

16 de agosto de 2014

Salada de pêssego

 
 
É a segunda salada com pêssego que trago este Verão. Os pêssegos são uma fruta preciosa, aromática, a saber e a cheirar a Verão. Nesta altura do ano estão muitas vezes presentes no meu pequeno-almoço, nos meus batidos e nas minhas saladas, daí a não resistir a mais uma. Uma salada perfeita para acompanhar qualquer refeição, servida com ervas aromáticas frescas e um molho simples, não muito calórico, que para mim tem que vir "on the side"! E porque não fazer desta salada o acompanhamento perfeito para uma pizza Dr. Oetker?


Ingredientes:
1/4 de couve roxa
1/4 de couve branca
Rúcula q.b.
1/2 alho francês (só a parte branca)
1 pêssego
Passas, a gosto
2 hastes de tomilho fresco
2 cebolinhos
2 folhas de estragão
Azeite q.b.
Sumo de limão q.b.
Mostarda q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Corte as couves em juliana e o alho francês em rodelas finas.
Corte o pêssego em fatias e grelhe ligeiramente, de ambos os lados, numa sertã bem quente (ou coloque as fatias sob a grelha do micro-ondas).
Numa saladeira coloque as folhas rúcula, as couves e alho francês, distribua as passas e junte as fatias de pêssego.
Polvilhe com as folhas de tomilho, o cebolinho e o estragão picados.
Faça o molho juntando os ingredientes a gosto numa taça e mexendo bem para emulsionar
 
***
Tempo de preparação: 20 minutos
Dificuldade: Fácil
Vegetariano: sim
Para crianças: sim
Ingrediente Principal: vegetais
Nº de doses: 1
Prato: Acompanhamento
Marmita: sim (molho à parte)

9 de agosto de 2014

Uma salada refrescante


 
São os dias de Verão que mais me puxam para a cozinha para fazer receitas simples e saudáveis. Deixo os estufados e guisados, quentes e reconfortantes, e passo para os pratos leves, mas cheios de cor e sabor, polvilhados de ervas aromáticas que todos os anos teimo em ter na varanda, mesmo que o vento e o ar da maresia teimem em secá-las.
Os campos enchem-se de legumes frescos e de frutos deliciosos. Aproveito ao máximo cada um e nunca falta uma grande taça  de salada ou uma travessa de legumes grelhados na mesa. Todos os anos há o dia da inauguração do churrasco. O primeiro grelhado na brasa é sempre um acontecimento e a partir daí o D. não lhe dá mais descanso, sendo o peixe o principal ingrediente. Almoça-se ao ar livre sempre que se pode.
Para este Sábado de receitas saudáveis trouxe à mesa do "Limited Edition" umas sardinhas da nossa costa, gordinhas e cheias de mílharas assadas na brasa e uns legumes grelhados e pão de milho a acompanhar. Não há nada mais simples e saboroso, ora vejam:


 
Salada de vegetais grelhados e pão de milho
Ingredientes:
1 a 2 fatias de pão de milho por pessoa
1 curgete fatiada no sentido do comprimento
1 pimento verde às tiras
1 cebola às rodelas
1 mão cheia de tomate cereja em metades
Alguns raminhos de couve-flor previamente cozida (opcional)
Ervas aromáticas a gosto (usei tomilho e alecrim)
1 dente de alho picado
Azeite q.b.
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Flor de sal q.b.
 
Preparação:
Coloque os legumes preparados numa taça grande e tempere com as ervas, o alho, o sal, azeite e o vinagre.
Envolva com as mãos e deixe repousar por alguns minutos para que os temperos tomem o sabor das ervas.
Entretanto aqueça o grelhador, pincele com azeite e grelhe o pão. Reserve numa travessa.
Comece depois a grelhar os legumes começando pelo pimento, cebola, curgete e tomate.
À medida que ficam grelhados, vá retirando e colocando na travessa.
Regue com a marinada que ficou na taça.
Sirva a sardinha sobre o pão acompanhada dos legumes.

30 de julho de 2014

Salada em modo quase Verão

 
 
Não me canso das refeições leves destes dias. É certo que não dispenso um prato de sopa ao almoço, mais ou menos quente conforme a temperatura do dia, mas o prato que se segue há-de ser leve e fresco como este. A morno ou a frio, com esparguete ou outra massa, temos refeição com energia suficiente para enfrentar uma tarde de trabalho.


Ingredientes (1 dose):
1 pêssego
150 gr. de cogumelos brancos laminados
1 alho francês pequeno, sem rama
1 dente de alho picado
Flor de sal q.b.
Sementes de Funcho Espiga, a gosto
Azeite q.b.
Esparguete q.b.

Preparação:
Coza o esparguete, em água abundante e sal, al dente. Coe e reserve.
Corte o pêssego em fatias com cerca de 1 dedo de grossura.
Corte o alho francês em rodelas grossas.
Aqueça uma frigideira anti-aderente, pincele só com um pouco de azeite e grelhe as fatias de pêssego, polvilhadas com o aneto, deixando ganhar côr de ambos os lados. Reserve.
Acrescente uma colher de sopa de azeite, junte o alho picado e quando o alho começar a libertar o seu aroma, junte os cogumelos e o alho francês, tempere com flor de sal e aneto e deixe alourar em lume médio, sem queimar.
 
***
Tempo de preparação: 20 minutos
Dificuldade: Fácil
Vegetariano: sim
Para crianças: sim
Ingrediente Principal: vegetais
Nº de doses: 1
Prato: prato principal
Marmita: sim

8 de julho de 2014

Quinze dias com António Carluccio: Panzanella


Quinze dias com o chefe Antonio Carluccio. Um chefe que desconhecia. Apaixonado por cogumelos, cozinha regional italiana e pelos seus vinhos. Dedicou-se à restauração durante dez anos em Londres, mantendo a sua ligação à área através da criação de menus e da formação culinária. Escreveu diversos livros, o primeior em 1983 que coincidiu com uma presença na BBC onde falou sobre a tão afamada gastronomia mediterrânica. Os seus pratos são simples, muito simples e pela descrição das receitas saborosissimos. Comecei por preparar esta leve salada de pão e tomate, dois ingredientes que adoro e ainda por cima polvilhados com os oregãos da minha pequena horta. Diz Carluccio que esta salada deve ser acompanhada de um vinho branco fresco, mas eu dei-lhe as voltas e fiz apenas uma fatia para acompanhar a minha sopa de Domingo à noite.
Como não tinha pão de granary (farinha que já tentei encontrar, mas nunca consegui), usei um pão rústico.


(Fonte: aqui)
Ingredientes (4 doses):
8 fatias de "fresella" ou de pão de granary
8 tomates maduros pequenos
4 pitadas generosas de oregãos secos
2 dentes de alho picados finamente
4 colheres de sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:
Podemos fazer a nossa própria "fresella", cortamos fatias grossas de pão de granary com cerca de 4 cm de grossura e levamos ao forno pré-aquecido a 160º por 15-20 minutos. As fatias não devem queimar, apenas ficarem estaladiças e secas.
Deixar arrefecer e guardar num local seco.
Sempre que quiser usar "fresella", passe as fatias por água fria corrente por alguns segundos, para as molhar mas não ensopar.
Escorra a água e coloque as fatias num prato grande.
Pique os tomates e distribua-os pelas fatias de pão, juntamente com os sucos e sementes. Se tiver tomates muito maduros, desfaça-os com as mãos sobre o pão.
Polvilhe com os oregãos, sal e alho e regue com azeite.

5 de junho de 2014

Para estudantes ... e não só!




Os blogues "A Cozinha da Ovelha Negra" e "Coisas e Coisinhas"   juntaram-se num projecto a que chamara, "há vida para além da massa de atum" e além de publicarem uma receita todas as quintas-feiras ainda nos desafiam mensalmente para participarmos no projeto criando refeições de acordo com um determinado tema. Este mês o tema foi escolhido pelo blogue "Sweet Little Things": porque estamos em época de exames, vamos cozinhar para estudantes "Época de exames - para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite".
Ora, este tema deixou-me a pensar pro diversos motivos. Primeiro faz muitos anos que deixei de ser estudante, ou melhor, que deixei a universidade, porque estudar tenho que estudar quase todos os dias, assim o impõe a profissão que escolhi e assim tenho que fazer se quero ser uma boa profissional. Segundo, nos meus tempos de estudante eu era ainda bem esquista no que toca a comida. Não vivi a aventura de sair de casa para estudar, por isso tinha sempre as comidinhas da mãe, pelo menos ao jantar e para mim havia muita vida para lá da massa com atum. É que não gostava nem de uma coisa, nem de outra e não gostava de comer na cantina. Lembro-me que a partir de certa altura comecei a levar umas sandes de casa e fruta e almoçava com outras amigas em qualquer sala de aula que estivesse vazia,  enquanto íamos conversando e estudando (ok...era mais conversa!).
Se não houvesse comida de casa para mim só havia uma alternativa: croissant com manteiga (queijo e fiambre também não me serviam) e leite achocolatado no bar da faculdade. Felizmente, hoje em dia a minha alimentação diversificou-se e enriqueceu. Mal concebo uma refeição que não seja acompanhada de uma boa salada ou de uma quantidade generosa de legumes, por exemplo. Reconheço na alimentação um meio para o meu bem-estar. Por isso a minha sugestão para este desafio está cheia daquilo que eu não comia nos meus tempos de estudante, mas é um prato repleto de nutrientes e energia para quem está  a fazer os últimos esforços do ano lectivo. Pode ser preparado em maiores quantidades e guardado no frigorifico por 2 ou 3 dias.



Salada de grão, beterraba  e ovo

Ingredientes:
1 lata de grão, escorrida
1 molho de beterrabas com rama*
1 cebola
1 ovo cozido por refeição**
Sálvia ou outra erva aromática a gosto
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
Sal q.b.

Preparação:
Coza as beterrabas e pele. Reserve. (Normalmente cozo na panela de pressão ou se o forno está ligado coloco-as sobre papel de alumínio, rego com um fio de azeite e acrescento algumas ervas aromáticas e um dente de alho, fecho o papel e levo a ssar. Demora cerca de 40 minutos, dependendo do tamanho da beterraba).
Numa frigideira coloque o azeite e o dente de alho esmagado. Aqueça o azeite em lume médio/alto até sentir o aroma do alho.
Reduza o lume e acrescente a cebola cortada em rodelas finas. Deixe alourar, mexendo de vez em quando e quando começar a ganhar cor, junte o grão.
Continue a mexer, por mais 2 ou 3 minutos, em lume médio, até a o grão corar e acrescente as folhas de beterraba e envolver.
Deixar ao lume por mais 2 ou 3 minutos, as folhas devem quebrar como o espinafre, mas manter-se crocantes.
Tempere de sal.
Sirva com o ovo cozido e polvilhado com ervas a gosto.

*Pode ser substituída por beterraba já cozida, de compra, e rúcula
**Os ovos cozidos aguentam alguns dias no frigorifico, desde que com a casca. Finalmente foi desmistificada a ideia  de que o ovo tem que ser ingerido com parcimónia. Afinal é um alimento extremamente completo e saudável. Vejam mais aqui.


***
Tempo de preparação: 10 minutos (+ 30 a 40  minutos para cozer a beterraba) 
Dificuldade: Fácil
Vegetariano: sim/não vegano 
Para crianças: sim
Ingrediente Principal: vegetais
Nº de doses: 4/ Doses: 4
Prato: prato principal / Plate: main dish
Marmita: sim / Lunchbox: yes

31 de março de 2014

Salada de folhas verdes com morango, tomate-cereja e hortelã / Green leaves salad with starwberry, tomato cherry and mint


Para mim uma pizza deve acompanhar com uma salada. Quanto mais leve, fresca e aromática melhor, para compensar a intensidade dos queijos e dos sabores da Pizza. E é com esta salada tão simples que retribuo o convite da Dr. Oetker Portugal para participar no desafio "Ristorante acompanha bem com". A pizza escolhida foi a Ristorante Samone Tonno e Scampi.

To me a pizza must be eaten with a salad on the side. As much as light, fresh and scent as it can be to balance the intensity of cheeses and pizza flavours. Ando it is with this so simple salad that I accept the invitation of Dr. Oetker Portugal  to participate in the chalenge "Ristorante pairs well with". The chosem pizza was the Ristorante Samone Tonno e Scampi.

Ingredientes:
1 mão cheia de rúcula
1 mão cheia de espinafres
6 morangos
6 tomates-cereja
Algumas folhas de hortelã (ou de manjericão)
Flor de sal q.b.
Azeite q.b.
vinagre balsâmico q.b.

Preparação:
Lave e seque as folhas verdes, retirando os caules mais grossos ou compridos.
Lave os morangos e os tomates, retire os pedúnculos e parta os morangos em fatias e os tomates em metades ou em quartos se forem grandes.
Cubra o prato de servir ou uma saladeira com as folhas, por cima disponha os tomates e os morangos e polvilhe com as folhas de hortelã.
Tempere com flor de sal e um vinagrete de 2 partes de azeite e 1 de vinagre balsâmico.



Ingredients:
1 hanfull of arugula
1 handfull of spinach
6 starwberries
6 tomatoes cherry
Some mint leaves (or basilic)
Fleur de salt q.b.
olive oil q.b.
Balsamic vinegar

Preparation:
Wash and dry the green leaves, cuting of the larger stems.
Wash the starwberries ant tomatoes, take of the leaves and cut the strawberries in slices and the tomatoes in halves or quarters if they are big.
Cover the plate or salad bowl with the leaves, on the top of them arrange tomatoes and strawberries and spread with the mint leaves.
Season with the salt and a vinaigrette made with 2 parts of olive oil and 1 part of balsamic vinegar.

***
Tempo de preparação: 15 minutos / Preparation time: 15 minutes
Dificuldade: Fácil / Dificulty: Easy
Vegetariano: sim / Vegan: yes
Para crianças: sim/ For children: yes
Ingrediente Principal: vegetais / Main ingredient: vegetables
Nº de doses: 2/ Doses: 2
Prato: salada / Plate: salad
Marmita: sim / Lunchbox: yes

11 de fevereiro de 2014

Só uma salada / Just a salad



As receitas, se assim lhes quisermos chamar, andam de boca em boca. Muitas vezes nem são uma receita, mas uma partilha de experiências que nos fazem desejar ter estado lá, ter provado, comido aquele prato e vamos com elas no pensamento, quantas vezes quase a fingir de esquecidas, mas só a fingir porque quando a oportunidade surge elas acontecem e aparecem na nossa mesa. Foi assim que aconteceu com uma salada "falada" pela minha amiga F. que a tinha provado uns dias antes num certo restaurante de Lisboa. Fez-me crescer água na boca. Incluía rúcula, que adoro, alcachofras, que nunca tinha experimentado e queijo de cabra, sempre um bom complemento de uma salada. Antecipando o dia inevitável em que faria essa salada comprei uma lata de fundos de alcachofra e guardei até aquela noite de Domingo, em que o jantar é uma refeição leve, mas nem por isso sensaborona. Em vez do queijo de cabra optei pelo queijo fresco e resto compôs-se numa salada deliciosa.

Ingredientes (2 pessoas):
Rúcula q.b.
2 fundos de alcachofra
2 queijos frescos 
5 a 6 nozes
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Flor de sal q.b.

Preparação:
No fundo de uma saladeira coloque as folhas de rúcula.
Escorra os fundos de alcachofra e corte em pedaços regulares.
Corte o queijo em cubos.
Junte a alcachofra e o queijo á rúcula.
Tempere a gosto e envolva.
Polvilhe com nozes partidas. 



The recipes, if we want to call them like that, goes around from mouth to mouth talk. Sometimes they are not even a recipe, but a sharing of experiences that makes us wish to have been there, to have tasted, eaten such a meal and we take that thougt with us, so many times pretending to be forgoten , but just pretending because when the oporttunity comes they just hapen and appears in our table. It was like this with a "spoken" salad by my friend F., that had tasted it some days before in a certain restaurant in Lisbon. It made me mouth water. It include aragula, which I love, artichokes, which I had never tasted and goat chesse, which is allways a good company for a salad. Anticipating the inevitable day that would make this salad I bought a can of artichokes hearts and keep it until that Sunday night, that dinner is allways a light meal, but not flaverness. Instead of goat cheese used fresh cheese and the rest made up a delicious salad.

Ingredientes (for 2):
Aragula to taste
2 artichoke hearts
2 fresh cheeses
5 to 6 nuts
Olive oil to taste
Balsamic vinegar to taste
Salt to taste

Preparation:
In a large bowl put the aragula and set aside.
Drain artichoke hearts and cut into regular pieces.
Cut the cheese into cubes.
Add  artichoke and cheese to the aragula.
Season to taste and mixture the salad.
Sprinkle with nuts.

***

Tempo de preparação: 10 minutos / Preparation time: 10 minutes
Dificuldade: fácil / Dificulty: easy
Vegetariano: não / Vegan: no
Para crianças: não / For children: no
Ingrediente Principal: vegetais / Main ingredient: vegetables
Nº de doses: 2 / Doses: 2
Prato: acompanhamento ou prato principal / Plate: accompaniment or main dish

7 de novembro de 2013

Salmão para a marmita - Salmon for the lunchbox



Quem acompanha as minhas marmitas já sabe que gosto de poupar em tempo e dinheiro. Um dos meus recursos no tempo mais frio, em que as refeições de forno são mais frequentes, passa por assar um tabuleiro de vegetais para poder usar ao longo da semana.

Anyone who follows my lunchboxes already knows I like to save time and money. One of my resources in colder weather, when meals are more frequente cooked on the oven, is to bake a tray of vegetables in order to use throughout the week.
 
De uma das últimas vezes que liguei o forno para fazer um assado aproveitei para assar três postas de salmão que estavam no congelador - coloquei-as, já descongeladas, num tabuleiro, temperei com sal, cebolinho, hortelã, rodelas de lima e um fio de azeite, juntei alguns tomates cereja. Cobri o tabuleiro com papel de alumínio e coloquei no forno que estava à temperatura de 200º. Tapando o tabuleiro fico mais à vontade para ir fazendo outras coisas, já que o vapor que se cria não deixa o peixe secar ou pegar, pelo que não preciso de o vigiar muitas vezes. Passados cerca de 30 minutos, verifico se já está cozido e se estiver retiro, deixo arrefecer e depois guardo no congelador: pode lascar o peixe e congelar assim ou envolver cada posta inteira em papel aderente. Depois, bem, depois é só gerir o nosso dia-a-dia e aproveitar estas preparações antecipadas para aligeiraram os dias mais ocupados, salvando tempo na preparação da marmita. Estas três postas foram servidas assim:

One of the last times I turned on the oven to bake a roast took three slices of salmon that were in the freezer - put them, defrosted, on a tray, seasoned with salt, chives, mint, lime slices and a drizzle of olive oil and added some cherry tomatoes. Cover the pan with foil and put in the oven pre-heated to 200 º. Covering the tray I am more comfortable to do other things while the salmon is the oven, since the steam that is created does not let the fish dry out or catch, so no need to watch to often. After about 30 minutes, I check if it is already cooked and if it is, I take it off the oven, let it cool and then keep in the freezer: you can flake the fish and just freeze or wrap each whole slice in paper stick. Then, well, then just manage our day-to-day and enjoy these early preparations that allows you to be cool and calm on your busiest days, saving time in preparing the lunchbox. These three pieces of salmon were well served like this:

Simplesmente assado, lascado e acompanhado  com o tomate cereja e esparregado de brócolos. O esparregado foi outra forma de aproveitar um pequeno molho de brócolos cozidos. Preparei-o na Bimby, seguindo a receita do livro base e medindo os ingredientes a olho. Não gosto de esparregado com muita farinha, por isso este ficou na consistência ideal.
 
Simply roasted, chipped and accompanied with the cherry tomatoes and spinach broccoli. The "spinach" was another way to use a small cooked broccoli. I prepared it in the Thermomix, following the recipe of the book basis and measuring ingredients by eye. I do not like spinach with too much flour, so this was the ideal consistency.
 
 

A posta mais pequena foi transformada numa pasta que recheou uma tortilha, mas também podia barrar umas fatias de pão rústico: 1/2 cebola finamente picada juntamente com 1 dente de alho pequeno e umas folhas de hortelã (acho que esta erva é perfeita para temperar o salmão), 1 colher de chá de maionese e uma de sobremesa de queijo creme. Junte tudo numa taça a acrescente o salmão em lascas, sem pele ou espinhas. Com um garfo misture bem os ingredientes, esmagando mais ou menos o salmão conforme o seu gosto.
A tortilha foi recheada com esta pasta e um punhado de folhas de rúcula.
 
The smallest piece of salmon was turned on a fiiling paste of a tortilla, but also could be used on some slices of rustic bread: 1/2 finely chopped onion with 1 clove of garlic and a some mint leaves (I think this is the perfect herb for seasoning salmon), 1 teaspoon of mayonnaise and 1/2 tablespoon of cream cheese. Put it all in a bowl, add the flaked salmon without skin or fishbones. With a fork mix the ingredients well, smashing the salmon, more or less, to your taste.
 The tortilla was filled with this paste and a handful of aragula leaves.
 
 
 
Uma salada é sempre uma refeição perfeita para juntar o salmão. Combinei-o com uma beterraba e um pedaço de curgete cortados em cubos e assados no micro-ondas. É uma forma rápida e limpa de cozinhar os legumes: cortados em cubos e temperados a gosto com um pouco de azeite e ervas e/ou especiarias a gosto, espalhe-os pelo prato do micro-ondas e ligue o grill no máximo durante 15 a 20 minutos. Acrescentei, já a salada estava na marmita, uns gomos de laranja, mais uma combinação ideal quer para o salmão, quer para a beterraba.

 A salad is always a perfect meal for joining the salmon. Combined it with a beet and a piece of courgette diced and baked in the microwave. It is a quick and clean way to cook the vegetables: diced and seasoned to taste with a little olive oil and herbs and/or spices to taste, spread them by microwave dish and turn on the grill on the highest level for about 15 to 20 minutes. Added, since the salad was in the pan, some orange slices, one more optimal combination for salmon, as well to the beet.
 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...