27 de outubro de 2014

Salada de manga e coentros

 
 
Há custa de um certo arroz de tamboril bem perfumado de coentros, acabei por me tornar uma grande apreciadora desta erva, que raramente entrava na minha cozinha e quando ao folhear o livro "O Dicionário dos Sabores", um dos que gosto de ter no sofá para ir passando os olhos, e me deparei com a menção desta combinação manga/coentros não hesitei nem um instante para experimentar esta salada, tanto que as mangas estavam num ponto de maturação ideal para esta receita e a um preço bem convidativo.

(Inspiração: "O Dicionário dos Sabores", de Niki Segnit, Ed. Lua de Papel)
Ingredientes:
1 manga madura, mas firme
Alface ou rúcula q.b.
1/2 cebola roxa finamente fatiada
1 colher de chá de alcaparras
1 mão cheia de coentros frescos picados
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Sumo de limão q.b.


Preparação:
Com uma faca de chefe, bem afiada, corte a manga em duas metades, fazendo um corte no sentido do comprimento, bem rente ao caroço.
De seguida, com uma faca mais pequena, faça cortes paralelos na polpa, até quase à casca e com cuidado passe a lâmina da faca rente às casca, soltando, assim, os pequenos quadrados de polpa de manga (reserve o sumo que se libertar).
Numa saladeira coloque a alface ou rúcula (ou ambas), junte a polpa da manga, a cebola e as alcaparras. Envolva com cuidado.
Numa pequena taça faça o molho a gosto para a salada com azeite, sumo de limão, sumo de manga e flor de sal. Emulsione e regue a salada. Polvilhe com os coentros.  

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...