Quando era criança em casa dos meus pais havia um quintal, dividido em seis talhões, um para cada vizinho. No nosso espaço tínhamos um galinheiro e uma coelheira, que nem sempre estavam ocupados e quanto á terra, dependia um pouco da disponibilidade e vontade da minha mãe, mas por vezes lá saiam umas cebolas, alhos e feijão verde. O que nunca faltava era erva-cidreira e couve galega, sim, a do caldo verde e que agora lhe foi reconhecido um super estatuto nutricional. A sopa que mais se comia, era, por isso, o caldo verde ou a "sopa de couve esfarrapada". Quanto aos espigos ou grelo de couve, acho que iam para as galinhas e só muito mais tarde os comecei a usar principalmente no arroz.
Este fim-de-semana, como nos tinham oferecido alguma couve galega, além da sopa da minha infância, pensei em usá-la para a marmita e se o pensei, melhor o fiz. Estava a pensar cozer um pouco de trigo sarraceno para variar as refeições e então pensei porque não juntar os dois e em vez de arroz de espigos fazer um trigo sarraceno de espigos. Abençoadas as hortas e quem as cultiva e partilha estes tesouros.
Ingredientes:
1/2 chávena de trigo sarraceno
1 chávena de água (podem aproveitar a água de cozedura dos espigos)
Espigos (se não tiverem muitos, podem acrescentar couve)
1 cebola roxa, finamente fatiada
1 dente de alho, fatiado
3 tomates cereja, cortados em metades
Sal q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Coza os espigos em água e sal até ficarem tenros. Coe, reserve a água para cozer o trigo sarraceno e passe os espigos por água fria para pararem de cozer.
Toste ligeiramente o trigo sarraceno numa sertã e transfira para um tacho, cubra com a água e assim que levantar fervura reduza o calor para o minimo e deixe cozer por 15 minutos.
Novamente na sertã, deite um fio de azeite, o alho laminado e a cebola fatiada, deixe refogar ligeiramente até a cebola começar a ficar translucida e junte os espigos (corte os caules a meio se necessário).
Tempere com um pouco de sal.
Deixe saltear em lume médio, mexendo sempre com a colher de pau, durante 4 a 5 minutos.
Junte o trigo sarraceno e os tomates e envolva.
Deixe mais uns minutos em lume médio até os tomates amolecerem um pouco.
Prove e retifique o sal.
Sugestão para servir: acompanhe com ovo escalfado.
Sem comentários:
Enviar um comentário