18 de novembro de 2011

Salmão assado com arroz de legumes


Um peixe rico, pede sempre uma boa companhia. Não sei se é pela cor, mas quando penso em salmão associo-lhe os sabores da laranja e do limão, por isso outro destino não poderiam ter as laranjas da fruteira que não fosse o de perfumar uns lombos de salmão para o nosso almoço. À laranja juntou-se o tomilho, que teima em bem crescer nos vasos do terraço, e um arroz solto de legumes, de uns brócolos verdes a contrastar com o laranja do peixe.



Ingredientes:
Para o salmão:
1 lombo de salmão por pessoa
1 laranja
2 dentes de alho
2 hastes de tomilho
1 dl de vinho branco
Sal q.b.

Para o arroz:
1 chávena de arroz
1 cenoura
1 "ramo" de brócolos
1 cebola
3 rodelas de chouriço
1 dente de alho
1 folha de louro
1 ponta de malagueta
Azeite q.b.
Água q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Tempere os lombos de salmão com o vinho, o sumo de laranja, as folhinhas do tomilho, os dentes de alho picadinhos e sal. Deixe marinar durante uma a duas horas.
Separe os raminhos de brócolos e coloque-os num recipiente cobertos de água com umas gotas de vinagre. Deixe repousar por uns minutos e passe por água corrente. Reserve. Num tacho refogue, em azeite, a cebola picadinha, juntamente com as rodelas de chouriço e a cenoura cortada em cubos pequenos, a folha de louro e a malagueta.
Quando a cebola estiver amolecida, refresque com um pouco de água e deixe fervilhar durante uns minutos. Acrescente três chávenas de água quente, tempere de sal e quando a água começar a ferver junte o arroz. Mexa o arroz, reduza o calor do fogão para lume médio e assim que a água levantar fervura junte os brócolos. Deixe novamente levantar fervura e reduza o calor do fogão para lume brando. Deixe cozer o arroz, acrescentando água quente se necessário.
Quando o arroz estiver cozido desligue o fogão e acrescente uma chávena de água fria. Assim pára a cozedura do arroz que se vai manter com calda até à hora de servir.
Entretanto, enquanto o arroz coze, grelhe o peixe numa grelha bem quente. Por cá encarregou-se o D. de o levar à brasa numa dia em que o sol nos deu um ar da sua graça.
Sirva com laranja em gomos.

3 comentários:

Sara Ramos disse...

Que maravilha, eu por aqui adoro salmão... :)
Bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá Carla,
Para mim o salmão é um peixe maravilhoso, e grelhado é com eu gosto mais. Ficou uma excelente refeição bem rica em cores e sabores. Gostei muito. O tomilho é uma erva que gosto e utilizo bastante, deliciosa. As fotos ficaram lindas.
Beijinho e bom fim de semana

Babette disse...

Um cheirinho a grelhados ao ar livre num dia que por aqui está de chuva... faz-me bem ver eatas imagens ;)
Babette

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...