8 de novembro de 2011

De manhã se começa o dia - Porridge de quinoa, aveia e pera



Gosto de tomar o meu pequeno-almoço em casa. Sentada. Sem pressas. Bem acompanhada. E gosto que seja uma refeição leve, mas com o necessário para ajudar o meu corpo e mente a acordarem com energia para o dia que começa. Podem não acreditar, mas aí pelos meus 6 anos o meu pequeno-almço preferido era um pão com manteiga (um "molete") e... um copo de água. Vá-se lá saber porquê, mas sabia-me bem assim. Já mais crescidinha tive a fase do pequeno-almoço em pé, encostada à bancada da cozinha: um copo de leite com chocolate e pão com manteiga. Depois tive a fase do pequeno-almoço no café: pingo (de cimbalino :) ) e pão com manteiga. Depois destas fases sem grandes variações, lá vieram os cereais: uma taça com iogurte, uma mão cheia de muesli, um kiwi  e meio pão torrado com manteiga. Era um bom pequeno-almoço, calórico, supostamente capaz de dar energia até à hora de almoço, mas a verdade é que a meio da manhã tinha mesmo que comer mais um pãozinho e tomar um pingo. Ao longo deste tempo elemento comum sempre foi o pão, o meu vicio alimentar predilecto. Bom, mas finalmente lá me fui aventurado para outras variações e hoje em dia, de vez em quando, cai na mesa uma panqueca ou uma taça de aveia que por vezes enqiqueço com quinoa, inspirada aqui.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de quinoa
1 pera
250 ml de leite
Açúcar ou adoçante a gosto
Canela em pó q.b.

Preparação:
Tradicional:
Lave a quinoa em água abundante.
Descasque a pêra e parta em pedaços muito pequenos.
Colique a pêra num tacho e junte os restantes ingredientes.
Leve a lume médio até levantar fervura. Reduza o calor para o minimo e deixe cozer a aveia e a quinoa lentamente, mexendo de vez em quando para não pegar, até obter a consistência desejada.
Transfira para uma taça e polvilhe de canela em pó.

Bimby:
Triture a pêra 5seg/vel.5.
Junte os restantes ingredientes e programe 10 minutos/90º/vel.3.
Transfira para uma taça e polvilhe de canela em pó.

Nota: Embora goste bastante da quinoa em saladas, já não gosto tanto assim no pequeno-almoço. Sejam as papas feitas só com quinoa ou com a quinoa e aveia sobressai sempre um sabor (para mim) desconsolado, mesmo com a fruta e a canela à mistura, mas atendendo às qualidades nutricionais da quinoa, vale a pena o pequeno sacrificio.

14 comentários:

Autora do Blog disse...

De aspecto ficou muito apetecível.
Nunca usei quinoa dessa forma mas, costumo fazer só com aveia e gosto bastante.
Um início de dia bem saudável.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Fa disse...

Olá Carla,

Os meus pequenos almoços também vão sofrendo variações ao longo dos anos. Agora ando na fase das taças de iogurte magro, com sementes de linça e abóbora, mais um pãozinho sem manteiga. Gostei da sugestão da aveia misturada com quinoa e pêra.

bjs

Fa

De cozinha em cozinha disse...

Autora do blog,
A quinoa traz tantos beneficios que devemos mesmo aproveitá-los bem.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Fa,
Parece-me uma boa opção, o iogurte com sementes. Gosto muito do iogurte no Verão, no Inverno, pela manhã, já não me agrada tanto, por isso opto por deixá-lo para o lanche da tarde e junto-lhe fruta, linhaça ou goji.
Beijinhos

Su m disse...

Nem de propósito ;)
Confesso que ainda não experimentei a quinoa, mas vou-me inspirar nesta tua receita para me estrear :)

Sofia.Lopez disse...

Bom dia Carla,
Tal como tu gosto de comer o pequeno-almoço em casa e com calma...também passei por várias fases e sempre com variantes...mas o pão esteve sempre presente.
Gostei muito desta sugestão, nunca provei quinoa, mas um dia destes experimento. Ficou mesmo apetitoso.

Publiquei hoje a sopa com legumes refogados...gostei muito!Estava deliciosa :) Obrigada pela sugestão.

Beijinho e boa 3ªfeira

O Barriguinhas disse...

Um pequeno almoço excelente e bem reforçado :) Bjs. Lucia

Ana Rita Marreiros disse...

O meu pequeno almoço também foi mudando ao longo dos tempos mas neste momento os cereais são imprescindiveis..Esta porridge nunca provei, nem quinoa mas de aspecto parece me que seria algo que comeria de bom gosto...

Bjoka
Rita

Penélope disse...

Passando para constatar os gostos do teu pequeno almoço.
Que bem apetitoso me parece.
Acho que todos nós vamos mudando nossos gostos alimentares ao longo dos dias...
Abraços

De cozinha em cozinha disse...

Su,
Experimenta a quinoa também em saladas. Fica óptima.

Sofia,
Fico feliz por teres gostado da sopa. Já passei pelo teu blogue e gostei imenso da tua sopa.

Lucia,
A primeira refeição do dia é fundamental. É aí que vamos buscar as primeiras energias do dia.

Ana Rita,
Não tenho utilizado cereais, mas ando com umas receitas de granola debaixo de olho para experimentar.

Malu,
Acho que os nossos hábitos alimentares vão acompanhando as nossas próprias mudanças. Muito poderiam dizer de nós, se bem estudados.

Obrigada pela vossa visita. É sempre bom receber os amigos em casa.
Beijinhos.

Unknown disse...

Olá,vim conhecer seu Blog e aproveitei para seguir!
Parabêns pelo Blog e sucesso para ti!

Se quiser me fazer uma visita no meu Blog,será muito bem vinda e se quiser seguir,sinta-se em casa,sua presença será muito importante!
Beijinhos!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Tanita disse...

Eu adoro papas de aveia, costumo colocar maçã, passas, morangos... mas nunca experimentei com quinoa, aliás nunca comi quinoa. Vou experimentar. Optimas dicas, como sempre. Obrigada.
Bj**

Gisela disse...

Faço muitas vezes essa papa mas só com aveia e gosto imenso, serve de jantar leve aqui em casa algumas vezes. Vou experimentar com quinoa da próxima vez, nunca a usei assim, só em saladas e gosto imenso
Bom fim de semana

Inês Ginja disse...

Vim buscar inspiração ao teu cantinho e estou encantada com este porridge! Nunca experimentei com quinoa. Vai ter de ser.
Um beijinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...