24 de outubro de 2011

Novidades

Nos dias que correm é inevitável falarmos da crise. Depois do Verão que se prolongou pelo Outono, é o tema de conversa mais frequente. Logo pela manhã o rádio acorda-nos com as mais recentes notícias da "crise" e acabamos o dia a ouvir fala dela. Penso que, finalmente, todos temos a noção que esta crise não é uma notícia empolada. Que é real. Que vai mudar o nosso modo de vida, que nos vai afectar de inúmeras maneiras. Na certeza de que nada é garantido, faz-nos temer pelo futuro .
Faz-me pensar em outros tempos. Tempos da minha meninice em que a maioria das pessoas vivia em casa arrendada, havia um carro por família (quando havia) e ninguém tinha telemóvel. As férias de muitas famílias ficavam-se pelo aluguer da barraca da praia durante os meses de Verão e só uma minoria fazia férias no estrangeiro. Faz-me pensar nas memórias dos meus pais dos tempos difíceis da sua infância, em que grande parte do que hoje servimos à mesa era um autêntico luxo e em que as mães de família faziam das tripas coração para fazerem do pouco muito. Faz-me pensar na noção de "economia doméstica". Na necessidade de gerir um orçamento. Na evolução que teve a nossa sociedade nos últimos anos que tão depressa esqueceu a poupança para entrar numa rota de desperdícios. Como se poupar fosse vergonhoso.
Precisamos de mudar. Não de retroceder no tempo, mas de encontrar um meio de gerir esta crise da melhor maneira. Reduzir alguns custos, será necessário, claro, mas também reorganizar o nosso modo de vida de forma a rentabilizar o que temos. Porque não começar na cozinha? Como? Reciclando. Comida no lixo é dinheiro deitado fora. A imaginação é o limite para uma refeição reciclada. Faz a refeição do almoço fora de casa? Leve a marmita! Olhe que está na moda.


Na minha cozinha tenho há muitos anos o hábito de aproveitar quase todas as sobras. Raramente vai comida para o lixo e como sou marmiteira, essas sobras transformam-se muitas vezes nos almoços semanais. E porque a minha cozinha é feita de muitas formas de cozinhar (as refeições práticas, as mais elaboradas, as experiências, etc.) vou passar a partilhar mais vezes as soluções que encontro para as sobras de comida e para as minhas marmitas.



As marmitas entram uma rubrica denominada "Projecto Marmita" e em simultâneo arranca outra rubrica: "Projecto Reciclar para Poupar". Na barra lateral do blogue irão aparecer as etiquetas respectivas em destaque e nelas se irão incluir os posts mais antigos com elas relacionados.
Fiz também alterações às páginas do blogue, passando a incluir uma página com algumas sugestões para organizar a marmita.

Artigos relacionados neste blogue:
Culinária Reciclada ou panquecas assadas de quinoa e peixe
E noutros blogues:
Vejam os textos que acompanharm as participações no Desafio Culinária Reciclada do blogue "Delicias e Talentos".

7 comentários:

Célia disse...

É verdade Carla, também penso como tu, que vivemos numa sociedade de consumismo. Espero que esta crise venha mudar algumas mentalidades. Infelizmente algumas á força, porque fizeram créditos até para férias e agora os juros sobem em flecha, e o emprego é algo que não poderemos tomar como certo.
Estou desempregada desde Setembro, e logo a seguir a mim ficou o meu marido, se tivesse créditos já estava asfixiada.
Felizmente temos saúde e melhores dias virão.
Relativamente á reciclagem, sou como tu, aproveito tudo.
Por vezes as pequenas não têm grande apetite e não comem tudo, num tupperware no frigorifico e serve de jantar no dia seguinte, e felizmente cá em casa ninguém reclama.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Venham então essas sugestões, vão ser bem úteis!

a disse...

Carla
è verdade nos tempos que correm temos de aproveitar tudinho, desde pequena que sempre me foi incutido pela minha mãe e avós que temos de aproveitar o pouco que temos, como costumo dizer muitas, nada se perde tudo se transforma. E estas refeições práticas para o dia a dia são sempre muito úteis, que venham mais ideias saborosas como estas!
Beijinhos

Unknown disse...

é mesmo isso Carla eu tb levo a marmita e na minha casa inventa-se muito para nada ir para o lixo não pode ser!!!!!
é por isso que acho estamos na crise que estamos é demais tanto desperdicio,antigamente eramos felizes na mesma.beijinhos grandes

Sofia.Lopez disse...

Olá Carla :)
Concordo inteiramente contigo...as pessoas mudaram e até parece que é alguma vergonha poupar...! Eu sempre o fiz, na minha casa comida não vai para o lixo e tudo se transforma , tudo se aproveita. Na maioria ainda surgem pratos mais fant+asticos e deliciosos...é só dar asas à imajinação. As novidades que trazes são óptimas, a marmita já conheço e gosto muito, sempre sugestões deliciosas.

Um beijinho e força nestes projecto cheios de ideias boas!

Anónimo disse...

Carla,
Não podia estar mais de acordo.
Por aqui tb nunca se deita comida fora e somos adeptos da marmita. Temos até um verbo inventado por nós "to marmite", o marido n fala português e adaptou a palavra marmita que ouvia :)
Acho excelente a ideia do projecto marmita, tenho andado tentada a fazer uma coisa parecida com as bento boxes.

bjs e boa semana

Anónimo disse...

Carla,
Não podia estar mais de acordo.
Por aqui tb nunca se deita comida fora e somos adeptos da marmita. Temos até um verbo inventado por nós "to marmite", o marido n fala português e adaptou a palavra marmita que ouvia :)
Acho excelente a ideia do projecto marmita, tenho andado tentada a fazer uma coisa parecida com as bento boxes.

bjs e boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...