16 de outubro de 2011

Pão rápido de centeio



Comemora-se hoje o Dia Mundial do Pão e como sempre a Zorra promoveu o Bread Baking Day, desafiando-nos a fazer esse alimento básico e milenar que sempre faz honras nas nossas mesas.
O pão é um dos meus alimentos preferidos, senão o preferido. Gosto de pão simples, sem nada. A qualquer hora do dia. Gosto de acabar a refeição com um bocadinho de pão. Gosto de acompanhar a sopa com pão e o café também. Se tenho fome apetece-me pão e quando estou doente sem apetite a única coisa que me apetece comer é pão. Gosto de pão denso e escuro e gosto de pão fofo e macio. Gosto de crostas duras e de furar o miolo do pão mole.
A minha farinha preferida é a de centeio e gosto de lhe acrescentar outras farinhas de aromas e sabores rústicos: espelta, trigo sarraceno, gérmen de trigo. Os aromas tostados destas farinhas são magnificos. 
Já disse que gosto de pão? Pois é, e quase todas as semanas lá vai saindo um pão, ora no forno, ora na prática MFP.
Um dos meus planos para este dia passou por fazer um pão com isco de centeio. depois de ler atentamente as indicações no Zine de Pão, lá me lancei a fazer o meu isco, mas as coisas não me correram bem. Falhei a 1ª tentativa. Vou arrancar a 2ª, mas para já, na falta de isco, vou recorrer á MFP  e testar mais uma das óptimas receitas do livro "200 Receitas de Pão", de Joanna Farrow.O melhor pão de centeio que fiz até hoje.



Ingredientes:
200 ml de água morna
200 ml de iogurte grego (usei 1 iogurte natural de 125 ml completando o restante com água morna)
1 colher de chá de sal
375 gr. de farinha T65
175 gr. de farinha de centeio
30 gr. de gérmen de trigo (opcional)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de nozes e avelãs moídas (opcional)
2 colheres de chá de fermento desidratado (fermipan)

Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada.
Escolha o peso do pão - 750 gr. - e o nível de tostagem médio.
Programe "Pão rápido" (na minha máquina demora 1h30m).
Findo o programa, retire a cuba e desenforme o pão. Retire a pá e deixe o pão arrefecer sobre uma rede.

4 comentários:

Gisela disse...

Carla, este pão é bem a meu gosto, escuro e denso.
Um beijinho e bom domingo

Anónimo disse...

Olá gostei muito do seu blog muito bem feito e é uma delicia né amei ja estou seguindo beijinhus
http://amoracherry.blogspot.com/

Anónimo disse...

Bom dia!
Hoje acordei cheia de vontade de visitar os blogues amigos e ver as receitas novas de pão.
Fico tão feliz por termos sido tantas a participar em português, e com receitas tão diferentes. Adorei a tua sugestão.

bjs e boa semana

Isabel Salvador disse...

Que maravilha ficou lindo o pão...bjokitass

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...