25 de outubro de 2011

Descanso da cozinheira

O frio veio de repente e apanhou os desprevenidos como eu. Sábado de manhã o corpo começou a arrepiar-se e a doer-se. Mais umas horas e uma ligeira dor de cabeça e o nariz entupido confirmaram as suspeitas: a primeira constipação da época outono-inverno.
O D. assumiu a direcção da cozinha e eu passei a sous-chef e que tão bem me soube. Não fiz nem almoço, nem jantar. Descanso total. O D. é um óptimo cozinheiro (e mais organizado que eu, diga-se), por isso fiquei descansada a aguardar as iguarias e limitei-me a dar uma pequena mãozinha.
Ao almoço um prego em prato, com umas batatas fritas (nada de pré-congelados) pacientemente fritas na sertã, já que há muito dispensei a fritadeira, que ocupava espaço e dava um trabalhão a limpar. Há tanto tempo que não comia um prego em prato que a refeição me pareceu um manjar, mas o melhor estava para vir.


Ao fim da tarde, com um pôr-do-sol estonteante como cenário (quem diria que o Domingo ía ser tão chuvoso?), estreou o assador de castanhas. Brasa acesa e lá saem as castanhas quentinhas. Não que eu aprecie muito castanhas, mas acabadas de sair da brasa reconheço que são deliciosas.



Neste crescendo de iguarias o jantar excedeu-se: amêijoas à Bulhão Pato. Acreditem ou não, as melhores que comi até hoje. Deliciei-me. Extasiei-me. E mais não digo...

(Receita do D.)
Ingredientes:
1 kg de amêijoa preta
1 cebola pequena
4 a 5 dentes de alho
1 folha de louro pequena
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Água q.b.
Sal q.b.
Jindungo (utilizei Jindungo com Wishky Quinta d`Avó)
Coentros q.b.
1 limão

Preparação:
Comece por preparar as amêijoas: coloque-as num recipiente com água e um pouco de farinha durante umas horas para que abram e larguem toda a areia. Passe por várias águas, escorra e reserve.
Pique a cebola finamente e leve a alourar, juntamente com o louro, num tacho largo com um fio generoso de azeite.
Junte 3 dentes de alho picadinhos e 3 gotinhas de jindungo e deixe refogar em lume brando sem queimar. Refresque com um golpe de vinho branco e acrescente as amêijoas. Tape para que possam suar e abrir.
Acrescente mais um golpe de azeite, vinho branco a gosto e água (cerca de 1/2 chávena).
Tempere com sal e, estando abertas, polvilhe com os restantes alhos picados.
Envolva as amêijoas no molho e deixe o molho fervilhar até ganhar sabor e reduzir um pouco.
Regue com sumo de limão e polvilhe com coentros.
Sirva com pão torrado e quartos de limão.

8 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Bem, com este tratamento até sabe bem estar doente, não é?????
As melhoras!

Gisela disse...

Assim até eu ficava doente, com tanto miminho.
As melhoras e parabéns ao cozinheiro

Sofia.Lopez disse...

Olá Carla, espero que estejas melhor :)
Sabe mesmo bem quando estamos assim sermos mimadas...que nos façam a comidinha...e deixa que te diga que foi um belo manjar!! Gostei de tudo e o petisco do fim surpreendeu mesmo ;)
Beijinho e rápidas melhoras

Sofia.Lopez disse...

ah...esse por do sol está fantástico...lindas fotos!

Susana disse...

Olá Carla, mas que aventura! Com isso posso até dizer que "há males que veem por bem"!lol Isso é que foi sorte... ter descanso e comida na mesa! Essa constipação veio mesmo a calhar e de vez em quando sabe bem um miminho desses! :)

Gostei muito das imagens desde ao por do dol até às ameijoas! Adorei.

beijinhos

BValério disse...

Mas que bom aspecto ^^ Também qero :)

Mar disse...

Vim retribuir o seu carinho. E desejar que fique bem muito rápido. A parte boa de nos sentirmos fragilizados é também a possibilidade de sermos mimados. E pelos vistos, nesse capítulo, está tudo bem:)

Mais mimos para si. Que quero que esteja bem. E parabéns ao seu D.:)

Mar

Anónimo disse...

Este fim-de-semana, cheira-me que vou ficar doente :)
Tb não usamos fritadeiras, qd frito qq coisa uso um tachinho e óleo vai logo para o lixo.
Que receitas maravilhosas hem? És uma rapariga de sorte, qd estou doente o meu viking sai do quarto para ir à cozinha fazer chá e esquece-se pelo caminho.
Espero que te estejas a sentir melhor, resto de boa semana.

bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...