7 de outubro de 2011

Iogurtes de baunilha



É a minha segunda produção de iogurtes caseiros. A primeira, iogurtes de limão e canela, não foi aqui postada, mas há-de ser repetida. Na primeira ronda os iogurtes não ficaram com a consistência cremosa que gosto, mas ainda assim ficaram bem saborosos. Estes já ficaram mais a meu contento. O melhor destas receitas é o facto de não ter que comprar uma iogurteira, que não é uma máquina nada cara, mas enfim é sempre mais uma máquina para guardar. Vi esta forma de preparação no "No soup for you" e não resisti a experimentar.
Apresento apenas a receita na bimby (e aqui está mais uma forma de potenciar a "maria electrónica"), mas podem fazer a preparação no fogão. Se tiverem iogurteira depois de concluírem a receita deitam a mistura nos copinhos da iogurteira e fazem como habitualmente, caso não tenham ou não queiram estar a comprar distribuam o preparado por copinhos, de preferência com tampa, e abafem-nos: eu uso um saco/lancheira térmico das pequenas (daquelas que nos oferecem como brinde nos supermercados). Coloco os copinhos dentro de dois sacos plásticos e estes dentro da lancheira. Embrulho-a numa manta e guardo no forno desligado, mas que foi aquecido a 50º.
Esta receita, vinda do blogue da Patrícia, o "Coco & Baunilha",  rendeu-me 6 copinhos de iogurte - três de 125 ml e três de 175 ml - num total de 900 ml de iogurte. Um deles há-de servir para os iogurtes da próxima semana.

Ingredientes:
750 gr de leite meio gordo
1 iogurte de baunilha (ou natural)
2 colheres de sopa de leite em pó
75 gr. de açúcar
1/2 vagem de baunilha

Preparação:
Deite o leite no copo da bimby e junte as sementes da baunilha (abra a vagem e raspe o interior com uma faca ou colher) e também a vagem. Programe 7 minutos/100º/colher inversa/vel. colher.
Deixe arrefecer até aos 50º (retire o copo da base para arrefecer mais depressa), retire a vagem da baunilha e acrescente o açúcar, o leite em pó e o iogurte. Misture 15 seg./vel.4
Distribua o preparado por copinhos com tampa* e leve à iogurteira ou envolva-os em 2 sacos de plástico e embrulhe numa manta polar e coloque no forno pré-aquecido a 50º mas já desligado e deixe aí por 10 a 12 horas.
Passado este tempo guarde os iogurtes no frigorífico durante pelo menos 4 horas antes de consumir.

Notas:
*  Como não é fácil encontrar iogurtes em frasco de vidro com tampa (até agora só vi no El Corte Inglés) pode sempre usar frascos de vidro sem a tampa e cobri-los com película aderente e, se necessário, segurar a película com um elástico.

11 comentários:

saboracasa disse...

Bem saudável :) Também tenho feito yogurtes caseiros de tanto ver na blogosfera ... E tenho-me sentido muito bem
Beijocas e bom fim de semana
Paula

Ondina Maria disse...

Adoro iogurtes! Ainda não tinha feito de baunilha pois ando na onda de experimentar com tudo o que é chocolate (http://coentrosrabanetes.blogspot.com/2011/09/iogurtes-de-chocolate-negro.html).
Canela e limão também parecem uma boa opção (pelo menos é uma combinação deliciosa em bolos e brioches)

bjis

Raquel Alabaça disse...

Super saborosos e acho sempre irresistível tudo o que leva baunilha e podemos apreciar as pequenas sementes.

Bjs

Isabel Salvador disse...

Deve ser uma delicia e com o sabor da baunilha melhor ainda...bjokitass

Sofia.Lopez disse...

Olá Carla,
nunca fiz iogurtes, mas confesso que ando bastante curiosa para experimentar...mas como não tenho nem bimby, nem iogurteira, nunca arrisquei por não saber se iria ter sucesso...obrigada pelas sugestões e dicas, ajudaram imenso!! A receita é deliciosa e a textura perfeita...e fico à espera dos de limão e canela que também deve ser deliciosa!
Beijinho e bom fim de semana! :)

Receitas para a Felicidade disse...

Ficaram de certeza deliciosos hummm

beijokas!!

martassco disse...

Excelente dica a dos copinhos com película aderente! Eu tenho uma iogurteira que faz um balde de iogurte e tenho tido dificuldade em criar uma forma de o poder levar em doses!!É importante para quem como nós marmita no trabalho diariamente :D

Obrigada

Mssco
http://pessoalmentecozinhado.blogspot.com

Filipa disse...

A combinação não podia ser mais perfeita!!! Adorei! Mas...para quem não tem bimby? Sugeres outro método? Um beijinho

De cozinha em cozinha disse...

Filipa,
Poderás fazer os iogurtes sem a bimby, começando por ferver o leite com a baunilha para aromatizar. Depois o leite deve arrefecer até ficar morno e aí retiras a vagem e juntas os restantes ingredientes mexendo bem para misturar et voilá: deitas nos copinhos, abafas e vai a fermentar. Quer a Gasparzinha, quer a Patricia, nos seus blogues, têm diversas receitas sem o uso da bimby, cada uma melhor que a outra.
As minhas experiências para já ficaram por aqui depois de uma repetição falhada destes mesmos iogurtes. Como fiquei convencida que foi o calor que se fazia sentir que impediu a correcta fermentação dos iogurtes vou esperar que as temperaturas baixem um pouco antes de voltar a experimentar.
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

também voltei a usar a minha iogurteira esta semana, fiz naturais açúcarados e são óptimos..
Estes teus só podem ter ficado divinos, adoro baunilha e essas sementezitas dão "graça" a tudo!!!
beijinhps

Babette disse...

Ficaram muito apetitosos! Não tenho nem iogurteira nem bimby, mas fiquei mesmo com vontade de experimentar!
babette

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...