A convidada desta quinzena do "Quinze dias com ...." era-me de todo desconhecida e ao pesquisar as suas receitas acabei por encontrar esta massa com molho de abóbora que me deliciou. Adaptei a receita à quantidade para um, mas é um prato que podemos fazer a mais, guardar e até congelar. tal como a Susana descreveu as suas receitas são simples e muito inspiradoras para quem não gosta ou não pode passar muito tempo na cozinha.
"De nacionalidade norte-americana, a nossa próxima convidada vai inspira-se nos seus ascendentes sicilianos e cajun para fazer os seus pratos. Grande adepta das refeições que se preparam em menos de 30 minutos, tenta ensinar nos seus programas que a cozinha pode ser fácil, rápida e descomplicada. Iremos ter connosco… Rachel Ray."
Ingredientes (para 6):
500 gr. de penne integral (usei normal)
2 colheres de sopa azeite
3 chalotas, finamente picadas
3 a 4 dentes de alho, picados
2 chávenas de caldo de galinha*
425 gr. de puré de abóbora (1 lata) **
1/2 chávena de natas (usei creme de coco para cozinhar)
1 colher de chá de molho picante (não usei)
Noz moscada ralada na hora q.b.
2 pitadas de canela em pó
Sal e pimenta preta q.b.
7 a 8 folhas de sálvia, finamente cortadas, mais algumas para decorar
Parmesão ralado
Preparação:
Coza a massa em água temperada com sal.
Aqueça o azeite em lume médio, acrescente as chalotas e o alho e salteie por 3 minutos.
Acrescente o caldo de galinha e o puré de abóbora e misture, junte as natas e tempere com o molho picante, a canela, a noz moscada, sal e pimenta.
Reduza o lume para médio-baixo e deixe cozinhar por 5 a 6 minutos para o molho engrossar.
Junte a sálvia e polvilhe com o queijo.
* Aqui fiz batota: temperei a água de cozer a massa com um pouco de caldo de galinha e usei esta água em vez do dito caldo. Como a massa vai libertando o amido na água, este "caldo" vai ajudar a engrossar o molho.
**Usei cerca de 200 gr. de abóbora manteiga assada e temperada com azeite, sal, alho, ervas de provença e piri-piri em pó.
Sem comentários:
Enviar um comentário