7 de janeiro de 2014

Giveaway “I Love Marmita” - as participações



Poucas, mas boas foram as participações neste Giveaway. O resultado final promete: depois destas sugestões ainda têm duvidas de que a mamita é a melhor solução? Todas as receitas são simples, saborosas e um alivio para a carteira e quase aposto que não conseguem comer assim no restaurante do lado.

E aproveita para fazer um desabafo: não me levem a mal os senhores dos restaurantes, que todos temos que viver e sobreviver, com crise ou sem ela e até eu dispenso, por vezes, a marmita e lá vou ao restaurante/snack/café/shopping , mas a verdade é que, crises à parte, se tivessem um bocadinho mais de consideração pela comida que confeccionam e pelos vossos clientes, talvez a marmita não estivesse a ganhar tantos adeptos. Digam-me lá se fica assim tão caro incluir uma salada no prato do dia, em vez de 2 colheradas familiares de arroz, batatas fritas a transbordar e carne suficiente para duas refeições? Claro que se considerarmos a quantidade de comida no prato a refeição nem fica cara, mas se eu deixar ficar metade no prato e sair insatisfeita …. bom, afinal fica muito caro.

Regressando ás nossas marmitas, segue-se um desfile de refeições ao alcance de todos, mesmo de quem não tenha muito jeito ou tempo para cozinhar. Por coincidência as sugestões de refeições apresentadas têm por base a massa ou o arroz, todas elas podem ser comidas frias ou quentes e permitem todas as variações possíveis ao nosso gosto, com ingredientes frescos ou de conserva e todas elas significa uma grande poupança no orçamento familiar, o que é também um ponto a ter atenção quando optamos por marmitar.


***

A Telita do blogue “Telita na Cozinha”, abriu as participações com uma marmita tão simples, quanto deliciosa: um esparguete ao alhinho com espinafres picantes,  e ainda nos deixou umas dicas bem xpto para quem gosta de aquecer a marmita: diz ela que sendo “marmiteira pontual, principalmente, porque no meu local de trabalho não tenho (perto) onde aquecer a comida. Ainda assim, comprei uma marmita USB que aquece a comida (tipo banho-maria) ligada ao computador ou ligada à corrente. (Há quem use outras soluções: colocar a caixinha em cima da máquina de café e há quem tenha comprado uma escalfeta para deixar a comida a aquecer até à hora de refeição!)” 

***





De seguida a Mariana, do blogue “Receitas para a Felicidade” trouxe mais uma marmita simples e bem nutritiva, uma das que faz para o filho e que tem como principal ingrediente o Amor de mãe. Tem muita sorte o filho da mariana, porque quando se cozinha com Amor, todas as refeições são maravilhosa.





***
Por e-mail, chega-nos a sugestão da Maria do Carmo, que usa um truque bem conhecido de todas nós: na hora de organizar e limpar o frigorifico o que é que fazemos? Pratos deliciosos com todas as sobras que encontramos. A Maria do Carmo juta-lhes uma massa cozida e  “voilá” sai uma marmita bem colorida.




Ingredientes:
Sobras de frango assado
1 lata de cogumelos
1 cenoura
1 cebola pequena
1/2 pimento encarnado
ervilhas congeladas (utilizei cerca de 1/3 de pacote de ervilhas congeladas)
1 lata de milho
sal, pimenta e oregãos q.b.
Modo de Preparação:
1 -Lavar muito bem todos os vegetais . Cortar a cebola, a cenoura, e o pimento em cubinhos pequenos. Desfiar as sobras de frango e retirar qualquer pele que ainda esteja por limpar.
2 - Cozer a massa em água fervente e abundante. Para cozer bem massa é muito importante fazê-lo em bastante água e, depois de cozida e escorrida juntar um fiozinho de azeite.
3 - Fazer um refogado com o azeite e com a cebola até esta ficar lourinha. Adicionar o frango desfiado e os legumes já cortados, envolvendo tudo muito bem.
3 -Adicionar o milho já escorrido e as ervilhas descongeladas. Para as descongelar basta passá-las por água corrente.
4 -Envolver tudo muito bem e temperar de sal, pimenta e oregãos, tendo em conta que o frango assado já tem algum sal.
5 - Servir e saborear!


***
Depois chega a Tânia, do blogue "Páginas de uma Lua - O Diário de uma transplantada renal", que conjuga o verbo “marmitar” e o resulta é: poupar.
Pois é, é que isto de marmitar tem muitas vantagens e a Tânia chama bem a atenção para elas: poupamos o preço da senha da cantina, para quem tenha cantina á disposição ou o preço da refeição diária no café/restaurante, aproveitamos a comidinha lá de casa que é tão boa e sabemos exactamente o que estamos a comer: “quem não gosta de almoçar aquela sopa deliciosa que sabemos bem o que tem dentro? Ou uma bela salada com todos aqueles ingredientes que só nós sabemos o que são e como foram tratados? Ou mesmo quando se leva as sobras do jantar da véspera… hmmm sabem vocês o bom que fica uma bela feijoada ou carne assada no dia a seguir?” Nada de preguiça, toca a marmitar. e já agora, a Tânia aproveita para mostrar a sua nova marmita e dar um sugestão: antes de servir o jantar, põe logo de lado a dose para a marmita e deixa arrefecer antes de se selar e levar ao frigorifico, embora não seja uma regra absoluta. Nos dias de Inverno até coloca logo na mala e no dia seguinte é só “pegar e andar”.


***





A Ana do blogue, “De Volta à Cozinha”  não tem marmitado, por não estar a trabalhar, mas tem saudades e, por isso,  só aconselha a marmita: pela poupança, pelo sossego no momento da refeição (muito importante, diga-se) e pelo convívio que se proporcionava entre os colegas e apresenta-nos uma sugestão deliciosa: noodles e marisco na wook - digam lá se comem assim no restaurante da esquina?





***

E finalmente, de uma cozinha muito colorida, chega a Miss B, do blogue “Arco-iris na Cozinha” com uma deliciosa salada fria de massa. Embora goste mais de saladas frias de arroz, esta marmita fez tanto sucesso que teve que publicar a receita. Com aproveitamentos e ingredientes bem simples sai uma marmita saciante.









Obrigada pelas vossas maravilhosas sugestões. Amanhã saberemos quem vai receber um exemplar do “I Love Marmita”!

6 comentários:

Flor de Sal disse...

Vai ser dificil escolher!!!

Receitas para a Felicidade disse...

Tenha eu a sorte ou não, de ganhar o teu livro, foi um prazer participar Carla,

beijinhos!

Ana disse...

Olá!

Que belas receitas e que bom foi participar no teu passatempo, pelo acolhimento e pela forma como as nossas receitas e as nossas histórias foram tratadas! Quer possa ter o prazer de ficar com o livro ou não, a verdade é que já ganhei muito com esta participação!

Obrigada!

Bjs

De cozinha em cozinha disse...

São todas sugestões deliciosas.

De cozinha em cozinha disse...

O prazer foi todo meu, Mariana, em receber as vossas "marmitas". Foram a demonstração perfeita de como se pode comer bem nos dias de trabalho.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Obrigada pelas tuas palavras. Acho que ficamos a ganhar todas com esta partilha de experiências. Adorei receber as vossas participações.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...