19 de outubro de 2015

Projecto marmita - Menus de 12 a 16 de Outubro

Duas semanas sem atualizações ... Bom, tenho procurado facilitar ao máximo as minhas refeições, mas sem deixar de variar os alimentos escolhidos. Aproveitam-se refeições de véspera, vasculha-se o congelador, começam já a prepara-se legumes assados que servem 2 ou 3 refeições e assim se vão compondo as marmitas.


Segunda-feira

Sopa de lombarda + Falsa lentilhada com pimentos, tomate e ovo

Dica: Esta falsa lentilhada, não é mais do que a junção desta shakshuka com lentilhas cozidas, para lhe aportarem mais uma dose de proteinas e enriquecerem a refeição. Digo-vos, desde já, que esta shakshuka me conquistou pela simplicidade de preparação, pelo sabor e por ser tão versátil quanto quisermos: podemos usar as ervas e especiarias que mais nos agradarem, é uma excelente refeição vegetariana para aqueles dias em que nós, não vegetarianos, queremos uma refeição sem carne, nem peixe, completando-o apenas com proteínas vegetais, mas se não quisermos ser tão "radicais", lançamos mãos do ovo ou de um queijo feta ou de cabra ou até torná-lo mais pecaminoso inserindo alguns enchidos.
Há uma receita próxima da original, muito prática, da Joana Alves, no fabuloso "Natural - O Grande Livro da Cozinha"

Terça-feira

Sopa de lombarda + Coxinha de frango recheada com espinafres e bacon + arroz + salada de legumes assados, beterraba, espinafres e feta.

Tanta mistura, pois é, mas quando toca a acompanhamentos de vegetais às vezes tenho dificuldade em decidir se me fico só pelos legumes assados (quando os tenho) ou se decido por uma salda de folhas verdes. O resultado é, normalmente, acabar por combinar os dois. Vantagem: além da diversidade alimentar, como os legumes são assados com um pouco de azeite e temperados com aromáticas, acabam por ajudar a temperar a salada, precisando de menos gordura e sal..

Quarta-feira

Sopa de lombarda + Estufafo de tomate e pimentos com feta e Esparguete + pão de girassol

Dica: aqui está o que sobrou da shakshuska, uma quantidade que por si não seria suficiente para uma refeição acrescentou-se a um esparguete cozido polvilhado com queijo fta esfarelado.

Quinta-feira 

Creme de beterraba + Sanduíche de pão asiático com espinafres, tomate, milho, cebola, feta e coentros

Este pão foi o escolhido para celebrar, este ano, o Dia Mundial do Pão. É um pão muito aromático, ótimo para fazer sanduiches enroladas e, tirando o amassar e levedar, coze rapidamente numa frigideira. 

Sexta-feira 

Creme de beterraba + Pataniscas com arroz de pimentos

Tão simples: o marido fez, para o jantar do dia anterior, um arroz de comer e chorar por mais e do congelador vieram estas pataniscas que não podiam ser o melhor complemento.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...