Pois, as cerejas...Entram em grandes quantidades lá em casa, porque só uma mão cheia delas não chega e depois é ver como desaparecem, umas atrás das outras, assim como as palavras se encaixam por aqui fora. Raramente sobram para uma sobremesa, mas sempre vou conseguindo dar-lhes um uso ainda mais doce. Já foram gelado, já foram crumble, e já rechearam uma torta fabulosa. E, claro, como não podia deixar de ser já se serviram em forma um clafoutis, vindo da cozinha do Tertúlia de Sabores. Este ano voltaram a essa forma clássica, mas na companhia do chocolate, numa receita adaptada do livro "Cozinha para Dias Felizes", da Isabel do"Cinco Quartos de Laranja".
E assim começa o Verão!!!
(Fonte: "Cozinha Para Dias Felizes", de Isabel Zibaia Rafael. Também encontram a receita aqui)
Ingredientes:
100 gr. de farinha com fermento Nacional
2 ovos grandes
90 gr. de açúcar Moreno
1 colher de chá de extracto de baunilha
50 gr. de manteiga sem sal
130 ml de leite
raspa de 1 limão pequeno
350 gr de cerejas (com caroço)
100 gr. de chocolate para culinária Pantagruel
Manteiga para untar
Preparação:
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas em impulso de 30 segundos na potência máxima, mexendo entre cada impulso para não queimar. Assim que o chocolate continuar a derreter á medida que mexe com a colher de pau não volta ao microondas. Reserve.
Coloque a farinha, os ovos, o açúcar, o extracto de baunilha, a manteiga, o leite, a raspa de limão e o chocolate derretido numa taça e bata muito bem até obter uma massa homogénea (Bimby: 20 segundos/velocidade 5).
Unte uma forma de tarte com manteiga e distribua as cerejas.
Verta a massa sobre as cerejas e recolocando-as no sitio se se moverem muito.Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário