5 de janeiro de 2012

Rabandas de vinho branco em calda de frutos secos



São dias doces. Estes de dezembro a janeiro. De um ano ao outro. Preparam-se mentalmente, contam-se os quilos de açúcar, os paus de canela, somam-se os ovos e acrescentam-se frutos secos. Nozes, pinhões, amêndoas, avelãs. Saem toalhas vermelhas e douradas das gavetas. Acendem-se as velas. Coloca-se a árvore que se polvilha de bolas e sinos e o presépio não pode faltar. Grande ou pequenino, em lugar de destaque, que é ao Deus Menino que dedicamos estes dias. E voltamos à mesa. Oferendas doces para aqueles que nos fazem os dias felizes. Não importa que me exceda, que faça mais que a conta. No final haverá lugar a partilha e pouco ou nada se perderá.

Nesta mesa há sempre alguns "lugares comuns". Aqueles doces que se repetem ano após ano. Que se repetem mesmo fora das épocas festivas, mas que em dezembro sabem a Natal. A dias frios, mas de  aconchego. Na minha mesa nunca faltam as rabanadas. Podia faltar tudo o resto, mas não as rabanadas. Sempre em duas versões. As de leite e as de vinho. Este natal com uma novidade: em vez de vinho tinto, usei o vinho branco e acrescentei frutos secos à calda. Culpa da globalidade dos meios de comunicação social que nos trazem para dentro de portas as tradições e os costumes de outros. 



Ingredientes:
1 cacete com 2 dias
Vinho branco q.b.
Açúcar RAR q.b.
Ovos q.b.
Água q.b.
2 cálices de vinho do Porto
2 paus de canela
3 colheres de sopa de mel
Frutos secos a gosto
Óleo Espiga para fritar

Preparação:
As Rabanadas:
Corte o pão em fatias com cerca de um dedo de grossura.
Num tacho leve a aquecer o vinho com açúcar, 1 colher de sopa de mel, 1 cálice de vinho do Porto e o pau de canela, até levantar fervura. Verta para um recipiente baixo e reserve.
Bata os ovos num outro recipiente até ficarem espumosos.
Demolhe as fatias de pão no vinho morno até ficarem bem embebidas, passe-as pelo ovo e frite no óleo bem quente até se apresentarem douradas de ambos os lados.
Escorre-as em papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela.

A Calda:
Leve a ferver o vinho restante com água, açúcar, vinho do Porto, um pau de canela, o restante mel e os frutos secos. Regue as rabanadas com esta calda.

Notas:
Normalmente faço uma calda de açúcar muito muito leve usando o vinho que sobrou a que acrescento água ou usando apenas água (mas também a pode fazer apenas com vinho). Em qualquer dos casos, ao liquido acrescento o restante mel, o mesmo pau de canela (pode usar o pau de canelas até 3 ou 4 vezes sem perder o aroma) e açúcar na proporção de duas partes de água para uma de açúcar. Como uso muito pouco açúcar deve ferver em lume baixo cerca de 10 a 15 minutos.
Para uma calda forte deve usar duas partes de açúcar para uma parte de água e para uma calda fraca deve usar igual quantidade de água e açúcar. Em ambos os casos levo a lume forte e quando levantar fervura reduzo para o mínimo e deixo ferver 3 minutos.

Regra geral, opta-se por servir as rabanadas polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com a calda. Como junto sempre as duas opções, ou seja, polvilho-as, coloco-as numa taça grande e rego com a calda, prefiro uma calda mesmo muito fraca para que as rabanadas não se tornem excessivamente doces.

Com este doce participo no desafio lançado pela Laranjinha do "Cinco Quartos de Laranja" em parceria com a RAR Açúcar.

10 comentários:

Susana disse...

Olá Carla, antes do mais quero-te desejar um ano novo muito feliz embrulhado com alegria, saúde, paz e receitinhas delicisas ;).
Rabanadas... um doce humilde que faz as delicias até ao mais esquisito no que toca a comer. Engraçado que aqui nos Açores não e muito tradição faze-las pelo natal, mas sim como forma de aproveitamento de pão duro. Gosto imenso. As minhas preferidas são mesmo as tradicionais com canela e açucar, mas fiquei curiosa com essa calda de vinho! Devem ficar excelentes. Não te prometo que as faço agora, porque ando um bocado fartinha de doces, mas depois de passar uns tempos vai-me apetecer e já sei obde vir buscar a receita. Parabens.

Beijinhos

Ondina Maria disse...

É doce que não me puxa. Acho sempre as receitas maravilhosas, na nossa mesa nunca faltam rabanadas, mas mal dou uma dentada numa, sempre a pensar "é desta que me apaixono", aquela textura de pão molhado frito é mais forte do que eu. Mas todos os anos dou uma dentada numa rabanada, não vá ser o ano em que me apaixono perdidamente pelas ditas :)

a disse...

Olá Carla
Na minha casa não pode faltar as famosas rabanadas pelo natal, fui-me habituando ao lomgo dos anos com estes docinhos fritos que a minha avó fazia questão de colocar na mesa todos os anos. Fiquei fã destes doces desde muito nova, gosto de acordar no dia de natal e recordar os tempos de infância quando acordava de manhã e o chocolate quente já estava à minha espera...lembro-me de me sentar à lareira a beber o chocolate e a deliciar-me uma rabanada! Por norma faço as típicas rabanadas, com açúcar e canela, mas esta variante ficou debaixo de olho, adorei a calda...parece ficar super gulosa!
Beijinhos

Tanita disse...

Hummmmmmmmmm ai ai a dieta.

Laranjinha disse...

Carla,
gosto imenso de rabanadas. Assim com os frutos secos e o vinho do Porto, devem ficar uma delícia.

Muito obrigada pela tua participação.

Um beijinho e votos de um excelente ano de 2012.

Inês Ginja disse...

Adoro rabanadas. Em qualquer altura! Mas há uns anos atrás não apreciava os fritos de natal. Dias frios, mas quentes na alma e nas refeições, é uma alegria poder preparar com a família todos os lugares comuns.
Um beijinho.

Rita disse...

Na minha casa não é Natal sem as rabanadas. Costumamos fazer de leite e de vinho e nunca conseguimos escolher uma preferida. :) É engraçado ver aqui uma versão com vinho branco, porque já me tinha surgido a curiosidade de como ficariam. Parece que ficam muito boas. :) Hei-de experimentar! Beijinho

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Que bom aspecto
Acho que vou ficar com esta notinha para um futuro

Mary - Strawberrycandy disse...

Adoro rabanadas,...estas ficaram fantásticas!
Beijinhos
Bom ano 2012.
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

argas disse...

Nunca comi mas o aspecto é lindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...