22 de março de 2011

Bolo de Chocolate com frutos secos



"Chegou o carteiro
das nove p'ras dez
a vizinha do lado
de roupão enfiado
chegou-se à janela
em bicos de pés
e logo gritou:
"Traz carta p'ra mim?"
e o carteiro que é gago
espera um bocado
e responde-lhe assim:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote
da sua criada"


A canção é de todos conhecida e faz parte do meu "cancionário" desde frescas memórias, pela voz da minha mãe que a cantava vezes sem conta para alegria minha. Não há vez que não vá à caixa do correio sem cantarolar em silêncio este refrão.
Quanto ao carteiro que faz a distribuição lá pela freguesia, não sei se é gago ou não, mas numa das últimas voltas do correio fez chegar a minha casa uma caixa surpresa e gulosa de preparado para Bolo de Chocolate de Branca de Neve. Nem de propósito, porque sendo eu uma gulosa por chocolate, raramente faço bolos de chocolate. Tinha agora, então, a oportunidade de dar azo à minha gulodice e como tenho para mim que as oportunidades são para aproveitar...mãos no pacote e haja bolo de chocolate. 
Ingredientes:
1 embalagem de Bolo de Chocolate "Branca de Neve"
1 punhado generoso de frutos secos (nozes, avelãs e amendoins)
2 colheres de sopa de whisky
Molho de chocolate

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare o bolo conforme instruções da embalagem, acrescentando 2 colheres de sopa de whisky. Reserve cerca de 2 colheres de sopa de servir da massa (mais tarde verá para quê).
Pique grosseiramente os frutos secos e misture-os no preparado de bolo.
Verta-o numa forma polvilhada e untada ou apenas untada com spray Espiga para bolos.
Como queria usar uma forma mais pequena e não tinha, utilizei um pirex alto que forrei com papel vegetal untado.
Leve ao forno durante 20 minutos, reduzindo, findo esse tempo, a temperatura para 170º (não abra o forno neste momento). Verifique a cozedura espetando um palito no centro.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer e desenforme.
Servi polvilhado com alguns frutos sobrantes e regado com molho de chocolate.


8 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

A canção é engraçada mas o teu bolo está fenomenal!Esse creme a escorrer por ele abaixo fica mesmo guloso.

Bjokas
Rita

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de bolo, ficou com um aspecto fenomenal!

Raquel Alabaça disse...

Que delicia! Espero que venham mais ofertas deliciosas destas.

Beijinhos

MARIA disse...

Amiga, o teu bolo ficou lindo de valer!!!
Um beijo:))

Dri Dauzacker disse...

Carla querida, babei no seu bolo... deliiiicia... Bjim

Coberturas para Piscina disse...

deve ser 5 estrelas

Doces abobrinhas disse...

Amei chegar aqui :) delicious!! Um bj doce e apareca nas Abobrinhas!!
Roberta

moranguita disse...

hum que bonito que fico!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...