19 de maio de 2010

Frango e Favas


A Primavera é sempre um festim para os olhos e paladar. Nos jardins e terraços as plantas crescem a olhos vistos e as flores começam a desabrochar umas atrás das outras, numa  explosão de cor que nos alerta os sentidos adormecidos do cinzento do Inverno. Nas hortas e quintais as mais variadas hortaliças, leguminosas
 e frutos atingiram o crescimento e estão prontos para serem arrancados à terra e servidos nas nossas mesas. Depois de alguns meses a abrir sacos de ultracongelados, é um regalo vê-los frescos nas bancas dos mercados. Eles são os morangos, as ervilhas de quebrar, as favas, o ruibarbo e tudo o mais que a partir daí até ao fim do Verão a natureza nos der. O impulso para comprar é imediato e nem se pensa duas vezes no trabalho de descascar umas favas viçosas e muito menos depois de, aqui no culinarium da blogosfera, deliciarmos os olhos com pratadas delas, deliciosamente acompanhadas. E eu que não achava piada nenhuma às favas. Mais um sabor conquistado e um paladar enriquecido. E tantas receitas de favas vi, que chegou a mesma vez de as trazer à minha cozinha.
O primeiro prato foi um frango guisado com as ditas e outros legumes.

Ingredientes (para 2 pessoas)
2 peitos de frango
200 gr de cenoura baby
100 gr de cogumelos brancos
200 gr de favas descascadas
1 fatia de bacon
1 cebola
3 dente de alho
1 folha de louro
Polpa de tomate q.b.
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Com cerca de 1 hora a 30 minutos de antecedência, limpe os peitos de frango de todas as gorduras que encontrar e corte em pedaços de tamanho médio. Coloque-os num recipiente e tempere com sal, 2 dentes de alho partidos e vinho.
Limpe os cogumelos e retire-lhes o pé.
Num tacho refogue, em azeite, a cebola partida em meias luas, o alho esmagado e o bacon, juntamente com a folha de louro.
Quando a cebola estiver transparente, acrescente o frango, reservando a marinada, e deixe alourar de todos os lados.
Acrescente as cenouras e os cogumelos.
Deixe alourar mais um pouco e  junte o liquido coado da marinada, polpa de tomate e água até quase tapar os ingredientes. 
Acrescente as favas, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhas até o frango e os legumes estarem macios, mas não desfeitos.
Para acompanhar este prato é imperativo uma boa fatia de um pão rústico a seu gosto.

Dicas de Nutrição: As favas são ricas em fibras e manganésio, sendo uma boa fonte de hidratos de carbono e  de baixo valor calórico. De preferência devem ser consumidas com alimentos ricos em hidratos de carbono, uma vez que esta combinação favorece o fornecimento de aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Fontes:http://www.alimentacaosaudavel.org/favas.html e http://vitaminaline.blogspot.com/2010/05/alimento-da-epoca-favas.html

8 comentários:

Salsa Verde disse...

Os ingredientes são todos do melhor e a realização também é fácil, portanto, é mais uma receita na minha lista de espera de experimentações!
Beijocas,
Lia.

Unknown disse...

Carla as tuas favas estão com uma aspecto maravilhoso.
Bjoooooo))

moranguita disse...

bem mais uma delicia com favas.
nao sao o meu forte mas acho um parto muito bom
beijinhos

Isabel Salvador disse...

que bom aspecto ,nunca fiz assim as favas,tenho de experimentar,jinhoss

Miriam Bralli disse...

Vou ter que fazer favas, fiquei com vontade,

Luz e Serenidade
1000 Beijokinhas

PratosdaBela disse...

Muito bom aspecto...
Jinhos fofos

primata disse...

tb nunca fiz assim mas tenho que experimentar
o aspecto é optimo
um bjinho

Inês disse...

Eis um prato que nesta altura das favas também costumo fazer. É delicioso!! Para quem gosta de favas, como eu:)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...