10 de maio de 2010

Migas com Couve Galega em vinho tinto


Domingo de sol é domingo de churrasco e de petiscos e bom vinho. Venha lá quem vier e mesmo que não venha ninguém.
No fogão cozem as batatas novas com casca. Assim que o garfo espeta desliga-se o fogão e coa-se a água da cozedura.
A brasa está acesa naquele ponto certo, nem muito forte, nem muito fraca. À grelha vão as batatas inteiras e com pele e a acompanhar uma morcela deliciosa comprada no fim-de-semana anterior na Feira da Primavera. Entretanto na cozinha, preparo uns pimentos Padron, simplesmente salteados em azeite e umas migas para aproveitar um pão de centeio já duro.

Migas:
Ingredientes:
2 pães de centeio duros
Àgua q.b.
Azeite q.b.
1 dente de alho
Couve galega cegada (vulgo, caldo verde) q.b.
1 tira de bacon
1/4 copo de vinho tinto
Sal q.b.

Preparação:
Amoleça o pão em água.
Numa frigideira aqueça o azeite com o dente de alho esmagado e o bacon cortado em pedacinhos. Quando o dente de alho estiver dourado, junte o pão, escorrido e desfeito. Envolva no azeite e no bacon e acrescente a couve. Tempere de sal. Junte o vinho aos poucos e vá moldando as migas. Se necessário acrescente um pouco de água ou, melhor ainda, caldo de legumes. 

A mesa aperalta-se: a morcela está pronta, os pimentos também. Juntamos as migas e mais pão de centeio fresquinho. No copo um Vinha Grande de 2006 faz as honras do convívio. Os costeletões de boi vão agora à brasa. As batatas estão no ponto. Falta esmurrá-las e regá-las com o azeite onde ferveram dois dentes de alho esmagados, uma folha de louro e um raminho de tomilho e a que, depois de coado, se acrescentou mais dois dentes de alho grosseiramente picados.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...