3 de maio de 2010

Almoçar no escritório - Sanduiche de pato


Do pato assado com laranja aqui publicado a semana passada sobrou uma quantidade considerável de carne. Parte do sobrante fatiei para fazer esta sanduiche e o restante desfiei e congelei para futuras refeições.

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
1/2 cebola
1/4 de pimento
Tiras de courgette q.b.
Cogumelos brancos q.b.
2 fatias de peito de pato assado
2 rodelas de tomate
2 folhas de alface
2 fatia de queijo
Azeite q.b.
Alho em pó q.b.
Molho de soja q.b.

Para formar a sanduíche utilizei 2 fatias de pão integral feito na MFP com uma farinha pré-preparada, neste caso, do Lidl. Se preparar a sanduiche na hora da refeição, e tiver oportunidade, comece por tostar as fatias de pão, caso contrário, se a preparar em casa, como eu, dispense esta operação.
Parta a cebola em meias luas, fatie os cogumelos, o pimento e a  courgette e leve a saltear numa frigideira com um pouco de azeite (sempre o mínimo necessário). Tempere com alho em pó e molho de soja.  
Sobre uma fatia de pão coloque uma folha de alface, uma rodela de tomate, uma fatia de queijo e metade dos legumes salteados. 
Sobre estes coloque agora o peito de pato fatiado e os mesmos ingredientes acima, mas em ordem inversa: legumes salteados, queijo, tomate e alface e a restante fatia de pão.
No local de trabalho tenho um micro ondas, por isso levo a sanduiche a aquecer ligeiramente apenas para derreter o queijo, que é, para mim, a única forma aceitável de comer queijo.

Dicas de nutrição: A carne de aves, branca e magra, é sempre preferível às carnes vermelhas e gordas.  Também entre o  pão branco e o pão integral há que fazer a opção por este por conter maior quantidade de fibras. Os legumes utilizados nesta refeição têm em comum o grande teor de água e, consequentemente,   baixo valor energético. Reúnem, ainda um conjunto considerável de vitaminas e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja os principais nutrientes: Courgette: manganésio e vitamina C; Alface: vitamina K, A e C, folatos, manganésio e crómio que também está presente na cebola, que contém ainda boas quantidades de fibra; Pimento: vitamina C, A e B6; Cogumelos: selénio, vitamina B2, B3 e B5, cobre, potássio e fósforo; Tomate: Vitamina C, A e K. Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/

9 comentários:

kika disse...

BOA DICA!! eu também não tenho onde aquecer o almoço então opto por saladas, um dia destes coloco no blog. Bjs

Belocas disse...

Uma boa sugestão e muito saudável.
gostei das dicas de nutrição...
Obg pela visitinha no Iguarias Caseiras. A minha cozinha é simples e está sempre disponivel. Vou passando por aqui...
Bjs e boa semana

Babette disse...

uma alternativa de almoço simples e equilibrada!
babette

sofia disse...

mas que boa ideia deixar dicas de nutricao no post! obrigada pela partilha e parabens pelo bonito blog! a visitar com frequencia! :)
sofia

Suzi disse...

Pois... eu também almoço no escritório, mas sabes que até ajuda a puxar pela imaginação! Óptima esta sandocha! Bjs

Carla disse...

Kika,
Fico à espera das receitinhas de saladas. Sabem sempre tão bem e não há uma igual à outra, não é? Como diz a Suzi, estes almoços rápidos ajudam mesmo a puxar pela imaginação.
Aqui temos um cantinho para tomar um café ou um chá e temos uma aquisição recente: um microondas. Faz mesmo muito jeito.

Suzi,
É verdade que estes almoços põem os neurónios a trabalhar e às vezes até ajudam na preparação do jantar: de uma refeição fazem-se logo duas.

Belocas, Babette e Sofia,
Obrigada pela vossa simpatia. Espero que nos encontremos muitas vezes de cozinha em cozinha.

Beijinhos a todas.

Unknown disse...

Amiga ficou muito bonita e certamente muito boa.Bjoooooo

Unknown disse...

Oi querida! Vi que você é de Vila Nova de Gaia, eu e meu esposo já estivemos ai e amamos!!

Bjs

Carla disse...

Vitória,
Obrigada por mais uma visita.
Beijinhos.

Eu Mulher,
Ainda bem que gostaram de Vila Nova de Gaia. É uma cidade que tem duas coisas que eu adoro: a praia e a beira-rio.
Beijinhos.

Vânia,
Obrigada. O pato ainda não me convenceu, mas também não me dei por vencida.:)
Beijinhos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...