17 de fevereiro de 2017

Tatin de pera bêbada


Há unas anos atrás vi numa revista online espanhola uma tarte com pêras bêbadas que me deixou a sonhar até hoje. Era uma daquelas receitas que nos ficam na memória e que sabemos que algum dia havemos de voltar a ela para a por em prática. Ora, entretanto não sei onde guardei o PDF da revista, provavelmente ficou perdida entre mudanças de computador ou em algum lugar de armazenamento de ficheiros, daqueles que acabam por se transformar numa espécie de sótão ou de arrumos lá de casa, onde se guarda tudo e não nos lembramos do que lá temos guardado e exactamente aonde.
Bom, mas a memória desta tarte ficou e ao visitar o "Pratos e Travessas" encontrei pelas mãos da Mónica uma tarte Tatin que me levou de volta a essa memória. Desta vez não aguardei muito, só que chegasse o fim-de-semana, para levar á mesa esta delicia suprema que ficou classificada como uma das melhores sobremesas servidas ... desde sempre.
Aproveitem o fim-de-semana e mimem os vossos comensais com estas tartes maravilhosas. Se forem muito gulosos acompanhem-nas com uma bola de gelado.
 
(Inspiração: Pratos e Travessas
Ingredientes (rende 3 formas de tartelete):
Massa folhada
4 pêras pequenas, não muito maduras, descascadas e descaroçadas e cortadas em quartos
70 gr. de açúcar
1 colher de sopa manteiga
100ml de vinho tinto
1 cálice de vinho do Porto
1 pau de canela

Preparação:
Prepare as formas de tarteletes: corte circulos de massa  folhada com 1 cm de diâmetro superior ao das formas e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Numa sertã deite o açúcar, a manteiga, a canela e os vinhos e leve ao lume, deixando o vinho ferver durante cerca de 5 minutos.
Acrescente as peras e envolva. Deixe cozinhar mais uns minutos, até as peras estarem embebidas no vinho.
Distribua as peras pelas formas, aconchegando-as bem. Regue com 1 a 2 colheres de sopa do liquido que restou na sertã e cubra com a massa folhada voltando as margens excedentes da massa para dentro da forma.
Leve ao forno até a massa ficar dourada.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme as tartes virando-as com cuidado e rapidamente sobre um prato. 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...