17 de março de 2016

Papas de Millet e granola rápida



Este ano tem sido um desfile de ingredientes novos para o pequeno-almoço, com as papas à cabeça do desfile: desde as tradicionais de aveia, passando pela mistura de flocos de aveia e de centeio, pelo trigo sarraceno, a quinoa e agora o millet. Se me perguntarem quais as minhas preferidas ... hum ... terei alguma dificuldade em responder, mas se as de aveia, são as de aveia, as de trigo sarracena surpreenderam-me pela textura e a verdade é que as de millet me têm deliciado. Seja qual for o ingrediente escolhido, faço sempre quantidade suficiente para 2 a 3 dias e guardo num recipiente bem fechado no frigorifico, depois é só utilizar a quantidade que preciso, poderei juntar-lhe (ou não) um pouco mais de liquido e aqueço no microondas durante 1 minuto e aqui posso já acrescentar-lhe a fruta que escolhi para a acompanhar: banana fatiada, frutos vermelhos, pera ou maçã (por vezes asso as maçãs também no microondas no dia anterior). A fruta vai cozer ligeiramente e tratando-se de banana ou frutos vermelhos, se estiverem maduros, poderão quase transformar-se num puré deliciosos. Polvilha-se com canela e rega-se com um fiozinho de mel e termina-se com 2 colheres de granola. Querem melhor para começar o dia?  
E além das papas de pequeno-almoço, não pode faltar a granola caseira. Quando não tenho tempo para a fazer do modo tradicional, recorro a esta mais rápida, que já conhecem do "I Love Marmita", e faço a quantidade suficiente para 1 semana 



Ingredientes:
Para o millet:
1 chávena de millet
3 chávenas de água, leite, chá ou a vossa bebida vegetal preferida
1 pau de canela
1 casca limão
Para a granola:
1/2 chávena de flocos de aveia
1 punhado de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de sementes de chia
Passas a gosto


Preparação:
O millet:
Toste o millet num tacho, sem qualquer gordura. Quando começar a sentir o aroma tostado do millet, acrescente a água, a canela e o limão
Leve a cozinhar, em lume médio, mexendo sempre, tal como se estivesse a preparar papas de aveia, até obter a consistência desejada.
Serva com pêra, canela e sementes de girassol ou o que mais lhe aprouver

A granola:
Aqueça uma frigideira e toste cada um dos ingredientes da granola em separado, com excepção das passas e da chia. À medida que os ingredientes vão tostando, reserve-os numa taça e deixe arrefecer. Misture as passas e a chia e guarde num frasco hermético.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...