3 de fevereiro de 2016

Pão de chia, quinoa e trigo sarraceno



Desde que criei este blogue e comecei a partilhas os pães que de vez em quando se fazem na minha cozinha, nunca pensei que chegasse o dia que vos viesse dizer que fiz um pão que não me agradou por aí além. Eu que nutro um amor incondicional pelo pão, mesmo que tantas vezes o tente afastar da minha mesa.
Ora, então, o que se passou com este pão? É um pão especial, sem gluten (não, não sou alérgica ou intolerante ao gluten, nem aderi à moda do "sem gluten", mas é sempre interessante um pão sem trigo, o rei dos cereais) e feito com ingredientes especiais: chia, quinoa e trigo sarraceno (que não é trigo). Fiquei bastnate entusiasmada quando encontrei a receita. Por coincidência, uns dias de o fazer, dei com uma publicação num site (não me lembro onde...) que se referia aos pães de quinoa como sendo muito sensaborões. Hummm...então tanta gente a dizer que o pão é espectacular e tal e estes vêm dizer que afinal não é nada assim? E até sugeriam juntar café para lhe dar "vida ". O facto é que ignorei esta sugestão e lancei-me na aventura tão simples de recriar este pão. As receitas publicadas apresentavam-no como pão de chia e quinoa ou como pão de chia e trigo sarraceno, eu fiz um de chia, quinoa e trigo sarraceno para aproveitar os ingredientes que tinha em casa, mas o resultado final não me conveceu. Primeiro há sempre o sabor intenso do trigo sarraceno, que apesar de já estar habituada, é sempre um sabor que se estranha à primeira dentada (talvez um pão só de quinoa ultrapasse esse questão), depois temos um pão com uma boa crosta e um miolo denso como eu gosto, mas ... frio. Sim, é um pão frio. Não sei como explicar melhor, mas foi essa a sensação que me deixou cada fatia deste pão e eu não gosto de comer comida fria, a não ser em pic-nics.

Tendo em conta que os ingredientes que fazem este pão não são ingredientes baratos e que a margem de sucesso pode ser reduzida, não é provável que volte a experimentar esta receita tão cedo, de qualquer modo fica aqui a partilha. Se experimentarem (pelo menos muitos curiosos vai haver...), partilhem também.


(Fonte: The Healthy Chef)
Ingredientes:
300 gr. de grãos de trigo sarraceno e/ou quinoa (usei parte de uns e outros em conformidade com o que tinha na despensa)
60 gr. de sementes de chia
1 chávena de água
60 ml de azeite
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó ou 1/2 colher de chá de bicarbonato de soda + sumo de 1/2 limão

Preparação:
Aqueça o forno a 160º (com ventoinha ligada).
Forre uma forma rectangular com papel vegetal e reserve.
Demolhe os grãos de trigo sarraceno e/ou quinoa em bastante água.
Demolhe as sementes de chia em 1/2 chávena de água durante cerca de 30 minutos, até "gelificarem".
Coe muito bem a água os grãos de de trigo e/ou quinoa e coloque-os no robot de cozinha, acrescente o "gel" de chia e os restantes ingredientes.
Triture durante 3 minutos, até obter uma massa mas com alguns grãos inteiros.
Leve ao forno a cozer por cerca de 1hora e 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer, dentro da forma, por 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer completamente, sobre uma grande, antes de servir.
Pode guardar no frigorífico, num saco bem fechado, até 1 semana.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...