10 de setembro de 2010

Doce de figo


3º round de experiências com compotas. Desta vez experimentei o microondas, mas usando o açúcar gelificante e confesso que não fiquei muito fã. Experimentei uma pequena quantidade de fruta: 250 gr. e em cerca de 10 minutos (em potência elevada) o doce estava pronto, mas demasiado espesso. Para além disso, os figos ainda são uma novidade recente para mim e achei que esta compota requeria menos açúcar. É que o doce dos figos acrescido do açúcar dá demasiado doce para o meu gosto, porém terá sido essa doçura que me trouxe à lembrança o doce de abóbora e logo a seguir a sua excelente combinação com o requeijão. Não tendo requeijão em casa, barrei uma fatia de pão com queijo-creme e por cima deste o doce de figo e digo-vos que ficou excelente. O senão é que, tal como com o doce de abóbora, vou comer até não poder ouvir sequer falar em doce de figo e requeijão...mas não faz mal, para já consolo-me e para o ano estarei curada e pronta para outra dose.

Ingredientes:
250 gr de figos pingo de mel
125 gr de açúcar gelificante
Sumo de 1/2 limão
1 cálice de Vinho do Porto

Preparação:
Lave e corte os figos em pedaços.
Num recipiente refractário alto misture todos os ingredientes e leve ao microondas: usei a potência máxima e  com esta quantidade de fruta em dez minutos estava o doce mais que pronto.
De 5 em 5 minutos mexa o doce para que a fruta coza uniformemente.
Distribua o doce por frascos esterilizados e delicie-se.


Nota: Desta experiência resultaram as seguintes conclusões:
- Para usar açúcar gelificante com este método deve ser acertada a combinação potência/tempo do microondas; 
- A MFP é o método mais confortável para fazer compotas, mas em termos de resultado o fogão, usando o açúcar gelificante, vence. 

11 comentários:

Unknown disse...

Fazer compotas no microondas é novidade para mim, e confeço que até agora não gostei de nada feito no micro ondas, pois o sabor fica completamente alterado na minha opinião. Ms compota de figo deve ser bom.

De cozinha em cozinha disse...

Querida B. V.,
Sou uma adepta do microondas, embora não para as refeições diárias em casa, aí normalmente utilizo-o para descongelar e aquecer. É verdade que os cozinhados ficam diferentes, até porque a própria forma de confeccionar é diferente, não estamos a apaparicar a comida com os seus temperos como fazemos no fogão, mas é uma forma muito prática e rápida de cozinhar e utilizo-o para preparar rapidamente algumas refeições para levar para o trabalho. Desta forma posso levar alguns pratos mais elaborados sem me perder muito na cozinha ao fim do dia. Por ex, a salada de quinoa e pêra: a pêra fica muito melhor se for assada no forno (não tem comparação possível), mas assim tive uma salada bem diferente e rápida para o dia seguinte...Sou de opinião que devemos aproveitar as vantagens dos electrodomésticos para nos facilitar a vida...pode não ficar excelente, mas ganhamos em tempo para nós e para os nossos queridos...
Beijinhos e bom fim-de-semana

Tia Amélia disse...

Olá Carlinha!
O teu doce ficou foi mesmo uma delicia com tantos problemas podes mandar um niquito para mim. Mil beijos da Tia.

SoraiaSilva disse...

Ficou com uma cor óptima e com requeijão deve ser MESMO MUITO bom :p
Beijinhos*

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo ficou!

fimere disse...

une recette bien originale et très tentante pour moi qui adore les figues
bonne soirée

Inês disse...

Já sabia que se faziam foce nas panela de pressão, mfp etc.. no microondas não. Já aprendi hoje =)
Doce de figo nunca fiz, como-os todos num ápice!
Deve ser delicioso

Paula disse...

I love your blog!
This looks so delicious!

Have a nice time!
Paula

Xana Bértolo disse...

Ficou com uma cor super apelativa mesmo... Eu nem aprecio figos, mas olha k o doce provava :)
beijo

sabor e saberes disse...

Nunca tinha visto doces feitos no microondas. Adorei o doce.

Marisa Duarte disse...

Que giro, tambem fiz doce de figo pindo de mel, mas ainda não publiquei. É uma delicia, mas tambem não uso o micro-ondas para o doce uso a mfp, mas o resultado deve ser igualmente bom!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...