20 de julho de 2010

D. Joaquina, que prazer!






E lá continuamos a inventariar as prendas do Verão e a vibrar com cada novidade que nos aparece nas bancas das fruteiras. A semana passada foram as pêras D. Joaquina que eu adorooooo, mais do que a pêra rocha. Claro que mal as comprei comecei a dedicar vastos minutos dos meus dias a pensar numa forma de as servir como sobremesa. Não como uma simples (e saborosa) sobremesa de fruta, mas  uma sobremesa com algum "requinte" que tornasse a D. Joaquina a rainha do momento. 

O que resultou é o que se segue, a junção da pêra a outro ingrediente predilecto: o chocolate e como estamos no Verão e o dia estava bem quente, nada melhor que um final de refeição bem fresquinho e juntei também gelado de nata. As pêras são preparadas de véspera e aguardam depois no frigorífico. O chocolate transforma-se numa capa crocante que desvenda o suave da pêra à primeira garfada. A calda que coze as pêras é uma calda leve, com pouco açúcar e o chocolate utilizado foi um chocolate dietético, sem açúcar, mas pode utilizar outro tipo de chocolate à escolha (o meu preferido é sem dúvida o Lindt 70% cacau), pensei inclusive no chocolate branco, mas fica para uma próxima. Seja como for, o gelado de nata vem acrescentar a doçura necessária. Se fosse Inverno não hesitaria em servi-las com uma cobertura mais fina, vertida na hora, ainda quente.

Ingredientes (2 doses):
6 pêras D. Joaquina firmes
1/8 de chávena de açúcar
Água q.b.
100 gr de chocolate em barra
1 colher de chá de manteiga
Leite q.b.

Preparação:
Descasque as pêras com o descascador de batata, deixando ficar o cabo.
Coloque num tacho, polvilhe com o açúcar e cubra com água.
Leve ao lume até ferver e depois deixe cozer em lume brando. Devem ficar cozida, mas firmes.
Retire da calda e deixe arrefecer.
Parta o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria ou no microondas em potência média, mexendo a cerca de cada 20-30 segundos para não queimar o chocolate.
Acrescente a manteiga e mexa. Acrescente o leite, colher a colher, até obter um creme não demasiado espesso, mas também não muito fino. A ideia é cobrir a fruta com uma boa camada de chocolate e não regá-la com molho de chocolate.
Com cuidado, passe as pêras pelo chocolate de forma a criar uma capa. Se o chocolate estiver grosso, esta operação é mais difícil (e rende menos), mas o aspecto final é bem mais interessante.
Pouse-as num prato com espaço entre elas, para não colarem, e guarde no frigorífico.
Para servir, coloque 3 pêras em cada prato (o chocolate vai aderir ao prato onde secaram, por isso utilize uma faca para as descolar sem danificar). Junte uma fatia, ou uma bola, de gelado de nata. Se tiver sobrado cobertura de chocolate, acrescente leite, para a tornar mais liquida e espalhe sobre o gelado. Finalmente polvilhe tudo com raspas de chocolate.

8 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Mas que óptima sugestão!
Ficaram mesmo excelentes!

Sónia Paula disse...

Hummm deve ser bom...
Bjcas

luisa disse...

Só de ver e ler já estou a salivar... :) que apetite!

Hiperica di Lady Boheme disse...

Olà querida, che golosa e deliziosa ricetta! Beijinhos

Daniana Bittencourt disse...

Nossa, me deu água na boca. Queria ver a foto dela depois da primeira garfada.
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Taís Marçal Diniz disse...

Que delícia...adorei!
Já estou seguindo.
Beijos!
http://myblogsaborear.blogspot.com/

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

UAU! Fiquei com desejo de comer. Excelente. Beijos

moranguita disse...

assim quem nao come uma bela pera?
eu quero e logo duas hehe
beijinho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...