5 de junho de 2010

Larocas, Iscas e Pataniscas


Como prometido, aqui estão as larocas/pataniscas/iscas de bacalhau que referi neste post.
Embora haja tentação para considerar que iscas e pataniscas são dois nomes para o mesmo pitéu, a verdade é que são coisas diferentes: a patanisca é mais fina e crocante, a isca mais fofa e dobrada. Na patanisca mistura-se o bacalhau no polme da fritura, na isca vai o polme à sertã e no meio coloca-se uma boa lasca de bacalhau - uma isca - e dobra-se o polme à semelhança de uma omelete. Quanto ao polme pode ser o mesmo quer para as iscas, quer para as pataniscas, mas há quem aí também lhes encontre a diferença: para as iscas acrescenta-se ao polme de farinha, água e ovos, cebola e salsa picadas e para as pataniscas usa-se o polme base sem nenhum desses acrescentos. Há quem aprecie mais as iscas e quem aprecie mais as pataniscas. Eu aprecio ambas e ambas com salsa e cebola. 
Seja como for, iscas ou pataniscas, para mim serão sempre "larocas". Eram um pitéu comum na minha infância e era assim que as chamavam lá em casa - larocas -, escorridas em papel mata borrão e vindas da tasca gerida pelos meus avós paternos onde havia um balcão corrido e se servia copo a vinho tirado directamente da pipa guardada no compartimento ao lado e separado da sala de acesso público por uma porta de vai-vém. 
Foi uma grande descoberta quando, anos mais tarde, nessas idades em que começamos a descobrir que o que para nós eram certezas e verdades tão simples, não o eram para os outros,  percebi que ninguém sabia o que era uma laroca, porque todos as conheciam por iscas ou pataniscas. Confesso que me senti um pouco desiludida, porque a "ignorância" dos outros e a sua certeza de que o que é do conhecimento geral é que é correcto, parecia ter retirado um pouco do sabor mágico à laroca, reduzindo-a á generalidade das iscas e pataniscas. A desilusão passou e acabou por se transformar no saborzinho a vitória de saber o que mais ninguém sabia. Mas deixando as palavras e passando aos sabores foram estas as pataniscas que foram à mesa acompanhadas de um arroz de feijão vermelho bem malandrinho e ligeiramente picante:

Ingredientes (para 6 a 8 larocas):
1 chávena de farinha trigo
1 ovo
1 1/4 chávena de água
200 gr. de bacalhau desfiado, cozido
1 cebola pequena
Salsa q.b.
Óleo q.b.
Sal e pimenta q.b. se necessário

Preparação:
Pique a cebola e a salsa.
Numa tigela misture a farinha e o ovo.
Acrescente a água. Se tiver cozido o bacalhau no momento utilize a água de cozedura do mesmo.
Misture bem com a colher de pau ou vara de arames. O polme não deve ficar nem muito liquido, nem muito grosso. 
Junte a cebola e a salsa picadas e o bacalhau. Por mim não gosto do bacalhau muito moído, mas é ao gosto de cada um.
Aqueça o óleo numa frigideira larga e vá juntando colheradas do polme de bacalhau. Deixe fritar de ambos os lados até as larocas ficarem bem douradinhas e retire para um prato coberto com papel absorvente.
O polme destas foi feito por mim, mas a fritura foi feita pelo mestre dos churrascos que mais uma vez deu aqui mostras de bem lidar com os tachos e panelas e o duo, modéstia à parte, foi perfeito: as larocas ficaram bem saborosas e nada gordurosas.  

5 comentários:

Isabel Salvador disse...

boas alternativas Carla,gostei,boas memórias de infância e esse arroz de feijão deve ser boin jinhoss

Inês disse...

Que lindas pataniscas. Foi o meu jantar ontem. É daqueles petiscos que sabem bem a qualquer hora=)

Salsa Verde disse...

Larocas, iscas ou pataniscas, o certo é que têm um aspecto deliciosamente crocante!!
Beijinhos,
Lia.

moranguita disse...

ai uma belaa patanicsa com um arroz dde tomate eu adorooooooooooooooooo
beijocas

Anónimo disse...

Menina ou senhora? para mim serão sempre e só Larocas, vivi sempre em casa dos pais e mais tarde na minha e o nome foi sempre Larocas, Uns anos mais tarde começaram pomposamente a chamar iscas ou Pataniscas. Adoro Larocas com um arroz malandrinho de feijão vermelho e grelos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...