Esta salada teve como principio responder ao desafio da Manuela do "Delicias e Companhia" e vai ter como fim ser o meu almoço de amanhã.
Ingredientes (todos q.b.):
Rucula
Rebentos de Feijão
Tomate Cereja
Cogumelos inteiros (usei de conserva, mas o ideal será utilizá-los frescos)
Espargos brancos (de conserva)
Tofu
Courgette
Papaia
1 dente de alho
Azeite
Sal
Lave todos os ingredientes frescos.
Corte a courgette em rodelas finas, os espargos em pequenos pedaços e a papaia em tiras.
Prepare o tofu e corte-o em tiras.
Numa frigideira deite um fio de azeite (pouco azeite) e um dente de alho esmagado.
Quando o alho começar a dourar retire-o e deite na frigideira a courgette e os cogumelos. Salteie no azeite até dourarem, mexendo constantemente para não deixar queimar. Quando começarem a dourar junte os espargos e o tofu. Continue a saltear até os legumes e o tofu estarem uniformemente dourados.
Retire para um prato coberto com papel de cozinha para absorver o excesso de azeite.
Num prato de servir coloque a rucula. Por cima os rebentos de feijão e o tomate cereja cortado em metades.
Adicione a papaia cortada em tiras.
Junte os ingredientes salteados.
Tempere a rucula e companhia com um pouco de flor de sal (utilizei sal com tomate seco da loja do "Chefe Luis Francisco"). Se fizer questão acrescente um fiozinho de azeite, embora os ingredientes quentes tenham já a gordura suficiente para todo o prato.
Eu não sou fã de molhos. Em casa tempero as saladas com flor de sal e um fio minimo de azeite (tão pouco que à mesa vai sempre o frasco do sal e do azeite para cada um acrescentar depois a seu gosto) e fora de casa normalmente os molhos são tão ácidos que prefiro as saladas sem qualquer molho.
Para quem não prescinda mesmo do molho o tradicional iogurte com ervas aromáticas a gosto cai sempre bem e é saudável q.b.