20 de novembro de 2009

Coq au Vin


Ando fascinada com o livro "A Cozinha Francesa", de Joanne Harris (Edições Asa). Já o tenho vai fazer algum tempo, mas ultimamente não me canso de o desfolhar, por isso seleccionei algumas receitas para experimentar. Esta que hoje publico experimentei-a num Domingo, dia de cozinha apurada especialmente se  a chuva miudinha faz apetecer um prato quente e suculento. Como o Domingo que se avizinha parece que vai ser igualmente chuvoso fica aqui este tradicional "Coq au Vin". Aviso que é um prato trabalhoso e demorado, mas delicioso. Escolha um dia calmo para o preparar com a certeza que vale bem a pena o tempo que nos toma.

Ingredientes:
1 frango com cerca de 1 kg cortado em 12 pedaços
500 ml de vinho tinto
1 colher de sopa de azeite
150 gr de bacon inteiro cortado em cubos (utilizei tiras de bacon)
12 chalotas pequenas
200 gr. de cogumelos de Paris (ou outros...)
1 dente de alho esmagado e picado
3 colheres de sopa de farinha
30 ml de caldo de galinha
2 folhas de louro
2 pés de tomilho
Sal marinho e pimenta preta moída no momento
1 ramo de salsa picada

Retire o excesso de gordura no frango.
De preferência, deixe os pedaços de frango a marinar no vinho de um dia para o outro.
No dia seguinte escorra a marinada e guarde-a para utilizar mais tarde. Enxugue bem o frango para facilitar a fritura.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque o azeite e o bacon numa caçarola refractária grande (como não tinha recipiente suficiente para utilizar no fogão e no forno, usei um tacho normal para esta fase e na fase final utilizei uma assadeira de barro que deixei dentro do forno enquanto este aquecia) e salteie em lume médio durante 3 minutos. Adicione as chalotas inteiras e cozinhe durante mais 6 minutos até alourarem em seguida adicione os cogumelos e o alho e deixe cozer mais 2 minutos mexendo bem. Retire os ingredientes da caçarola e reserve.
Coloque o frango na caçarola e cozinhe até ficar uniformemente alourado sem perder os sucos da cozedura - proceda por fases para obter um dourado regular. Reserve o frango.
Reduza a temperatura. Incorpore a farinha e deixe-a absorver a gordura incorporando todos os pedacinhos que durante a cozedura pegaram à parede da caçarola. Incorpore lentamente o vinho tinto ou a marinada que reservou e o caldo de galinha  e leve a levantar fervura.
Volte a colocar o frango, os legumes e o bacon na caçarola com as folhas de louro, tomilho e temperos. Tape e  leve ao forno durante 35 minutos. Adicione a salsa picada antes de servir.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...