29 de maio de 2013

Tarte de cogumelos e cebola vermelha



Ultimamente parece que os desastres de cozinha são mais frequentes. Devem ser uma fase, espero. Deixem-me explicar melhor: não são verdadeiros desastres, daqueles em que não há salvação possível para a comida (com excepção de uma sopa queimada, podem crer?). Bom, tudo começou com um estufado que não foi estufado e acabou numa Falsa Lasanha e numas almôndegas vegetarianas (que não cheguei a publicar aqui, mas que serviram 6 marmitas deliciosas com direito a fotografia no Diário de Noticias de 28 de Abril, numa reportagem acerca das marmitas). Depois, sim, houve a tal sopa queimada, até acho que não foi uma mas duas, uma coisa incrível. E na semana passada estava eu a tentar fazer umas tortilhas com farinha de milho para depois congelar e ir usando, numa receita já mais que experimentada (farinha, água e azeite, mais um punhado de aneto Espiga) e a massa que não ligava, quebrava por todos os lados, impossível de esticar direitinha sem rachar, mais água, mais farinha, de tal modo que nem vos sei dar a receita dela. O facto é que se não queria ser tortilha passou a tarte. Estiquei-a aos pedaços o melhor que pude e fui colando-os numa tarteira de fundo amovível sobre uma folha de papel vegetal.
A inspiração para o recheio já a tinha recolhido no livro da "Popina - Iguarias saudáveis" e depois foi só dar o andamento à tarte, e no fim o pretexto perfeito para aparecer na "tea party" da Manuela para celebrar mais um aniversário do blogue "Cravo e Canela - Uma cozinha no Brasil".


Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada ou outra massa à vossa escolha, a minha já sabem qual foi.
1 embalagem de cogumelos brancos laminados
1 cebola vermelha
2 iogurtes naturais drenados
1/4 de requeijão mole
1 ovo
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 pitada de noz moscada


Preparação:
Coloque a massa na forma e refrigere enquanto faz o recheio.
Numa frigideira salteie a cebola cortada em meias luas finas até amolecer e ganhar alguma cor. Reserve.
Salteie os cogumelos até dourarem e seque-os bem.
Numa taça misture os iogurtes (coloque o conteúdo dos iogurtes sobre um passador de rede fina durante umas horas. O soro que libertarem pode ser aproveitado para fazer pão, por ex.), o requeijão e o ovo inteiro. Bata bem com a vara de arames até obter uma mistura homogénea e tempere com sal e uma pitada de noz moscada.
Espalhe o recheio sobre a tarte, espalhe os cogumelos e a cebola e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º.

8 comentários:

São Ribeiro disse...

Adoro cebola vermelha costumo comprar para a salada,
Essa tarte ficou uma maravilha.
Bjs

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Apesar dos precalços esta tarte ficou com um aspecto fantástico, gostei muito :D

Beijinhos e tem uma boa noite :D

Ondina Maria disse...

Há alturas tramadas. Lembro-me da primeira vez que fiz a compota de malagueta: distrai-me 2 segundos, a compota veio por fora e o caramelo picou-me o vidro daquele disco da vitro-cerâmica. Fiquei para morrer! E nesse dia, ao passar uma sopa, não sei que aconteceu mas houve sopa para todo o lado, cabelo inclusive. Se há dias em que não devíamos sair da cama, também os há que não devíamos cozinhar!

Liliana (Addicted) disse...

Essa tarte tem tão bom aspecto...e cheia de cogumelos é perfeita!

beijinhos :)

inês do crasto disse...

Ahah boa forma de dar a volta ao problema! às vezes também parece que ando com a cabeça na lua ou que tudo me corre mal, mas realmente devem ser fases ;) Passa rápido!
Beijinhos
Inês

Luisa Alexandra disse...

Tem um aspecto mesmo muito bom!

Manuela disse...

Olá carla!
A tua tarte tem um aspecto delicioso e bem saudável. Estou cheia de vontade de experimentar. Muito bem vinda à nossa festa e obrigada por partilhares esta receita tao apetitiosa.

Bjnhos,

Manela

pedra de sal disse...

Azares a parte, esta tarte ficou com um aspecto maravilhoso! Temos em comum o fato de adorarmos esse livro onde te inspiraste e que eu amo! Um beijinho e um excelente fim de semana! E que venham as boas inspirações e que os azares façam parte do passado :-)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...