30 de julho de 2012

Dorie às sextas - Gelado de Pêssego e Cardamomo



Os últimos dias que antecedem as férias são sempre um pequeno martírio. A ansiedade instala-se numa contagem decrescente de dias que parecem mais longos que as suas naturais 24h. As rotinas exasperam-me e a vontade de cozinhar é pouca. Tão pouca que nem apetece pensar em comida. Para vencer esta resistência e dar alento aos dias que me separam do descanso, só um desafio Dorie às Sextas, cheio de cor e sabor a Verão.
A receita original - Blueberry-Sour Cream Ice Cream - utiliza mirtilos, mas por não ter tido a oportunidade de os procurar usei uns pêssegos cozidos com cardamomo que havia preparado dois dias antes para usar ao pequeno-almoço. Confesso que este gelado não me encheu as medidas, embora seja fácil de preparar e cremoso, mas a verdade é que prefiro sabores mais complexos como os de chocolate, café ou noz, por exemplo, aos gelados de fruta. Seja como fôr, fico ainda a sonhar com os mirtilos.


 
Ingredientes:
4 pêssegos (1 chávena de mirtilos, frescos ou congelados, no original)
2 sementes de cardamomo (opcional)
1/3 de chávena de açúcar - só usei 1/4
1 pitada de sal
Raspa e sumo de 1/4 limão
3/4 de chávena de natas - usei iogurte natural
3/4 de chávena de natas azedas (pode substituir por iogurte ou créme fraiche; também pode fazer-se em casa, adicionando umas gotas de sumo de limão às natas - esperar 30 minutos antes de usar - esta foi a minha opção)
2 colheres de sopa de cõco ralado tostado (opcional)**

Preparação:
Numa panela, cozinhe os pêssegos, as sementes do cardamomo, o açúcar, o sumo e raspas de limão e o sal, em lume médio, mexendo até ferver e a fruta amolecer e reduzir o volume (cerca de 4 minutos para os mirtilos da receita original).
Despeje a mistura num liquidificador e bata cerca de 1 minuto, até fazer puré (a mistura não fica completamente lisa).
Adicione as natas e o iogurte e pulse para misturar. Prove e adicione um pouco mais de sumo de limão ou de açúcar, se necessário.
Despeje a mistura numa tigela e levar ao frigorífico até que fique fria e, de seguida levar à sorveteira. Na falta de sorveteira e depois de fria a mistura, leve-a ao congelador até ficar dura nas bordas, mas ainda cremosa no meio. Misture novamente usando um garfo ou  a batedeira. Volta ao congelador. Repita o processo a cada hora, mais duas ou 3 vezes.
O gelado conserva-se no congelador por duas semanas.

Versão bimby:
No copo da bimby coloque a casca e sumo do limão, o sal e o açúcar e  triture 5 seg./vel.5.
Junte a fruta e as sementes de cardamomo e programe 100º/5 min./ vel. 1.
Misture 30 seg./vel. 7.
Com a máquina em funcionamento na velocidade 1 adicione as natas e o iogurte. Misture alguns segundos na velocidade 5.
Prove e adicione um pouco mais de sumo de limão ou de açúcar, se necessário.
Despeje a mistura numa tigela e leve ao frigorífico até que fique fria e, de seguida leve à sorveteira. Na falta de sorveteira e depois de fria a mistura, leve-a ao congelador até ficar dura nas bordas, mas ainda cremosa no meio. Misture novamente usando um garfo ou a batedeira ou mesmo a bimby. Volta ao congelador. Repita o processo a cada hora, mais duas ou 3 vezes.
O gelado conserva-se no congelador por duas semanas.

Sugestão da Susana: depois de pronta a mistura distribua-a por cuvetes de gelo e congele. Coloque os cubos de gelado no copo da bimby juntamente com 50 gr. de iogurte ou leite e triture até obter uma mistura cremosa.

*Usei pêssegos que já tinha preparado deste forma:
Lave muito bem os pêssegos e corte-os em fatias, mantendo a pele.
Coloque-os num tachinho, junte 1 colher de sopa de água e 1 colher de sopa de açúcar, se desejar e o interior de 2 sementes de cardamomo.
Leve a cozinhar em lume baixo/médio os pêssegos estarem macios e terem reduzido de volume.

** Coloque o côco numa frigideira anti-aderente e leve a lume médio, mexendo sempre até ganhar uma côr tostada. Tenha cuidado para não queimar.

11 comentários:

Susana disse...

Olá Carla :)
Eu sei bem o que estás a sentir, já passei e já estou a desejar que venha a segunta parte das férias. Ainda não entrei muito bem no ritmo. A preguiça tem grande culpa nisso ;)
Desejo-te umas boas férias e que descanses bem, porque todos merecemos.
Agora vou ao gelado... ainda tens algum? Pois sabia-me bem uma tacinha agora a seguir ao almoço ;) Acreditas que a minha sorveteira ainda não entrou no congelador este ano?! Tenho que me apreçar antes que o verão se arrependa. E esta receita fica debaixo de olho. Gostei.

Beijinhos e votos de uma boa semana.

Su m disse...

Pois a mim cativam-me e muito gelados com sabor a fruta :D E este teu parece-me um mimo.
Ahhh... e férias.... só de ouvir falar... ;)

Ondina Maria disse...

Gosto muito de gelados de fruta, principalmente de forem feitos com iogurte (grego, de preferência). Talvez uns frutos mais "vivalhaços" te consigam encher as medidas. Para mim resultaria bem ou como a receita original, com mirtilos, ou com várias combinações de frutos silvestres :)

O Barriguinhas disse...

Adoro gelados e o teu está com um excelente aspecto :) Bjs

Flor de Sal disse...

Eu cá acho que ia ADORAR esse gelado: Adoro as duas coisas: Gelado e Pêssegos!

gina disse...

Adoro sorvetes e este com certeza eu também ia gostar. Está com excelente e delicioso aspecto. Beijos Gina

Inês Ginja disse...

Eu adorei esta tua versão :))
Eu adoro gelados de fruta e este fim-de-semana também fiz um de pêssego.
Beijinho.

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

f é r i a s, que palavra mágica...mas qdo as terei?

Qto ao gelado, vi que não ficaste muito satisfeita com o resultado (mas olha que o aspecto é agradável)

Vanderleia disse...

Eu particularmente comeria um pouquinho só pra ver se ficou bom ou não.Pode mandar que eu experimento.Rsrs.Beijos.

Bernat disse...

Olá,

Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tudoreceita.pt

pimentinhas na cozinha disse...

Querida amiga, adorei essa receita, tenho de experimentar, pois deve ser uma maravilha de sabor, tem bom aspecto.


bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...