12 de abril de 2012

Convidei para jantar - Heidi



Mais um mês, mais um convidado para jantar. Desta vez é a Su que recebe este desafio em sua casa e o tema proposto é  "personagens de desenhos animados que mais marcaram a nossa infância". De imediato a imagem da Heidi, corada, no colo de uma nuvem. Ainda hesitei entre outros personagens de outros desenhos animados que gostava de acompanhar ("Vickie, o Pequeno Vicking", "Marco", "D. Quixote de la Mancha", "Candy Candy", "Jana, a Rainha da Selva") mas retrocedi à ideia original. Afinal a Heidi foi o desenho animado que mais impressões me deixou. Quase que aprendi a ler com os livrinhos de bolso e não perdia os fascículos de banda desenhada que iam saindo e a minha prima comprava. Acompanhava fielmente as suas aventuras nas montanhas dos Alpes, com o avozinho e o amigo Pedro e em Franckfurt com a Clarinha e a governanta seca e mal-humorada. Lembro-me de ter chorado copiosamente no ultimo episódio, apenas porque era o último e não voltaria a ver a minha amiguinha na televisão. Por isso tinha mesmo que a convidar, recebê-la em minha casa, essa miúda corada dos ares puros da montanha. Deixá-la correr pelo jardim descalça em brincadeira desenfreada com a Nikita que cresce a olhos vistos. Depois de tanta correria só um jantar reconfortante poderia ser servido, um daqueles pratos que sabem a serão em família.



Empadão de carne
Ingredientes:
600 gr. de batata
200 gr. de leite
300 gr. de carne picada
1 tomate maduro
1 cebola
1 dentes de alho
Manteiga q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
1 ovo
1 colher de sopa de água

Preparação:
O recheio:
Pique a cebola e o dente de alho finamente e leve a refogar em azeite.
Junte o tomate pelado e sem sementes e deixe fritar um pouco.
Junte a carne e envolva. Tape o tacho e deixe suar até a carne estar cozinhada, mexendo de vez em quando para que não pegue, nem fiquem grumos. Se necessário acrescente um pouco de água ou vinho branco. Desligue o fogão e reserve.
O puré:
Descasque as batatas e coloque-as no copo da bimby.
Junte o leite e tempere de sal.
Programe: 30 minutos/90º/velocidade 1 1/2.
No final do tempo acrescente manteiga a gosto e uma pitada de noz picada e programe 30 segundos /vel. 4.
Finalizar
Num tabuleiro de forno espalhe uma camada de puré, uma de carne e outra de puré.
Faça desenhos com um garfo e pincele com o ovo batido juntamente com a água (em alternativa pode usar leite em vez do ovo, fica igualmente tostado, mas sem aquela capa em que o ovo se transforma).
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até dourar.
Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes.

17 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

A Heidi era uma menina que qualquer menina queria ser..livre, brincalhona que podia correr descalça na relva...Boas memórias.Decerto ela adorou o empadão!!

Bjoka
Rita

Ondina Maria disse...

Que saudades de um belo empadão! A minha avó fazia muitas vezes mas de bacalhau e era delicioso. A Heidi também era dos meus desenhos de eleição (quase todos eram, pois apesar de poucos tinham muita qualidade e episódios com moral da história) e lembro-me de uma vez em que os meus pais foram com os meus tios a Espanha e eu fiquei na minha avó e a minha tia fez-me um quadro da Heidi e do Pedro, para eu não ficar triste :)

Comida e Lomos disse...

Gostei muito das receitas que publica, muito ao meu estilo!

Também estou a pensar convidar uma personagem para jantar, respondendo a esse desafio:)

Convido-a a seguir o meu blog http://comidaelomos.blogspot.pt para partilharmos estes desafios!

Nicole

Sabores Autenticos disse...

Que rico empadão!
Bjs

Cidália disse...

Que belo empadão!
beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ondina
Também gosto muito de empadão de bacalhau. É verdade que os desenhos animados tinham todos algum sentido. Havia sempre uma pequena lição a aprender que era transmitada de forma tão inocente que chegava até nós sem qualquer dificuldade.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

EU ADORAVA ESSA SÉRIE , QUANDO O MEU FILHO ERA MAIS PEQUENO EU CHEGUEI A COMPRAR VARIAS CASSETES PARA ELE VER ,ACHO QUE JÁ NÃO SE FAZER DESENHOS DESSES.
ADOREI ESSE EMPADÃO DEVE SER DE COMER E CHORAR POR MAIS.
BJS

anasbageri disse...

Carla, eu ainda gostava de ter convidade tb a Heide, mas já n tive tempo...
Gostava tanto dela, até tenho o single com a música... e o Marco!!
O que eu gostava do Marco.."vais-te embora mamã...não me deixes aqui..." " é num porto italiano...", já fiquei de lágrimas nos olhos..
Obrigada por participares :)

bjs bjs

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Também tenho o single e o do Marco (a música era mesmo comovente)e da Abelha Maia, também. As minhas prendas preferidas no Natal e aniversários eram discos e os livros do Cinco.
Beijinhos

Susana disse...

Carla, a Heidi foi um marco na nossa infância. Era tão bom ver aqueles episódios sempre com alguma lição a tirar. Equeles sim, foram desenho animados dos bons. Hoje até isso é diferente. As crianças crescem tão depressa devido às lições que tiram dos desenho animados. É pena. Ainda consegui que o meu filho crescesse a ver o Winni The Poo :) Deliciosos :)

Quanto ao empadão, está maravilhoso. Também tenho um para publicar, mas é diferente ;)

Beijinhos

frango do campo disse...

hehehe a Heidi! Quem não se lembra da Heidi e do Marco? Excelente participação e jantar claro! um beijinho

Su m disse...

Carla :D
Parece que a Heidi está a ser muito requisitada. E depois do Picnic que fez na casa da Pipas, um empadão divinal como este é simplesmente perfeito.
Muito obrigada pela participação.
Grande beijinho

Inês Ginja disse...

E quem não se lembra da Heidi :)
Adorei a participação e o empadão de família e conforto.
Um beijinho.

Delícias da Pipas disse...

Adorei as duas:) a Heidi e o empadão :D
Eu também convidei a Heidi. Nem me lembrei de mais ninguém pois tinha mesmo adoração por ela. Tanto em desenho como o filme.

Gisela disse...

Que saudades que tenho de ver os episodios da Heidi. Como eu gostava disso!!
Uma receita que a nossa amiguinha gostaria muito de petiscar nas montanhas
Um beijinho

Pami Sami disse...

Este passatempo remexe mesmo com as nossas emoções de meninice... Adorei a tua participação, a Heidi é também um dos meus desenhos animados 'clássicos' preferidos... Tive momentos na minha infância muito semelhantes às suas histórias :)
Beijinho e bom fim de semana*

Salsa Verde disse...

Se eu entrasse neste passatempo, a Heidi seria o personagem que eu convidaria também para o jantar, pois é o desenho animado que mais marcou a minha infância, a par com o Marco...
Meu Deus, o que eu chorava com as aventuras da heidi com a Clarinha e com o Marco sempre a sofrer desgostos à procura da mãe...
O que me ria também, com as corridas da Heidi e do Pedro, montanha acima e com os bigodes de leite com que sempre se nos apresentavam... enfim..., saudosismos...
Parabéns pela participação e pelo belíssimo empadão!!
Beijinhos,
Lia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...