11 de outubro de 2010

Almoçar no Escritório - Peixe ao caril, com legumes e quinoa


Este é um caril improvisado, mas que dá um excelente resultado para uma refeição rápida. Um dos motivos  (entre vários) que me levou a deixar de almoçar fora foi precisamente o facto de ser raro conseguir comer peixe a não ser, muito de vez em quando, uns filetes ou uns carapaus com molho verde. Ou seja, além da raridade, nem muita variedade no peixe, nem muita variedade na confecção. Levando de casa (e tendo condições para almoçar no local de trabalho, como tenho) como mais vezes peixe, confeccionado das mais diversas maneiras e mais variedade de legumes e posso introduzir alimentos, como a quinoa, que não se encontram nos restaurantes e snacks. Se nada sobrar do jantar, há sempre 1001 maneiras de cozinhar pratos rápidos, saudáveis e saborosos. Este é um deles:

Ingredientes:
1 chávena de café de quinoa
1 lombo de pescada
1/4 de pimento
1 tomate pequeno
1/2 cebola
1 colher de chá de Sunkiss
1/2 copo de vinho branco
Água q.b.

Preparação.
Prepare a quinoa segundo instruções da embalagem e reserve.
Num recipiente refractário coloque a cebola partida em meias luas, o tomate e o pimento partido em cubos e pouse sobre esta cama de legumes o peixe.
Dissolva as especiarias em 1/2 copo de vinho e 1/2 copo de água.
Despeje sobre o peixe.
tape o recipiente com película aderente e leve ao microondas a 600w por cerca de 5 minutos.
Deixe repousar 2 minutos e verifique se os legumes e o peixe estão cozidos.
Misture a quinoa.

11 comentários:

Carla Oliveira disse...

Uma refeição deliciosa e equilibrada.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

que delicia de almoço , bjs

Copê Gourmet disse...

De Cozinha em cozinha eu passei pela sua! Estou seguindo, ok?! Beijos
A Copê

Isabel disse...

E assim se come saudável no escritório: saudável e bom!!
beijinho e boa seman.

Tia Amélia disse...

Olá Carlinha!
Fezes muito bem em levar o teu almocinho pois comes melhor e mais barato és uma menina que eu ademiro muito por isso e por mais pareces ser das minhas mesmo nova é que as pessoas muitas vezes julgam que comem melhor fora é um engano. Mil beijos da Tia.Uma boa semana para ti e tua familia.

De cozinha em cozinha disse...

Querida Tia,
De facto, adoptei este hábito faz uns 2 anos. Claro que tenho boas condições no local de trabalho para poder fazer estes almoços e que me permitem trazer todo o tipo de pratos. Desta maneira posso comer mais variedade, o que inclui mais peixe e verduras, e saber exactamente a qualidade dos ingredientes que utilizo, mas mesmo que assim não fosse, acho que uma sopinha no termos e uma sandocha acabavam por fazer melhor do que a maior parte dos pratos que conseguimos comer em almoços tipo prato do dia.
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

É realmente um excelente hábito levar comer de casa. Antes de morar aqui pertinho do trabalho fazia-o. Assim tenho a vantagem de poder vir a casa, e tenho tempo de fazer qq coisa rápida, se não houver restinhos :)...
Está excelente esse peixe, adorei a receita..
beijinhos

Filipa disse...

Mas que maravilha! Além de poderes almoçar no local de trabalho ainda consegues fazer um caril de peixe super rápido e com um aspecto....hum! Quem me dera conseguir fazer o mesmo....:)

Miguel disse...

Olá,
Uma boa sugestão.
Tal como tu, também eu tenho possibilidade de almoçar no trabalho. Além de comermos o que foi preparado por nós tem um enorme aforro de dinheiro ao fim do mês.
Um abraço
Miguel
http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

De cozinha em cozinha disse...

Xana,
Que bom poderes almoçar em casa. Eu própria não estou longe de casa - o concelho de resid~encia e trabalho é o mesmo - mas o tempo disponível de almoço é curto para fazer as viagens de ida e volta, porque o carro é a única alternativa, e almoçar com algum descanso.

Filipa,
É excelente, sim. Tive outros locais de trabalho em que isso não acontecia, mas sempre arranjei uma solução para evitar tantos almoços fora.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Miguel,
Além de saudável é uma grande poupança, sim. Na zona onde me encontro há várias opções de prato diário entre os 3,50 e os 5,00 (só prato, tudo o resto é pago à parte), mas há zonas do país onde estes preços são uma miragem.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...