3 de setembro de 2010

Geleia Tutti-frutti


Vai fazer salada de fruta? Mas não vai deitar fora as cascas, pois não? Pois é, na natureza só se perde o que deitamos fora sem aproveitar todas as utilidades. Já dizia Lavoisier : "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Se a sobremesa hoje é salada de fruta, vamos pondo de lado as cascas das maçãs, das ameixas, das pêras e dos pêssegos, do ananás e de tudo o mais que lhe aprouver descascar. Junte os caroços das ameixas numa boneca de musseline. Coloque tudo num tacho e cubra com água. Leve a lume médio. Assim que as cascas estiverem bem cozidas, coe. Agora sim, livre-se das cascas e caroços. Pese o liquido obtido e volte e deitá-lo no tacho. Junte açúcar (usei açúcar gelificante) numa proporção de metade do peso do liquido obtido. Leve de novo ao lume. Começando a ferver conte 3 minutos e desligue. Deixe arrefecer e distribua a geleia por frascos de tampa hermética e esterilizados. Pode utilizá-la para humedecer os bolos de fatia, necessitando, nesse caso, de a dissolver ao lume brando com um pouco de água.
Enquanto a geleia estiver quente vai-se apresentar liquida, mas arrefecendo adquire a consistência desejada:


5 comentários:

Isabel Salvador disse...

que bela geleia amiga,;o) jinhoss

Home Sweet Home disse...

Olá Carla, obrigada pelas visitas ao meu blog e pelos comentários que deixas. Os soufles são mais simples de fazer do que se pensa inicialmente e olha que a minha 1ª. experiencia deixou-me traumatizada, foi um soufle de cogumelos que nem a papel sabia. Arrisca que vais gostar.
Esta tua geleia já na minha agenda para fazer.
Bjs. e bfs

Belocas disse...

Que óptima sugestão. Não vou esquecer.
Bjs e bom Domingo

Nadji disse...

Très bonne recette. Je note.
Bon weekend.

Kristininha disse...

Simplesmente adorei...óptima sugestao esta!!!
Tenho de experimentar!!!
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...