14 de janeiro de 2010

Arroz de tamboril ... simplesmente



Já há alguns dias que o arroz de tamboril não me saía da ideia. Então aproveitei um Domingo para a pôr em pratos e logo pela manhã fui comprar o dito. Pedi para o amanharem - da cabeça cortaram-se vários pedaços e do resto preparam-se filetes. Dependendo do tamanho do tamboril e do número de comensais há-de ou não partir os filetes em cubos para juntar ao arroz.

Para 2 pessoas:

1 tamboril  médio  (cerca de 800 gr.) já partido em pedaços
100 gr. de camarão cozido
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 pimento, de preferência laranja
1 pontinha de piri-piri
1 colher de chá de massa de pimentão
1 folha de louro
1 chávena de arroz
Sal q.b.
Azeite q.b.
Água e Vinho Branco q.b.

Num tacho coloque a cebola e o alho bem picadinhos, junte o pimento cortado em cubos  e regue com azeite. Deixe estalar a cebola e esfrie com um golpe generoso de vinho branco.
Acrescente o louro, o piri-piri e o sal e junte o peixe. Deixe estufar um pouco e acrescente a água suficiente para o caldo do arroz.
Assim que ferver deite o arroz, mexe, tape o tacho e deixe cozer acrescentando água sempre que necessário.
A cinco minutos do fim da cozedura junte os camarões cozidos.
Assim que estiver pronto, desligue o fogão e acrescente um chávena de água fria, desta forma irá parar a cozedura e manter a calda do arroz por mais tempo.
Não se esqueça de levar à mesa umas fatias de pão regional e acompanhe com um vinho branco bem fresquinho.

Curiosidade nutricional - Quer o tamboril, quer o camarão são isentos de hidratos de carbono (que vamos neste prato buscar ao arroz), ricos em proteínas e pobres em gorduras saturadas. No camarão encontra também excelentes quantidades de Vitamina D e Vitamina B12 e de Sódio (cerca de 1600 mg por cada 100 gr), no entanto deve ser consumido com moderação devido à quantidade de colesterol nele existente. (Fontes: http://www.nestle.pt/bemestar/ e http://www.pesocomunitario.net/doc/tabela_kcal.pdf)

3 comentários:

ameixa seca disse...

Ohhh pahhh, então tu tens ali o meu blog na tua lista e não me dizes nada? :) Eu que só cá vim ter por causa dos cominhos na roupa-velha he he É bom não é? Roupa-velha sem cominhos não é roupa-velha :) E arroz de tamboril também marcha que é uma maravilha!

Viviane disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o De Cozinha em cozinha passando pela minha será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

De cozinha em cozinha disse...

Olá Ameixa. Isto de blogar ainda é uma descoberta para mim e a disponibilidade de tempo nem sempre é muita. Quanto à Roupa-Velha, ou Farrapo-Velho como lá em casa chamamos, é bom é com cominhos. LOL

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...