É costume utilizar a MFP ao Domingo, especialmente nos fins-de-semana em que vamos para fora e quando chegamos a casa não temos pão fresco, nem nos apetece voltar a saír de casa para o comprar. Normalmente utilizo massas prontas e os resultados têm sido os mais variados: normalmente bons (mas eu não sou esquisita com o pão), mas nada de excepcional. Desta vez decidi experimentar a MFP apenas para amassar e fazer o cozimento no forno. O resultado foi excelente e muito superior ao pão cozido na máquina.
Para esta receita utilizei uma farinha pronta do Lidl, que não me agradou muito por a achar muito pesada, por isso usei apenas metade da quantidade necessária à receita completando com farinha de trigo (tinha Branca de Neve com fermento para gastar porque prefiro as farinhas sem fermento).
Ingredientes:
250 gr. de farinha para pão de cereais
250 gr. de farinha trigo
300 gr. de água
Preparação:
Coloque os ingredientes na MFP - líquidos primeiro, sólidos depois - e programe.
Findo o tempo de amassar, transfira a massa para um tabuleiro enfarinhado e tenda o pão. Fiz bolas de tamanhos diversos e, com uma tesoura, fiz alguns cortes no topo.
Durante este processo pode acertar as quantidades de água ou farinha, consoante a massa esteja demasiado rija ou demasiado mole.
Cubra com um pano e deixe levedar, num local sem correntes de ar, durante cerca de 45 minutos/1 hora.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, no qual colocou, no fundo, um tabuleiro com água.
Deixe cozer por 45 minutos, sensivelmente.
Sirva da melhor forma que lhe aprouver, eu por mim, começo logo por beliscar o pão em seco, não preciso de lhe acrescentar nada para o saborear. Aqui está ele saído do forno:
9 comentários:
Mas que delícia ficaram estes pães!
Tenho uma MFP que utilizo com frequência. Uso farinhas sem fermento, normalmente marca branca. As farinhas do LIDL são muito salgadas para o meu paladar. Mas nunca experimentei cozer o pão no forno. Vou experimentar, porque os seus pães, Carla, ficaram com um aspecto que sim senhor. Muito bem.
ZR
ZR,
Fiquei adepta desta forma de cozer o pão, embora dê um pouco mais de trabalho e leve mais algum tempo (mas nada de excepcional), o resultado é incomparávelmente melhor. O tabuleiro com água no forno é indispensável, uma vez que o vapor criado vai ajudar a formar a crosta do pão.
Bom fim-de-semana.
Me parecem tão saborosos!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
magnifiques ces petits pain et très réussis
bravo à toi
bonne soirée
Estes pãezinhos têm muito bom aspecto.
Beijinhos
Ficou com um aspecto tão estaladiço e delicioso!! Não resisto a pão fresco com manteiga. É a minha grande perdição!!
Beijinhos,
Lia.
Que belos pãezinhos e ficaram bem lindas.
Obrigada pela visita ♥
estas farinhas sao realmente muito mais praticas
eu tambem adoroi este tipo de pao
ja vinha um agora
beijinhos
Enviar um comentário