12 de agosto de 2010

Panna cotta de Crema di Limoncello com doce de morango




Desde que recebi os produtos Gourmet Laço, promovidos pela Vânia no seu "Sabores da Alma", que tenho procurado receitas e ideias para os utilizar de uma forma original. Comecei, finalmente, com o Crema di Limoncello numa receita mais que simples e saborosa: uma panna cotta. Esta sobremesa italiana é uma das minhas favoritas pela simplicidade na confecção e pela sua versatilidade e é a sobremesa de recurso quando tenho natas a expirar o prazo de validade. E para um doce de origem italiana porque não um ingrediente da mesma nacionalidade? O Limoncello.
O Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul de Itália, feito a partir de zesto do limão, álcool, água e açúcar. Este Crema que utilizo é uma versão do licor em que dos seus ingredientes base  - a água - é substituída por leite e/ou natas. Para quem gosta de limão, como eu, o seu sabor é uma preciosidade. A junção do doce de morango dá-lhe um contraste delicioso, acrescentando à frescura do sabor do limão.     

Ingredientes (2 doses):
1 embalagem de creme de leite Vaqueiro
1/4 de chávena de Lemoncello
Raspas de 1 limão
Adoçante q.b.
2 folhas de gelatina

Preparação:
Num tacho pequeno deite o creme de leite ("lavei" a embalagem com um pouco de leite e acrescentei ao creme), o lemoncello, as raspas de limão e adoçante a gosto.
Mexa, misturando todos os ingredientes, e deixe aquecer, sem ferver.
Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Retire as natas do lume, escorra a gelatina e junte às natas, mexendo até dissolver.
Passe 2 ramequins por água fria e distribua as natas.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Sirva com doce de morango.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...