23 de agosto de 2010

Tomatada


Andei uns dias a babar-me com estas receitas da Argas e da Gasparzinha. De cada vez que as via dava-me umas ganas de comer uma boa tomatada, mas como não tinha compinchas para este manjar, lá me fui aguentando. Entretanto a minha madrinha deu-me uns tomates biológicos que foram ficando no frigorífico por serem muito grandes e por ter também bastante tomate cereja para gastar, mas sempre com a ideia na tomatada. Até que resolvi que se não fosse prato principal, então seria acompanhamento do que quer que fosse. Foi-o de um frango do campo assado no forno com alho, louro, limão e tomilho que ficou  suculento e de pele bem estaladiça. Tomatada para mim, salada para os restantes.

Ingredientes:
2 tomates grandes maduros
1 cebola
1 dente de alho
1 pimento
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Pele os tomates, retire as sementes e corte em cubos.
Corte o pimento em pedaços pequenos.
Pique a cebola, o alho, junte o pimento e refogue tudo em azeite.
Quando a cebola estiver transparente junte o tomate.
Tempere de sal.
Deixe estufar em lume brando com o tacho tapado.
Se precisar acrescente água.
Querendo a tomatada como prato principal pode partir um ovo, com cuidado, para dentro da tomatada, deixando cozer a gosto, ou até juntar uns bifes de frango ou peixe. A partir daqui manda o gosto de cada um.

P.S.
Para as meninas que almoçam no escritório: um pedaço de frango desfiado envolto na tomatada que sobrar dá um bom almoço para o dia seguinte.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...