25 de agosto de 2010

Gelado de Limão e Nata com Caramelo de Limão



Aqui está uma delicia gelada para servir no passatempo do "Delicias e Talentos".
Não são muitas as vezes que me aventuro a fazer gelados em casa, até porque não tenho máquina de gelados (que ainda não me decidi a comprar porque penso sempre se não será mais uma para arrumar no canto do armário e porque perco a vontade sempre que vejo as especificações e dizem que tenho que congelar a taça umas horas antes de fazer o gelado..), mas tinha um resto de gelado de nata no congelador que mal dava para uma taça e veio-me à ideia umas receitas que vi em tempos, não sei em que revista, que usava gelado de compra como base e misturava-lhe outros ingredientes. Então pensei: porque não um gelado com gelado como ingrediente? E com este calor porque não um gelado de limão a derreter na boca tão frescooooo......? Se bem o pensei, mais depressa me decidi a fazê-lo. Acrescentei o caramelo de limão que lhe acentua o sabor e ao mesmo tempo quebra o frio do gelado na boca. Utilizei apenas 1/2 chávena de açúcar para o caramelo, mas da próxima farei em maior quantidade, porque a combinação é excelente.
Procurei que esta sobremesa fosse light, para compensar os excessos da refeição e utilizei apenas o iogurte, já que o gelado contém todas as demais matérias gordas e doces, mas pode sempre utilizar natas ou natas e iogurte em partes iguais. Também pode acrescentar gemas de ovo: quanto maior for a percentagem de matéria gorda dos ingredientes, mais cremoso será o gelado.   
A foto podia ter ficado bem melhor, mas foi o que se arranjou. O sabor, esse sim, ficou fantástico.


Ingredientes (2 doses):
Para o gelado:
80 gr. de gelado de Nata
2 Iogurtes gregos açucarados
Sumo de 1 limão

Para o caramelo:
1/2 chávena de açucar
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de Vodka
Zesto de 1 limão

Preparação:
O Gelado:
Deixe amolecer o gelado de Nata e misture os iogurtes e o sumo de limão.
Leve ao congelador e de hora em hora quebre os cristais de gelo que se formarem com um garfo, envolvendo bem o gelado, ou leve ao liquidificador e volte a colocar na caixa e no congelador. 
Quanto mais bater, mais cremoso fica.
Eu nunca cumpro à risca esta parte porque ou preparo de véspera, à noite, ou acabo por sair e o gelado fica umas três a quatro horas no congelador. Aí não tenho alternativa senão parti-lo em pedaços e levar ao liquidificador. A partir daí volto a envolver o gelado nos cristais de gelo umas duas vezes. Se quiserem um gelado bem mais cremoso, terão que se aventurar por receitas mais calóricas: utilizar natas com pelo menos 35% de gordura em vez do iogurte e até acrescentar uma ou duas gemas de ovo. 

O caramelo:
Corte o vidrado (zesto) do limão em juliana.
Num tacho leve ao lume o açúcar com 2 colheres de sopa de água e o vidrado de limão.
Deixe o açúcar derreter no mínimo, sem mexer.
Quando atingir o ponto de caramelo desligue e junte  a restante água e vodka.

Retire do congelador 10 a 15 minutos antes de servir (depende da temperatura ambiente) e, nesse momento, espalhe o caramelo sobre o gelado. Só depois faça as bolas de gelado.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...