Esta refeição, tal como a apresento aqui, foi um improviso para um daqueles jantares em que não sabemos bem o que fazer e não planeamos nada. Utilizei peixe ultra-congelado (lombos de pescada) e cocktail de marisco também ultra-congelado. Do frio veio também o feijão verde (gosto sempre de ter uma embalagem no congelador daquele feijão verde curto e redondinho) e o pimento e a courgete, embora estes congelados em casa. Desnecessário será dizer que se a refeição ficou saborosíssima, teria ficado sensacional com ingredientes frescos.
Quanto ao modo de cozedura do peixe, é uma forma que já uso faz algum tempo, que me permite poupar tempo, água, energia e tachos. Normalmente faço-o com arroz branco e tempero generosamente o peixe apenas com Ervas de Provença. Assim que a água do arroz começa a evaporar, pouso o peixe no próprio arroz e deixo cozinhar no calor do tacho. O peixe fica macio e as Ervas de Provença dão-lhe um excelente sabor e ao contrário do que possam pensar o arroz não fica a saber a peixe ou a Ervas de Provença. Neste caso, optei por temperar o peixe normalmente, com sal e sumo de limão, e acrescentei, no momento de o levar ao tacho, Oregãos da Serra de Tavira, adquiridos aqui.
Pode optar por partir o peixe em pedaços e juntá-los na confecção do arroz, ou até dispensá-lo de todo, uma vez que este arroz, só por si, dá uma refeição. Sobrando têm aqui um óptimo Almoço de Escritório, de fazer crescer água na boca aos vossos colegas.
Pode optar por partir o peixe em pedaços e juntá-los na confecção do arroz, ou até dispensá-lo de todo, uma vez que este arroz, só por si, dá uma refeição. Sobrando têm aqui um óptimo Almoço de Escritório, de fazer crescer água na boca aos vossos colegas.
Ingredientes:
1 filete de peixe por pessoa (convém que seja alto, podem usar medalhões ou lombos de pescada ultra-congelados, como é o casos destes)
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1/2 embalagem de cocktail de marisco
1/2 courgete
50 gr de feijão verde
1 cenoura
1/2 pimento
1 cebola
1 dente de alho
1 pedaço de chouriço
1 folha de louro
1 raminho de salsa
Malagueta seca
1 colher de café de açafrão
Limão
Sal q.b.
Preparação:
Descongele a mistura de marisco (utilizando o microondas se for na hora)
Tempere o peixe com sal e limão. Se utilizar peixe congelado, não precisa de descongelar previamente.
Parta a courgete em meias luas, o pimento em tiras e a cenoura em cubos. Prepare o feijão verde e corte em pedaços.
Pique a cebola, esmague o alho e corte o chouriço em cubos.
Pinte o fundo de um tacho largo com azeite. Refogue nele a cebola, o alho e o chouriço, juntando a folha de louro e uma ponta de malagueta seca.
Quando a cebola começar a ficar transparente junte o marisco e os legumes. Envolva. Vão largar alguma água, mas não se preocupe, deixe-os estufar um pouco nesse liquido.
Quando o liquido estiver quase totalmente evaporado, acrescente 2 chávenas de água quente.
Tempere de sal e junte o ramo de salsa.
Começando a água a ferver, acrescente o arroz. Mexa. Junte o açafrão e levantando fervura reduza o calor do fogão para o mínimo.
Começando a água a evaporar a ponto de ver os bagos do arroz, pouse com cuidado o peixe no próprio arroz e polvilhe com os oregãos.
2 comentários:
Tudo delicioso. Seu almoço foi espetacular.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Pois as duas versões eram aqui mto benvindas!!!
Bem apetitosas!!!
Beijinhos
Enviar um comentário