4 de agosto de 2010

Salada de Lulas


No fim-de-semana tivemos convidados especiais para jantar. Quisemos dar o nosso melhor, claro, e servimos o que sabemos ser um dos seus pratos preferidos: costeletão grelhado na brasa com batata a murro. O que é que costeletão tem a ver com lulas, perguntarão e eu respondo: nada. A questão é que sobraram batatas e depois de um jantar farto que se prolongou por umas horas de boa conversa não havia, hoje ao almoço, nem fome, nem apetite, mas também não apetecia jejum, que sabemos que o estômago é traiçoeiro e daí a um par de horas estaria a reclamar. Por isso optamos por vasculhar o congelador para encontrar um complemento para a sobra de batatas e demos com meio pacote de lulas congeladas. Sai, então, uma salada de lulas grelhadas.

Ingredientes:
1/2 pacote de lulas congeladas
4 camarões
1 limão
Sal q.b.
Vinho branco q.b.
Salsa para polvilhar
Sobras de batata a murro com o respectivo molho de azeite e alho
Sobras de Feijão Verde cozido

Preparação:
Descongele os camarões e as lulas e separe os tentáculos do corpo.
Coloque tudo num recipiente e tempere com sal e limão.
Deixe repousar por cerca de uma hora (não menos que 30 minutos).
Aqueça o grelhador ou frigideira anti aderente.
Quando estiver bem quente leve as lulas e os camarões a grelhar, tendo cuidado para não pegarem.
As minhas lulas largaram imenso liquido, pelo que tive que mudar de grelhador. Mas aproveitei o liquido para estufar primeiro os tentáculos e só no fim os juntei no grelhador.
Mas voltando ao grelhado: assim que as lulas começarem a dourar e enquanto grelham, durante cerca de 20 minutos, vá regando com sumo de limão e vinho branco, deixando evaporar completamente antes de regar novamente. 
Junte os tentáculos estufados e deixe corar.
Numa saladeira coloque as batatas cortadas em cubos, o feijão verde cortado, junte as lulas e camarões, envolva e regue com o molho das batatas.
Polvilhe com salsa picada.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...