20 de agosto de 2010

Pão de mistura na MFP


É costume utilizar a MFP ao Domingo, especialmente nos fins-de-semana em que vamos para fora e quando chegamos a casa não temos pão fresco, nem nos apetece voltar a saír de casa para o comprar. Normalmente utilizo massas prontas e os resultados têm sido os mais variados: normalmente bons (mas eu não sou esquisita com o pão), mas nada de excepcional. Desta vez decidi experimentar a MFP apenas para amassar e fazer o cozimento no forno. O resultado foi excelente e muito superior ao pão cozido na máquina. 
Para esta receita utilizei uma farinha pronta do Lidl, que não me agradou muito por a achar muito pesada, por isso usei apenas metade da quantidade necessária à receita completando com farinha de trigo (tinha Branca de Neve com fermento para gastar porque prefiro as farinhas sem fermento).

Ingredientes:
250 gr. de farinha para pão de cereais
250 gr. de farinha trigo
300 gr. de água

Preparação:
Coloque os ingredientes na MFP - líquidos primeiro, sólidos depois - e programe.
Findo o tempo de amassar, transfira a massa para um tabuleiro enfarinhado e tenda o pão. Fiz bolas de tamanhos diversos e, com uma tesoura, fiz alguns cortes no topo. 
Durante este processo pode acertar as quantidades de água ou farinha, consoante a massa esteja demasiado rija ou demasiado mole.
Cubra com um pano e deixe levedar, num local sem correntes de ar, durante cerca de 45 minutos/1 hora.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, no qual colocou, no fundo, um tabuleiro com água.
Deixe cozer por 45 minutos, sensivelmente.
Sirva da melhor forma que lhe aprouver, eu por mim, começo logo por beliscar o pão em seco, não preciso de lhe acrescentar nada para o saborear. Aqui está ele saído do forno:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...