27 de agosto de 2010

1º Aniversário


E passou um ano...o primeiro de andanças de cozinha em cozinha a aprender novos sabores e aromas e a deixar um bocadinho dos que fazem as minhas delicias em cada um dos vossos cantinhos. 

Muito tenho aprendido das artes culinárias, de sabores que desconhecia, crescendo a cada dia a minha curiosidade e vontade de experimentar e aprendi definitivamente que a culinária é uma arte tão antiga e tão universal, que nada do que se faça hoje é realmente novo. É uma renovação ou um aperfeiçoamento do que já existe, uma adaptação a novos tempos e meios. Por isso nenhum prato que saia da minha cozinha é  realmente meu - eu não inventei ou criei nada. As técnicas, os ingredientes são todos pré-existentes. Comecei por aprender com a minha mãe e com a minha avó e elas, por sua vez, com outras pessoas: mães, avós e tias, depois com as amigas e vizinhas, que tinham também aprendido de alguém, passando receitas em papelinhos que transcreviam para os seus "Cadernos de Receitas" e passavam às filhas e assim iam as receitas numa corrente de mão em mão e de boca em boca. Continuei, depois, a aprender com tantas outras pessoas e hoje continuo a fazer parte dessa cadeia de transmissões infinitas, recriando e renovando sabores e temperos que vêm de outras cozinhas para a minha, dando em troca aquilo que sei.
A blogosfera veio confirmar a universalidade e intemporalidade das cozinhas. Hoje não só aprendemos com os que nos estão próximos, como também com quem está a kilómetros e fusos horários de distância. Em segundos o muito longe se faz muito perto. 

Porém, mais do que a riqueza culinária, o que este blogue me trouxe foi a possibilidade de me cruzar com pessoas maravilhosas que, de um modo ou doutro, me enriqueceram com a sua simpatia e carinho e partilha de vida. A todos o meu muito obrigada e até breve por essas cozinhas fora.  Parabéns a vocês!
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...