10 de agosto de 2010

Mousse de banana



Mais uma sobremesa bem fresca para saborear num dia quente. Esta mousse nasceu da necessidade de dar uso a umas tristes banana e meia que amadureciam sem parar na fruteira, de casca já bem espintalgada, a esperar um destino que não seria certamente o de serem comidas, mas que despertaram em mim uma memória de infância de uns lanches de banana esmagada com bolacha Maria. Alguém sabe do que estou a falar? Eram uns lanches e tanto que a minha mãe me preparava, era eu bem pequenina, nem sei que idade tinha ou se sequer tinha idade para grandes memórias, mas esta ficou definitivamente, do garfo a esmagar a bolacha juntamente com a banana, da sua consistência simultâneamente mole e crocante e do sabor dessa mistura. Claro que agora estou grandinha e até já sei fazer umas coisas na cozinha e a memória alia-se à imaginação e vejam lá o que aconteceu: aquele lanche tão simples cresceu comigo e transformou-se num doce mais complexo, mas descansem que a essência manteve-se e o sabor e a consistência que recordo estão lá.
E nem de propósito: um dos ingredientes do "Alquimia" desta semana é a banana, por isso fica já aqui a minha participação.


Ingredientes:
1 e 1/2 banana bem maduras
1 iogurte natural
1/4 de embalagem de mascarpone
Sumo de 1 laranja
Adoçante a gosto
2 folhas de gelatina
5 a 6 bolachas Maria Integrais de Soja

Preparação:
No liquidificador misture a banana, o sumo de laranja, o iogurte, o adoçante e o mascarpone.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante cerca de 5 minutos (atenção à temperatura ambiente) e derreta-as no microondas - sem deixar ferver, caso contrário perde o poder gelificante.
Adicione a gelatina derretida à mousse e bata mais um pouco no liquidificador.
Rale a bolacha.
Deite um pouco de bolacha ralada no fundo de cada taça. Encha com a mousse e cubra com mais bolacha.
Leve ao frigorífico até servir.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...