Mais uma sobremesa bem fresca para saborear num dia quente. Esta mousse nasceu da necessidade de dar uso a umas tristes banana e meia que amadureciam sem parar na fruteira, de casca já bem espintalgada, a esperar um destino que não seria certamente o de serem comidas, mas que despertaram em mim uma memória de infância de uns lanches de banana esmagada com bolacha Maria. Alguém sabe do que estou a falar? Eram uns lanches e tanto que a minha mãe me preparava, era eu bem pequenina, nem sei que idade tinha ou se sequer tinha idade para grandes memórias, mas esta ficou definitivamente, do garfo a esmagar a bolacha juntamente com a banana, da sua consistência simultâneamente mole e crocante e do sabor dessa mistura. Claro que agora estou grandinha e até já sei fazer umas coisas na cozinha e a memória alia-se à imaginação e vejam lá o que aconteceu: aquele lanche tão simples cresceu comigo e transformou-se num doce mais complexo, mas descansem que a essência manteve-se e o sabor e a consistência que recordo estão lá.
E nem de propósito: um dos ingredientes do "Alquimia" desta semana é a banana, por isso fica já aqui a minha participação.
E nem de propósito: um dos ingredientes do "Alquimia" desta semana é a banana, por isso fica já aqui a minha participação.
Ingredientes:
1 e 1/2 banana bem maduras
1 iogurte natural
1/4 de embalagem de mascarpone
Sumo de 1 laranja
Adoçante a gosto
2 folhas de gelatina
5 a 6 bolachas Maria Integrais de Soja
Preparação:
No liquidificador misture a banana, o sumo de laranja, o iogurte, o adoçante e o mascarpone.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante cerca de 5 minutos (atenção à temperatura ambiente) e derreta-as no microondas - sem deixar ferver, caso contrário perde o poder gelificante.
Adicione a gelatina derretida à mousse e bata mais um pouco no liquidificador.Rale a bolacha.
Deite um pouco de bolacha ralada no fundo de cada taça. Encha com a mousse e cubra com mais bolacha.
Leve ao frigorífico até servir.
14 comentários:
É incrível como preparações com banana nos remete a nossa infância.
Quem nunca comeu banana com biscoitos?
Achei muito legal a sua invenção. Combinou elementos que darão aquele sabor pueril. A cada colherada vou retornar ao passado.
Beijos
Hummm nunca comi mousse de banana mas deve ficar muito bom! Tenho sempre montes de bananas a estragarem-se, esta é mesmo uma boa ideia!
Beijinho
Se me lembro de banana com bolachas...
Apenas juntávamos um pouco de sumo de laranja. E era ver a minha mulher e eu à espera que os miúdos não quisessem comer mais para limparmos o prato.
Ai como os anos passam...
Ficou um apetitoso aproveitamento de banana!! Nunca fiz.
Esta mousse de certeza que ficou muito boa! Pelos ingredientes ... então geladinha!bjs
Deve se uma delícia... Esse crocante da bolacha... Hummm
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Amo doces com bananas, mas nunca comprei esse queijo... Deve ser divino pelo q falam!
Bjkas
Eliane
Carla,
Que sabor delicado você deu as suas bananas.
Banana com bolacha eu também já comi na minha infância e depois dei aos meus filhos...
Bjs
Deve ser deliciosa e com o toque do mascarpone, até apetece provar!
Beijinhos,
Lia.
Olá querida,
eu também comi muita banana amassada quando eu era criança. Minha mãe fazia banana amassada com um pouco de leite em pó e um pouco de açúcar, até hoje ainda gosto de fazer essa mistureba e relembrar o passado.
Beijão e obrigada por deixar nosso passatempo mais rico e apetitoso.
bem que delicia de sobremesa, eu que adoro bananas e conjugado com queijo mascarpone deve ficar.... tenho que experimentar. obrigada pela partilha
jinhos
Parabéns pela participação.
Uma proposta divina, escolhi a banana por sem bem versátil, deliciosa e excelente para aproveitar quando ficam bem maduras.
Feliz semana ♥
Banana e bolachinha... é mesmo BOOOOOMMMMM!
Bjs
Que maravilha de mousse! Sempre gostei de doces com banana, mas normalmente fazia bolos, agora que tb descobri a mousse, é mais um para a lista. Esta deve ser mesmo muito boa. :)
Enviar um comentário