3 de junho de 2010

Taça de Meloa e Morangos


Porque hoje é feriado e porque o Verão está aí e porque não queremos passar horas na cozinha a elaborar pratos complicados e trabalhosos que fazem os olhos saltar e aguçam o paladar, mesmo só de ver. Queremos arejar, simplificar, minimizar e, se possível, saborear o calor, o sol, o céu numa frescura que corta o calor que nos quebra o corpo.

Ingredientes (2 doses):
1 meloa pequena
Morangos q.b.
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Lave bem as meloas e parta-as ao meio.
Com cuidado remova o máximo de polpa que conseguir sem danificar a casca. Se tiver uma colher para dar a forma de bolas à fruta, utilize-a.
Reserve 4 morangos e parta os restantes e a polpa da meloa em  pedaços pequenos.
Pouse cada metade da casca da meloa no seu prato com a concavidade voltada para cima. Encha-as com a polpa da fruta e regue cada uma delas com uma colher de sopa de vinho do Porto. 
Corte a meio os morangos que reservou.
Passe cada metade em açúcar em pó e coloque quatro metades em cada prato como se as metades do morango fossem os pés da taça formada pela meloa. 
Usando um passador de rede fina polvilhe a fruta e o prato com açúcar em pó.

Nutrição: Meloa: é constituída principalmente por água. Tem um valor energético muito baixo e elevado conteúdo de pectina, que é uma fibra solúvel, de vitamina C e carotenos. São mais ricas nestas vitaminas as variedades com uma coloração laranja ou amarela.  Morango tem um baixo valor energético e um bom teor de vitamina C, ácido fólico, fitonutrientes e ácidos orgânicos, sendo, por isso, um excelente antioxidante. É rico em minerais, como o potássio e o magnésio, entre outros.  Tem um teor de fibra moderado
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...