sexta-feira, 11 de Junho de 2010

Duo de Mousses com cobertura Praliné


Mais uma participação, esta dois em um:
Primeiro junto-me à Belinha para celebrar o 3º aniversário do seu blogue  "Receitas da Belinha Gulosa". É sempre bom ver estes espaços de partilha crescerem e por mim só podia agradecer a simpatia e carinho da Isabel deixando a minha participação no seu desafio. Parabéns Isabel e obrigada pelas visitas! Espero que nos encontremos durante muito tempo nestas visitas de cozinha em cozinha. Como és gulosa (e eu também)  e gostas de chocolate (eu também), resolvi republicar esta receita de Duo de Mousses, já repetente em passatempos, mas que é, definitivamente, uma das minhas preferidas. 

Por coincidência, nesta receita estão incluídos ambos os ingredientes para o "Alquimia de Ingredientes" desta semana: chocolate e nata ou creme de leite. Como se seguem as férias sem possibilidade de criar novas gulodices e sem querer  deixar passar este alquimia de chocolate, fica aqui também a minha participação.


Ingredientes:
Para as mousses:
1 lata de leite condensado
200 ml de nata
2 ovos
30 gr. de chocolate com 70% cacau
1 chávena (pequena) de café expresso
4 folhas de gelatina

Para o praliné:
1 chávena almoçadeira de mistura de amêndoas e avelãs
1 chávena almoçadeira de caramelo
Coco ralado q.b.

Preparação:
O praliné:
Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Toste o coco ralado numa frigideira bem quente, mas sem queimar.
Utilizei caramelo que já tinha preparado e levei ao lume para levantar fervura. Ao caramelo junte os frutos secos e o coco ralado. Envolva e espalhe no tabuleiro. 
Deixe arrefecer e triture no robot de cozinha (ou bimby ou picador de gelo).
Se não tiver caramelo preparado faça-o de novo com uma chávena de açúcar e 5 colheres de sopa de água. Leve tudo ao lume num tachinho, meça com uma colher de pau só para ajudar a dissolver o açúcar e a partir daqui não mexa mais. Quando açúcar derreter e atingir o ponto de caramelo envolva os frutos e proceda como acima.

As mousses:
Bata as natas para que ganhem volume, mas sem ficarem muito espessas.
Misture o leite condensado com as gemas.
Junte as natas e envolva.
Demolhe a gelatina em água fria.
Bata as claras em castelo bem firme.
Aqueça um pouco da mistura do leite condensado e dissolva a gelatina.
Junte cuidadosamente ao preparado inicial. 
Divida esta mistura por dois recipientes.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, em potência alta, mexendo a intervalos de 30 segundos até estar derretido, a fim de evitar que o chocolate queime.
A uma metade do preparado junte o chocolate derretido.
À outra metade junte o café.
Divida as claras em duas partes iguais e envolva cada uma delas em cada uma das mousses. Faça-o cuidadosamente, com uma espátula, em movimentos suaves, de baixo para cima, para que as claras não percam ar.
Distribua a mousse por taças individuais: comece por encher metade das taças com a mousse de chocolate e complete com a mousse de café.
Polvilhe com uma quantidade generosa de praliné.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...